Artigos

Amor, segredos e um verão inesquecível

25 / julho / 2017

Por Fabiane Pereira*

A arte tem várias funções e todas elas são legítimas mas, talvez, nos transportar pra outra realidade de maneira fluida, numa travessia sem esforço, seja aquela que eu mais procure quando pego um livro e me entrego ao prazer da leitura. E foi exatamente isso que encontrei em Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch. Leve e divertido, o romance nos fisga logo nas primeiras páginas porque a história da Lina poderia ser minha, sua ou da nossa melhor amiga.

A autora conhece bem Florença, cidade italiana em que se passa a história, porque viveu parte de sua adolescência lá. Quando isso acontece, fica mais fácil ainda para o escritor transportar o leitor para dentro da história. Por isso, mal abri o livro e já me senti uma típica italiana.

Por outro lado, Lina, a jovem protagonista, demorou um pouco mais para “se sentir em casa”. Logo no início do romance, Lina perde a mãe e fica sem chão. Perdi meu pai pela mesma doença que levou a mãe dela e sei exatamente como é passar por isso. Achamos que nada mais vai voltar a fazer sentido e que temos que cumprir todas as promessas que fazemos aos nossos entes queridos no leito de morte.

Munida desse sentimento, Lina fica com a missão de realizar o último pedido da mãe: viver um tempo na Itália e conhecer seu pai. De uma hora para outra, a jovem se vê órfã e obrigada a ir em busca de um homem completamente desconhecido. Lina parte para a Toscana para morar com o “pai” numa casa localizada dentro de um cemitério — na verdade, trata-se de um memorial para soldados americanos vitimados durante a Segunda Guerra Mundial. É óbvio que, apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo e deixar para trás toda aquela estranheza. E atire a primeira pedra quem não ia querer o mesmo.

É difícil reaprender a respirar quando estamos sem chão. Assim como Lina, já perdi a conta das vezes em que o ar me faltou. Seja por medo, espanto, surpresa, luto, paixão, entusiasmo… Mas o tempo vai passando e, de repente, as coisas começam a mudar. No caso de Lina, o recomeço vem quando ela recebe um antigo diário que sua mãe escreveu na época em que também morou na Itália. É então que nós, leitores, descobrimos suas origens e os segredos de sua família junto com ela.

No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Porque quando a vida decide virar de cabeça para baixo, ela vai com tudo.

Lendo assim você pode pensar que Amor & Gelato é um grande drama, mas não! O livro é muito divertido e mostra com delicadeza a trajetória de Lina descobrindo o amor e a si mesma. Além disso, é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos de Florença, com direito a tudo de mais intenso que o lugar pode oferecer.

No meio do livro, me peguei pensando em Elis Regina cantando a canção de Belchior: “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.” O diário da mãe de Lina torna-se um verdadeiro guia afetivo e a faz descobrir lugares incríveis que foram importantes para sua mãe e, anos mais tarde, se tornam também marcantes para a sua própria história.

Lina, mesmo reticente no início, seguiu os passos da mãe e, sem querer dar spoiler, não se arrependeu. Longe de mim querer aconselhar alguém a partir das minhas verdades porque acredito (mesmo) que temos certa permissão do universo até os 18 anos já que tudo que vem depois desta idade é “punk”, mas, às vezes, seguir (algumas) orientações pode nos ajudar a traçar bons caminhos.

Assim como Lina, conheci a Itália orientada pela minha mãe. E pelos olhos de Lina, revi a linda Ponte Vecchio, andei de scooter, saboreei os gelatos mais deliciosos que já provei, senti o vento bagunçar meus cabelos e cheguei a ter os mesmos calafrios a cada flerte dela. Quando terminei o livro, abri um site de viagens e fui pesquisar as promoções aéreas Rio-Toscana. Aposto que você fará o mesmo.

>> Leia um trecho de Amor & Gelato

 

Fabiane Pereira é jornalista, pós-graduada em jornalismo cultural pela ESPM e em formação do escritor pela PUC-Rio. É mestranda em comunicação, cultura e tecnologia da informação no Instituto Universitário de Lisboa. É curadora do projeto literário Som & Pausa e toca vários outros projetos pela sua empresa, a Valentina Comunicação. Foi apresentadora do programa Faro MPB, na MPB FM, e atualmente comanda o boletim Faro Pelo Mundo, na mesma emissora.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *