Notícias

Uma tragédia épica: a guerra sem vencedores

29 / novembro / 2021

Ao longo do século XX, o Vietnã teve sua história marcada por diversos conflitos armados e guerras contra grandes potências mundiais. No primeiro desses embates, a Guerra da Indochina, os vietnamitas enfrentaram as forças francesas para conseguir sua independência. A batalha durou oito anos e deixou mais de 500.000 vítimas, a maioria do próprio Vietnã.

Embora a vitória tenha concedido a soberania nacional, o cenário polarizado da Guerra Fria contribuiu para que o Vietnã sofresse um novo golpe e tivesse seu território dividido em duas repúblicas: o Vietnã do Norte, comunista e comandado pelo grupo revolucionário que lutou na Guerra da Indochina; e o Vietnã do Sul, capitalista, com forte influência norte-americana e governado de forma autoritária por Ngo Dinh Diem.

Quando o governo do Sul se recusou a participar das eleições que reunificariam o país, alegando não acreditar na capacidade do governo do Norte em conduzir eleições livres, o país se viu imerso em um novo conflito. Temendo uma possível vitória do grupo comunista, os Estados Unidos decidiram entrar oficialmente na guerra, dez anos após seu início, e enviaram milhares de soldados e armamentos para um Vietnã já fragilizado pelos conflitos internos. 

Com resultados até hoje desconhecidos para grande parte do mundo ocidental, a Guerra do Vietnã foi um dos eventos mais polêmicos do século XX. As perdas humanas, compostas majoritariamente por vietnamitas, ficaram na casa dos milhões, e as consequências psicológicas para a população foram imensuráveis.

Em seu novo livro, Vietnã, o jornalista e historiador Max Hastings reconstrói essa trágica história e narra com detalhes os eventos ocorridos entre 1945 e 1975. Dando voz a uma vasta gama de personagens reais, Hastings questiona se algum dos lados merecia mesmo ter saído vencedor. 

Perfeito para quem gosta de mergulhar nos eventos históricos, Vietnã, do mesmo autor de Inferno e Catástrofe, chega às livrarias a partir de 13 de dezembro.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *