Listas

Livros que nos fazem pensar em como a internet mudou nossa vida

4 / fevereiro / 2022

Você conseguiria viver sem redes sociais?

Dezoito anos atrás, em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook foi criado. Apesar de não ser a primeira rede social da internet, a plataforma se tornou uma das maiores e a mais valiosa do planeta. A empresa de Mark Zuckerberg revolucionou o Vale do Silício e o mundo, além de ser uma das responsáveis por transformar nossos hábitos digitais de consumo e comportamento.

Aproveitando a data, separamos cinco livros que nos fazem pensar e discutir o efeito da internet e das redes sociais em nossa vida.

 

A era do capitalismo de vigilância

A todo momento em que estamos conectados à internet, máquinas registram informações sobre nossa identidade e nossas experiências e, com esses dados, conseguem entender e até prever nosso comportamento. Esses dados são vendidos para empresas focadas em  moldar nossos desejos e opiniões a fim de, em última análise, mudar a percepção humana em âmbito global e, ainda por cima, lucrar com isso. Se as redes sociais são de graça, o produto somos nós?

Professora de Harvard e um dos destaques no documentário O dilema das redes, Shoshana Zuboff nos mostra como as redes sociais estão manipulando a experiência humana e ameaçando democracias. No livro A era do capitalismo de vigilância, ela desmascara os maiores perigos da Era Digital.

Leia um trecho >>

 

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Você já sentiu que se não estiver por dentro de todos os assuntos que são Trending Topics no Twitter, ou não acompanhar os stories daquele famoso, estará perdendo tudo de bom que está acontecendo? Já ficou sem conexão por mais de 24 horas e achou que fosse morrer?

Outro destaque em O dilema das redes, o filósofo digital Jaron Lanier analisa os inúmeros efeitos negativos do uso constante das redes sociais para o indivíduo e para a sociedade em seu livro Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais e afirma: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.” 

Mesmo que pareça impossível abandonar o hábito de vez, Lanier nos mostra que reconhecer os efeitos negativos de nossa permanência prolongada é importante, e que ter consciência é o primeiro passo para a liberdade.

Leia um trecho >>

 

Adultos

Cada post, comentário, clique e scroll podem mostrar para o mundo um pouco sobre quem você é. Mas será que essa representação reflete o seu verdadeiro ser? A verdade é que buscamos constantemente a autenticidade enquanto tentamos nos encaixar no padrão de vida ideal.

Adultos, romance de Emma Jane Unsworth lançado no Brasil em 2020, acompanha a frenética e viciada em likes Jenny, e, a partir de sua história, se aprofunda, de forma hilária e sincera, em algumas das maiores ansiedades que o mundo digital pode causar. Porque, se você posta uma coisa que ninguém curte, será que você existe?

Leia um trecho >>

 

Os inovadores

O computador e a internet são duas das invenções mais cruciais de nossa era, mas poucos sabem quem foram seus criadores. Em Os inovadores, o biógrafo Walter Isaacson reconstrói todos os passos da Revolução Digital, desde as primeiras máquinas de calcular do século XIX até as tecnologias hoje ao nosso dispor.

A obra do biógrado de Steve Jobs e Leonardo da Vinci é uma saga magistral sobre como a colaboração entre criadores engenhosos estava destinada a compor a história da Revolução Digital — e é também um guia indispensável sobre como a inovação de fato acontece.

 

O novo poder

Por que certas iniciativas ganham proporções gigantescas enquanto outras não dão em nada? Em O novo poder, Jeremy Heimans e Henry Timms discutem alguns dos maiores casos de sucesso de nosso tempo — o crescimento de megaplataformas como Facebook e Uber, as reviravoltas inesperadas na política mundial, o surgimento de movimentos como o #MeToo — e revelam o que de fato está por trás de todos eles: a ascensão do novo poder, que não é mais protegido e inalcançável como o antigo, mas aberto, colaborativo e movido principalmente por indivíduos comuns.

Com exemplos do mundo dos negócios, do ativismo político e da cultura pop, passando pela análise de organizações como Lego, NASA e TED, os autores explicam como construir e usar da melhor forma esse novo poder.

Leia um trecho >>

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *