Listas

6 vezes em que produções e pessoas comuns ajudaram a resolver crimes reais

21 / outubro / 2022

Entusiastas de true crime que ajudaram a Justiça

O true crime — filmes, séries e livros que exploram a motivação e o desenrolar de crimes reais — é um dos gêneros mais consumidos no Brasil e no mundo atualmente. Mas você sabia que documentários, programas de investigação e pessoas comuns já ajudaram na solução de crimes reais e na reabertura de casos antigos? Confira seis vezes em que produções e entusiastas de true crime ajudaram a Justiça. 

 

Abraham Shakespeare

Alguns anos depois de ganhar trinta milhões de dólares na loteria, Abraham Shakespeare desapareceu. Após os membros de um site que debate sobre crimes não resolvidos levantarem evidências sólidas sobre o envolvimento da ex-sócia de Abraham no caso, os detetives decidiram investigá-la e encontraram o corpo do milionário enterrado no quintal da casa do namorado dela.

 

Cold Justice

Em 1994, Jackie Hogue foi encontrada morta com dois tiros na cabeça. Vinte e sete anos depois, a série de investigação americana Cold Justice reexaminou o caso e apresentou novas evidências que levaram à prisão de seu marido, Jesse Hogue.

 

The Jinx

O documentário The Jinx, da HBO, tinha o intuito de mostrar que o bilionário Robert Durst, acusado de assassinar três pessoas, era inocente. No entanto, durante as filmagens, o bilionário não percebeu que o seu microfone estava ligado e admitiu ter, de fato, cometido os assassinatos.

 

Paradise Lost

Em 1994, Damien Echols, Jessie Misskelley e Jason Baldwin foram condenados pela morte de três meninos de apenas oito anos de idade. Após o documentário Paradise Lost revelar as fracas evidências do caso, pessoas comuns e artistas famosos pressionaram a justiça por uma revisão do caso.

 

The Thin Blue Line

Randall Adams foi condenado à morte em 1976 pelo homicídio do policial Robert Wood. Depois de passar 12 anos na prisão, Randall foi inocentado quando o documentário The Thin Blue Line apresentou novas evidências sobre o caso e obteve a confissão do verdadeiro assassino, David Harris.

 

A garota da tenda

Nos anos 1980, Lori Riddle relevou aos amigos que décadas antes seu pai havia encontrado o cadáver de uma jovem nunca identificada enrolada em uma tenda. O namorado de Lore, Todd Matthews, ficou obcecado pela história e passou a investigar por conta própria para descobrir a identidade da mulher. Após 11 anos de pesquisa, ele descobriu em um fórum on-line uma pessoa que buscava a irmã desaparecida, cuja descrição batia com a do corpo localizado pelo pai de Lori. Quando realizaram o teste de DNA, confirmaram que “a garota da tenda” era Barbara Ann Hackmann, desaparecida em 1968.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *