Listas

Três atitudes simples para envelhecer de forma saudável

3 / novembro / 2017

Com a correria do dia a dia é muito fácil deixar os cuidados com a saúde de lado. Nunca temos tempo para atividades físicas, a alimentação saudável passa a ser um sonho impossível de se colocar em prática com a grande oferta de delivery e a promessa de parar de fumar é sempre adiada. Com isso, os anos vão passando e não percebemos os efeitos da idade em nossos corpos até que algum sintoma aparece.

Em Rejuvelhecer: A saúde como prioridade, dr. Sergio Abramoff, médico especialista em medicina preventiva, explica que sete das dez principais causas de morte hoje estão ligadas ao estilo de vida e que podemos prevenir doenças comuns do envelhecimento, como AVC, diabetes, câncer e Alzheimer, com pequenas mudanças de hábitos.

Listamos três cuidados simples que podem ajudar no caminho para um envelhecimento saudável que vão além do lugar-comum: 

 

1 – Tire alguns minutinhos do dia para aliviar o estresse

Nossa mente é inquieta, sofre com pressões, frustrações, desilusões e desencontros o tempo todo. E nosso corpo traduz esse estresse em sintomas variados — devido ao desequilíbrio do sistema nervoso autônomo, do sistema hormonal e de nossas defesas imunológicas. Por isso, tire alguns minutinhos do seu dia para investir em meditação e mindfulness. A aquietação da mente, nem que seja por alguns minutos, opera milagres.

 

2 – Converse e mantenha contato com outros grupos, amigos e familiares

O isolamento e a falta de interação com amigos, família ou comunidade trazem sérias consequências para o envelhecimento saudável. Alguns pesquisadores afirmam mesmo que o tripé mais importante de sustentação da saúde é formado por alimentação, exercícios físicos e interação social. Por isso mantenha contato, ligue para um amigo que não encontra há muito tempo, organize reuniões e tente manter as pessoas que ama por perto.

 

3 – Pegue sol e mantenha o nível ideal de vitamina D

Muitos brasileiros têm insuficiência de vitamina D no organismo. A presença dessa vitamina no corpo é muito importante para manutenção do tecido ósseo e para prevenção de várias doenças. Você sabia que ela ajuda a prevenir até câncer de próstata e osteoporose, por exemplo?

Comentários

Uma resposta para “Três atitudes simples para envelhecer de forma saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *