Listas

4 autoras latino-americanas que você precisa conhecer

18 / maio / 2022

Precisando de indicações literárias?

Com temas que vão desde o apagamento feminino até os horrores sobrenaturais presentes na vida urbana, muitas autoras latino-americanas têm se destacado nos últimos anos com histórias potentes e inesquecíveis. Selecionamos quatro escritoras de três países diferentes que você precisa conhecer:

 

Pilar Quintana

De origem colombiana, Pilar Quintana é autora de cinco romances e um livro de contos, entre eles A cachorra e Os abismos, obra vencedora do prêmio Alfaguara 2021. Seus livros abordam questões como maternidade, apagamento feminino e machismo.

 

Isabel Allende

Uma das autoras mais lidas no mundo, a peruana Isabel Allende estreou na literatura com o best-seller A casa dos espíritos. Em suas obras, a ditadura militar é um tema recorrente, e ela mescla informações de sua biografia e fatos históricos com ficção.

 

Mariana Enriquez

Com histórias que mesclam o sobrenatural, a violência urbana e os horrores da ditadura, a argentina Mariana Enriquez é apontada como uma das vozes mais brilhantes da literatura contemporânea da América Latina. Nossa parte de noite, seu mais recente romance, foi vencedor do Herralde de Novela de 2019, uma das mais importantes premiações da literatura em língua espanhola.

 

Samanta Schweblin

Considerada a herdeira literária de mestres do realismo fantástico como Adolfo Bioy e Julio Cortázar, a argentina Samanta Schweblin é constantemente elogiada por seu estilo de narrativa. Transitando de forma fluida entre o cotidiano e o fantástico, suas histórias debatem temas como relações familiares e solidão.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

4 Respostas para “4 autoras latino-americanas que você precisa conhecer

  1. Allende é chilena e não peruana. Do mais, ótima lista.

  2. Isabel Allende é Chilena.

  3. Só conhecia Isabel Allende. Fiquei feliz em tomar conhecimento das outras autoras. Vou procurar suas obras. Obrigada pela dica.

  4. “A cachorra” é um livro tenso, pulsante, que inquieta. Em um hora pode ser lido, menos, talvez. Mas impossível não ficar sob seus efeitos por semanas. Amei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *