Listas

4 conselhos de pais incríveis para uma vida melhor

12 / agosto / 2022

Hoje é comemorado o Dia do Pais, e, para celebrar essa data muito especial, selecionamos ensinamentos incríveis dos pais mais amados da cultura pop. De autoaceitação até a importância dos laços afetivos, os exemplos a seguir servem de inspiração para criar e ser uma pessoa melhor. 

 

Ter orgulho de quem você é, Extraordinário

Em Extraordinário, August Pullman é um menino de 10 anos que nasceu com uma severa deformidade facial. Desejando ser invisível, o menino esconde o rosto por trás de um capacete de astronauta, até que um dia esse objeto desaparece. Algum tempo depois, o pai do menino admite que jogou o capacete fora de propósito, pois não aguentava ver o filho esconder o rosto. 

“Você usava aquele capacete o tempo inteiro. E a grande verdade é: eu sentia falta do seu rosto, Auggie. Sei que você nem sempre gosta dele, mas, precisa entender… Eu adoro. Eu amo seu rosto, Auggie, completa e apaixonadamente. E meio que partia meu coração o fato de você escondê-lo o tempo todo.”  

Além de nos mostrar a importância de nos aceitarmos como somos, o pai de Auggie nos lembra que, para as pessoas que nos amam, nossas imperfeições são irrelevantes.

 

Todas as formas de amor, Me chame pelo seu nome

Livro que inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, Me chame pelo seu nome conta a história de Elio, filho de um importante professor universitário, acostumado a passar o verão na costa da Itália, na villa da família. Todos os anos, eles hospedam por seis semanas um novo escritor no local, que, em troca da boa acolhida, ajuda o anfitrião com correspondências e papeladas. 

A cobiçada residência literária atrai Oliver, um americano que desperta o interesse de Elio. O que se inicia como antipatia logo se transforma em uma paixão avassaladora, que marcará para sempre a vida dos dois. Uma das cenas mais marcantes da história é a conversa final entre Elio e seu pai, o professor Perlman — quando, já desolado, o jovem sofre as consequências da partida de Oliver. 

“Vocês tinham uma bela amizade. Talvez mais do que amizade. E invejo vocês. No meu lugar, muitos pais esperariam que a coisa simplesmente sumisse, ou rezariam para que seus filhos se reerguessem logo. Mas eu não sou um desses pais. No seu lugar, se houver dor, cuide dela, e se houver uma chama, não a apague, não seja bruto com ela. Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa… que desperdício!”

 

A importância dos laços afetivos, O contador de histórias

Vocalista do Foo Fighters e uma das figuras mais respeitadas do cenário musical, Dave Grohl compartilha a sua história de vida em O contador de histórias e se mostra um pai disposto a fazer de tudo por suas filhas. O músico acredita que a nossa compreensão ou “versão” do que é o amor é adquirida pelo exemplo dos nossos pais, desde o dia em que nascemos. Para ele, esse modelo de amor se torna referência por toda a vida, seja por bem ou por mal. 

Marcado por uma relação distante com o pai, o músico se apegou e compartilhou o exemplo de amor que recebeu por parte da mãe, e ensina as filhas a fazer o mesmo — reforçar os bons laços de afeto e romper com as relações que não trazem alegria. 

“Amo as minhas filhas como fui amado quando criança e torço para que elas façam o mesmo quando for a hora delas. Alguns ciclos devem ser rompidos. Outros devem ser reforçados.”  

 

A imprevisibilidade da vida, Para todos os garotos que já amei

O pai das irmãs Lara Jean, Margot e Kitty, de Para todos os garotos que já amei, é um homem amável que, após a morte da esposa, se esforça para cuidar das três filhas sozinho. Muito próximo das meninas, ele nos ensina que os relacionamentos amorosos podem ser muito complicados — e impossíveis de controlar. 

“Os relacionamentos são incrivelmente amorfos. Quem pode dizer o que vai acontecer no futuro?” 

Na próxima vez em que as coisas não saírem como você esperava, antes de desistir do amor, lembre-se das palavras do pai de Lara Jean e não se preocupe tanto com as incertezas da vida.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *