Sem categoria

Confira o conteúdo completo do chat sobre blogs parceiros

27 / fevereiro / 2013

Na última sexta-feira, dia 22, a equipe de marketing da Intrínseca conversou com blogueiros e leitores para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de seleção e a relação entre a editora e seus colaboradores. Os blogs e sites literários parceiros recebem, em primeira mão, todas as novidades e informações sobre os lançamentos.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem preencher o formulário (aqui) até esta sexta, dia 01/03. O resultado será divulgado no dia 22 de março.

Desta vez serão abertas 90 vagas — a maior seleção feita pela editora desde 2010, quando começou a dialogar com leitores e blogueiros. No total, a Intrínseca terá 170 parceiros.

Os candidatos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios de seleção:

– Qualidade e estrutura das resenhas. (Importante: não avaliamos se o parceiro gostou ou não da obra, e sim a capacidade de expressar sua opinião);
– Ortografia dos posts e das resenhas;
– Layout, diagramação e conteúdo do blog;
– Número de seguidores no Twitter e/ou Facebook;
– Número de visitas mensais no blog.

Confira abaixo o que foi discutido no chat:

Pergunta – A Gabi, do Livros e Citações, pergunta: Na última seleção, ficou claro que não houve uma triagem correta por parte da editora. Exemplo disso foram os vários blogs que já não existem e atuam na blogosfera atualmente. Teremos alguma garantia de que isso não ocorrerá novamente?

Resposta da Intrínseca – Nós recebemos sempre mais de 800 inscrições a cada abertura de parceria e tentamos ao máximo não cometer equívocos, tanto na renovação quanto na nova seleção. Infelizmente, podem acontecer alguns erros e agradeceremos muito se vocês continuarem nos indicando. Só assim podemos melhorar cada vez mais esse processo e nos aproximar de vocês. Podem contar que toda inscrição feita será lida e todo blog avaliado. Ficamos sempre muito felizes com o interesse de vocês.

P – Por Essas Páginas: A editora pode rever a seleção caso sejam encontrados equívocos como esse que a Gabi citou na pergunta?

R – Sim. Podemos rever, sim, a seleção se forem encontrados equívocos e retificar a lista de blogueiros selecionados.

P – 1DistrictPotter: Qual é o critério de avaliação?

R – Boa pergunta! Foi muito recorrente. Avaliamos, principalmente, a qualidade e a estrutura das resenhas. O blogueiro tem todo o direito de não gostar do livro e deve expressar seu pensamento, desde que seja feito de forma respeitosa. Além disso, levamos em conta também o bom uso da ortografia, a adequação do blog ao perfil da editora e o número de acessos.

P – Blog Biblio Cris: Quantos blogs serão selecionados?

R – Faremos a maior seleção desde 2010! Abriremos 90 novas vagas e manteremos 80 parceiros de 2012. Para se inscrever, o responsável pelo blog deverá responder a algumas perguntas como idade do blog, número de colaboradores e motivo do interesse na parceria. Este ano, levaremos em conta também se o blogueiro prefere receber e-book ou livro impresso. Sabemos que muitos dos nossos parceiros já leem livros digitais, então nada mais coerente do que dar a vocês essa opção.

P – Allison Feitosa: Mas o que conta mais? O número de seguidores ou a qualidade do blog (resenhas, posts, conhecimento dos colaboradores…)?

R – É claro que o mais importante é a qualidade das resenhas, mas não adianta o blogueiro escrever uma resenha excelente por ano e não atualizar o blog ou não pedir mais livros da parceria. Nós valorizamos a troca entre editora e parceiro, então é importante manter o contato e a frequência das postagens durante o período da parceria. Os números de comentários e seguidores não são decisivos na escolha. Gostamos de apoiar blogs novos, em alguns casos sem muitos acessos, mas que tenham conteúdo de qualidade.

P – Juliana Leuenroth: E qual a posição da editora? Vocês mandam livros todo mês ou o parceiro faz a escolha? Um problema sério de editoras que querem blogs parceiros é mandar um zilhão de livros para resenha…

R – Juliana, enviamos exemplares, releases, material de imprensa e também brindes e exemplares para promoções. Sempre mandamos um e-mail informando quais livros estão disponíveis e os parceiros podem escolher se querem solicitá-los. Só enviamos livros pedidos pelo parceiro.

P – Portal Hush,Hush: Serão aceitos sites dedicados a uma determinada série de livros, ou apenas blogs de literatura em geral?

Conrado Dittrich: Bom, eu tenho um site sobre uma saga da Intrínseca. Já tentei parceria, mas a editora disse que não é preciso. Mas nunca pude fazer promoções e/ou trazer informações diretamente de vocês. Como devo proceder?

R – Conrado e Portal Hush, Hush, nós temos duas categorias de parceiro: blogueiros e fã-clubes. Cadastramos todos os e-mails e apoiamos os eventos. Entrem em contato pelo marketing@intrinseca.com.br

P – Leitora Viciada2: Gostaria de saber com que a Intrínseca se importa mais: seguidores ou pageviews? Tenho poucos seguidores, mas muitas pageviews. As editoras parecem preferir seguidores e esquecem que pageviews também são essenciais.

R – Levamos em consideração tanto a quantidade de seguidores quanto pageviews, mas o mais importante sempre é a qualidade das resenhas. Queremos blogs grandes, já bem-estabelecidos, mas também gostamos de apostar em blogs que ainda estão começando.

P – Joyce Gadiolli: O que uma resenha precisa ter para ser considerada excelente?

R – Boa pergunta, Joyce! Cada pessoa tem uma forma diferente de resenhar ou de falar sobre um determinado assunto. O que é bacana e a gente gosta de ver, ler e reler é quando nota-se o envolvimento do blogueiro com a história. Não há uma fórmula mágica para esse diferencial, o que pode, às vezes, nos tocar de forma única pode não ser o mesmo para outra pessoa. É aquele chamado borogodó, sabe?

P – Liliana Lacerda: Uma coisa que sinceramente me deixa triste na hora de me inscrever para seleção é que a listagem de parceiros não muda muito. São praticamente cartas marcadas. Não seria mais justo se a seleção mantivesse apenas metade dos blogs já parceiros e a outra metade das vagas fosse para blogs novos?

R – Nós cuidamos muito dos nossos bons parceiros e é natural que alguns nomes se repitam desde a primeira seleção. Porém, desta vez, dos nossos 157 parceiros apenas 80 terão a parceria renovada. Abriremos 90 vagas, o maior número desde que começamos as parcerias.

P – Agora uma pergunta que recebemos por e-mail, da Patrícia: “Muitas vezes, principalmente no último ano, foi possível ver nas redes sociais uma grande movimentação contra os plágios cometidos por blogueiros contra blogueiros, que copiavam sem tirar nem pôr as resenhas que os plagiados passaram horas fazendo. Então o que eu gostaria de saber é se alguma vez vocês aprovaram um blog acusado de plágio?

E, se descobriram, como agiram com o plagiador? E o que eu posso fazer se meu blog for plagiado por um blog parceiro da editora e que copiou uma resenha minha de um livro da editora?”

R – Já ouvimos diversas acusações de plágio. Procuramos sempre ficar atentos para esse tipo de situação. Quando o plágio é confirmado, encerramos a parceria. A relação entre editora e parceiro deve ser sincera. Se o blogueiro acha que não vai dar conta de fazer uma resenha por qualquer motivo, ele deve avisar. Não adianta copiar o post de outra pessoa. Como os blogs são muitos, contamos com a ajuda de vocês nesses relatos e denúncias.

P – Por Essas Páginas: Gostaria de saber se, caso o parceiro opte pelo livro digital, mas queira fazer uma promoção, se é possível receber também o livro impresso.  Uma vez que o parceiro solicite o livro digital e em outra ocasião prefira um livro impresso, se isso seria viável: ter as duas opções.

R – A decisão não será definitiva. Poderá mudar a cada nova solicitação. Sobre as promoções: podemos manter o envio do físico.

P – Julio Inhasz: Tem alguma previsão de quando a lista de renovação e a lista de novas parcerias serão divulgadas?

R – Pessoal, várias pessoas estão perguntando sobre a data do resultado da seleção. As inscrições ficarão abertas de hoje até o dia 1º de março. O resultado será divulgado no dia 22/03.

P – Mais uma pergunta que chegou por e-mail. Esta é da Amanda: “Para a Intrínseca, quais os elementos básicos que uma resenha deve ter para ser considerada boa (não no sentido positiva/negativa, mas uma resenha bem-escrita e construída)?”

R – Não há um modelo de resenha, Amanda. Pode-se fazer isso de diversas formas, de maneiras até bem diferentes do modelo tradicional. A ortografia sempre será o mais importante, mas temos exemplos bacanas de resenhas diferentes, como as feitas em formato de carta para A culpa é das estrelas. Vale a criatividade de cada um!

P – Glizia Paulo: E só mais uma pergunta! Vocês cobram um tempo máximo para publicar a resenha?

R – Não existe um prazo específico, mas, para receber o livro seguinte, o blog deve ter resenhado o anterior. Não mandamos todos os nossos lançamentos, apenas os solicitados pelos parceiros. Então sim, todos os livros pedidos devem ser resenhados. Os livros para sorteio são enviados para os ganhadores diretamente da editora para que o blogueiro não precise arcar com os custos do envio.

P – Luciana Tazinazzo: A quantidade de livros da Intrínseca resenhados influencia na seleção?

R – Não! O importante é gostar dos nossos livros. Rs.
Se percebermos que o blog tem um perfil que combine com nossas publicações, é mais fácil fecharmos a parceria.

P – Uma pergunta que recebemos por e-mail, do André: “O layout do blog influencia na escolha? O que vocês procuram no layout? Durante a parceria vocês dão toques nos parceiros sobre o que podemos melhorar ou o que vocês acham que não está legal?”

R – O blog deve ter uma boa apresentação. Não é necessário seguir um padrão de layout, mas é fundamental que ele seja adequado ao perfil do blogueiro e ao conteúdo publicado por ele. Durante a parceria sempre procuramos dar um retorno e conversar sobre o que está ou não funcionando. Também gostamos de ouvir sugestões, críticas e elogios dos nossos parceiros, é claro!

P – Shah Aguiar: Os livros para resenha não precisam ser necessariamente lançamentos, certo?

R – Oi Shah! Não precisam ser necessariamente lançamentos, não. Podemos disponibilizar os livros de catálogo, mas é claro que é importante que o blogueiro inclua os lançamentos nos pedidos.

P – Beatriz Gosmin: Vocês também avaliam as redes sociais do blog? Porque alguns (em plataforma WordPress) já não utilizam o sistema de seguidores do Blogger, mas sim páginas do Facebook e Twitter.

Ananda Dias: Vocês levam em consideração as atualizações em redes sociais?

R – Beatriz e Ananda, levamos, sim, em consideração a forma como o blogueiro lida com as redes sociais ligadas ao blog. Observamos os acessos, os seguidores e a interação, mas repetimos: esse não é o principal critério na avaliação.

P – Mayumi Ferreira Condo: Quantos livros podem ser solicitados por mês?

Luciana C. T. Leomil: Existe um limite de livros por mês que podem ser solicitados pelos blogs parceiros à editora?

R – Oi, Mayumi e Luciana! Quantos livros vocês derem conta de ler e de resenhar. Rs, brincadeira. Não existe um número máximo, mas não adianta ler e resenhar de qualquer jeito, né?

P – Gustavo Sarabando: Quando existe uma equipe que escreve para o blog, como é feito o envio de exemplares para resenha? O blog que decide quem pede ou tem uma ordem específica?

Jordana Silva: Se o blog tiver colaboradores e as opções do mês agradarem a dois deles vocês enviam para os dois ou apenas um livro é enviado por mês?

R – Gustavo e Jordana, uma pessoa deve ser responsável pelo contato com a editora e ela vai nos informar o endereço para envio de um único exemplar para o blog.

P – Júlio Inhasz: Se um blog manteve parceria durante o ano de 2012 inteiro e seu nome não aparecer na lista de renovação, ele poderá se inscrever novamente?

R – Júlio, SIM! Caso o nome não apareça, o blog pode se inscrever novamente!

P – Mais uma pergunta do e-mail, enviada pela Monique: “Como vocês percebem o retorno da divulgação de determinado livro? O aumento de vendas em cima da divulgação dos blogs é algo visível logo de cara ou leva algum tempo?”

R – O retorno é visível, sim, mas não é imediato. Cada resenha funciona como publicidade para o livro, com a diferença de que os blogs são espaços abertos para comentários e interação diretamente com os nossos leitores. A força disso é enorme, temos certeza de que acabamos falando diretamente com quem nos interessa.

P – Ananda Dias: Vocês vão enviar e-mails para os blogs que não forem selecionados?

R – Ananda, nós recebemos sempre mais de 800 inscrições a cada abertura de parceria e já é um processo bem complicado avaliar os que consideramos aptos. Infelizmente não temos como retornar e dar esse feedback para cada inscrito. :/

P – Conrado Dittrich: Os fã-clubes teriam a possibilidade de receber outros títulos da editora para que possam fazer resenhas e divulgá-los como uma “dica de leitura”?

R – Conrado, as parcerias são diferentes. Os fã-clubes só recebem os livros referentes à série. Para receber outros títulos é preciso ser um blogueiro parceiro.

Comentários

3 Respostas para “Confira o conteúdo completo do chat sobre blogs parceiros

  1. Meu blog é novo e por isso ainda tem poucas resenhas, mas tento manter uma atualização constante. O fato de ter poucas resenhas pode me prejudidar, ou o que importa nesse caso é o conteúdo e qualidade?

  2. O link para inscrição está dizendo que é até dia 01/03 (hoje), mas as inscrições já foram encerradas. Alguém pode me explicar o que aconteceu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *