Notícias

A análise otimista de Thomas Piketty sobre o progresso humano rumo à igualdade

26 / agosto / 2022

O livro ideal para pensar o futuro das políticas progressistas

É fácil ser descrente em relação à redução da desigualdade em escala global. Mas, segundo Thomas Piketty, um dos maiores economistas da atualidade, existem razões para sermos otimistas. Em Uma breve história da igualdade, o autor compara as diferenças entre as classes sociais e demonstra, por meio de dados e gráficos, que existe um movimento de longa data rumo a cada vez mais igualdade social, econômica e política no decorrer da história.

De maneira concisa e com uma linguagem acessível, Piketty conduz o leitor pelos grandes movimentos que moldaram o mundo moderno, desde o crescimento do capitalismo até o sufrágio universal, para explicar como, apesar dos retrocessos e das catástrofes, a marcha rumo à igualdade de fato se produziu.

Muito além de uma análise histórica, o livro é uma reunião perfeita das ideias desenvolvidas pelo autor em Capital e ideologia e O capital no século XXI, cuja tese principal é como transformar a igualdade em uma realidade sustentável. Uma das propostas do economista é um sistema de redistribuição de herança que estaria à disposição de todos os indivíduos ao completarem 25 anos. Essa herança mínima seria equivalente a 60% do patrimônio médio por adulto e poderia ser financiada por um imposto progressivo sobre a riqueza e sobre as heranças. Além disso, outra ideia para a redução da desigualdade é introduzir nas empresas um sistema de cogestão, que consiste na divisão paritária dos assentos nos conselhos administrativos entre acionistas e funcionários, o que possibilitaria um maior envolvimento dos assalariados nas estratégias de longo prazo das organizações.

Com o apoio de elementos históricos e comparativos, Piketty mostra aos leitores que a desigualdade é, antes de tudo, uma construção social, histórica e política e que a marcha rumo à igualdade é uma luta sem tréguas contra a injustiça.

Livro essencial para refletir sobre o futuro das políticas progressistas, Uma breve história da igualdade chega às livrarias no dia 23 de setembro, mas já está em pré-venda.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *