Listas

7 reflexões para os apaixonados por livros

11 / novembro / 2022

Irene Vallejo celebra a importância dos livros para a história da humanidade

O infinito em um junco, lançamento de 2022 da Intrínseca, é um livro sobre livros. Mais do que isso, a obra é uma aventura pela história da humanidade através da evolução deste artefato milenar. Como surgiram os livros e a escrita? Quanto grandes imperadores e seus generais influenciaram no surgimento de bibliotecas? 

A autora, a espanhola Irene Vallejo, é filóloga e escritora. Ela dedica-se a um intenso trabalho de divulgação do mundo clássico, ministrando conferências e cursos, e colabora com o El País Semanal, entre outros. 

No início de novembro, ela participou do programa Conversa com Bial e abordou, dentre outros assuntos, o lançamento de seu livro no Brasil. Vallejo destaca, principalmente, o papel das bibliotecas e dos livros para o fortalecimento da memória e da cultura na história da humanidade.

Separamos alguns trechos incríveis da entrevista que você pode conferir aqui: 

 

1. “Quando abrimos um livro, nos apropriamos da história, e ela renasce para nós.” 

 

2. “A partir do momento em que pudemos escrever em livros, páginas, pedras, tábuas de barro, algo muda. É o poder de livrar as nossas melhores ideias e as nossas melhores histórias do esquecimento. E isso é fabuloso.”

 

3. “Os livros são a nossa maior vitória contra o esquecimento e a destruição.” 

 

4. “A palavra é a nossa esperança de poder resolver divergências sem violência.”

 

5. “Os leitores são os heróis e protagonistas das histórias que leem.”

 

6. “Os livros são valiosos, são importantes, são necessários, e tornam possível a democracia, porque neles preservamos a memória, as diferentes versões dos acontecimentos, os pontos de vista que nos permitem exercer o senso crítico.” 

 

7. “Os livros são o veículo da palavra, e a palavra, as histórias, são algo de que temos sede.” 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

5 Respostas para “7 reflexões para os apaixonados por livros

  1. Os livros dão asas a nossa imaginação nos levando a lugares nunca imaginados.

  2. Maravilhos conceitos sobre essas maravilhas que é os livros .
    Os livro é tudo de bom.

  3. Antes me sentia triste quando termina a leitura de um livro e terminava aquele munfo e seus personagens Hoje vejo que na vetdade os livros e seu conteúdo, fazem parte de mim.

  4. Os livros têm esta condição de serem os condutores de ideias, pontos de vista, na preservação de histórias e Histórias. É neles que,democraticamente, podemos exercer nosso direito de olhar crítico. Livros são um dos nossos maiores bens democráticos.

  5. Estou amando ler “O Infinito em um Junco”. Essa editora tem previsão para a editar outros livros de Irene Vallejo em português?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *