Notícias

Conheça o livro que inspirou o filme de Ridley Scott com Matt Damon e Jodie Comer

22 / setembro / 2021

Na França medieval, acreditava-se que o resultado de um duelo refletia a verdade aos olhos de Deus. Utilizados como último recurso em casos de embates judiciais, os duelos eram uma forma de combate na qual tudo era permitido: ataques pelas costas, armas variadas e manobras traiçoeiras, sempre diante de um público atento que se fascinava vendo dois homens lutarem até a morte na arena.

O livro O último duelo, de Eric Jager, narra a emblemática história do último julgamento por combate autorizado na França, em 1386. Protagonizada por Jacques Le Gris e Jean de Carrouges, a luta foi travada para defender o testemunho e a honra de Marguerite, esposa de Carrouges, que acusava o outro homem de estupro. Se o casal acusador vencesse, ficaria confirmada a veracidade do relato da mulher e a culpa de seu algoz. Se a vitória fosse de Le Gris, no entanto, não só Jean de Carrouges seria morto na arena, como Marguerite pagaria com a própria vida por seu falso depoimento. 

Reconstruindo historicamente a sociedade feudal do século XIV e as trajetórias desses dois homens, a obra de Eric Jager apresenta com riqueza de detalhes um dos fatos mais marcantes da Europa medieval, além de evidenciar os costumes  da época e as heranças sociais que nos acompanham até os dias de hoje. 

Os acontecimentos narrados em O último duelo deram origem ao filme homônimo de Ridley Scott estrelado por Matt Damon, Adam Driver, Jodie Comer e Ben Affleck, que estreará nos cinemas em 14 de outubro. Confira o trailer legendado:

O livro, com a história completa do grande duelo de Paris, chega às livrarias a partir de 11 de outubro.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *