Notícias

Uma história real sobre assassinato e corrupção na Rússia de Putin

15 / junho / 2022

Bill Browder, o ativista que se tornou o inimigo número um de Putin com Alerta vermelho, chega novamente às livrarias brasileiras com o lançamento Ordem de bloqueio. Disponível a partir de 29 de julho, a obra narra a história polêmica de Browder para conseguir que a Lei Magnitsky fosse sancionada e como a Rússia revidou.

Bill Browder dedica sua vida a denunciar os abusos do governo Putin. Em Alerta vermelho, ele expôs casos chocantes de corrupção no país e o brutal assassinato de seu advogado, Sergei Magnitsky, que testemunhou contra funcionários do governo russo. O livro teve seu estopim com a Lei Magnitsky sancionada no final de 2012, que autoriza o governo dos Estados Unidos a punir os violadores dos direitos humanos, congelar os seus ativos e proibi-los de entrar no território americano. Na obra, lançada pela Intrínseca em 2016, Browder conta sua trajetória, desde os desafios que precisou enfrentar para que a lei fosse cumprida até a série de situações que o transformaram no inimigo número um de Putin –  a ponto de ser banido e deportado da Rússia. 

E com o lançamento de Ordem de bloqueio, Browder retoma o relato sobre sua luta em aprovar a Lei Magnitsky pelo mundo e sobre os crimes cometidos em retaliação pelo governo de Putin.

Ao destrinchar um grande esquema russo de lavagem de dinheiro, o autor descobre que as ligações nefastas entre funcionários do governo e o empresariado do país se disseminam a nível internacional. Após Browder apontar que a empresa Prevezon, de origem russa, comprou imóveis em Nova York com o dinheiro desse esquema, a promotoria dos Estados Unidos entra em ação — uma batalha judicial que se torna política ao envolver Donald Trump, presidente na época. Já na Europa, enquanto tenta aprovar a Lei Magnitsky nos países do continente, o autor sofre tentativas cada vez mais desesperadas de sabotagem. Ao que tudo indica, feitas por funcionários do governo russo a mando do próprio Putin.

Ordem de bloqueio é ao mesmo tempo uma história real de crime financeiro, uma aventura de espionagem internacional e um apelo por justiça. O livro já está disponível para pré-venda. Garanta já o seu!


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *