Notícias

O universo sombrio de Tim Burton

25 / fevereiro / 2016

tim burton

Pode ser um personagem com tesouras no lugar das mãos, um esqueleto esquisito ou até mesmo uma noiva com ossos à mostra. Conhecido por criar um universo sombrio e surreal, Tim Burton é um dos nomes mais aclamados do cinema atual. Com mais de 30 anos de carreira, o diretor americano, responsável pela adaptação de O lar das crianças peculiares para os cinemas, é dono de um estilo que mistura horror e bom humor.

Fascinado pelo macabro, Burton começou a desenhar monstros e criar filmes ainda quando criança. Introspectivo, passava boa parte do tempo em casa. As referências desse período serviram de inspiração para a estética dark presente em quase todas as obras do diretor.

A-noiva-cadaverColumbia

E é praticamente impossível não identificá-las em filmes como O Estranho Mundo de Jack, Edward, Mãos de Tesoura, Os Fantasmas se Divertem, A Noiva Cadáver, A Lenda do Cavaleiro Sem CabeçaA Fantástica Fábrica de Chocolate. O estilo singular de dirigir histórias de terror com personagens inesquecíveis fez de Tim Burton uma referência em criação de universos totalmente originais.

tumblr_ns04lpxWol1san9fio1_1280

O autor Ransom Riggs e Tim Burton nos sets de filmagens

Com tanta criatividade e experiência para trabalhar em roteiros bizarros, o cineasta foi escalado para dirigir O lar das crianças peculiares, baseado no livro de Ransom Riggs. A obra, que mescla fotografias antigas e fantasia, conta a história de Jacob Portman, um adolescente de 16 anos, que precisa descobrir a verdade sobre a morte do avô. Para desvendar o mistério, ele segue pistas que o levam a um orfanato abandonado em uma ilha galesa. Mas Jacob não imaginava que o orfanato abrigava crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Hollow City - capa e lombada.inddCom uma narrativa aterrorizante e um estilo parecido com os longas de Burton, o universo do livro poderia ter surgido da cabeça do próprio diretor, como ele mesmo afirmou. Eva Green, Asa Butterfield, Allison Janney, Ella Purnell e Chris O’Dowd  estão confirmados no elenco do filme, que estreia em setembro.

Cidade dos etéreos, sequência de O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, foi publicado pela Intrínseca e já está à venda nas livrarias.

link-externoSaiba mais sobre a exposição O mundo de Tim Burton 

Comentários

3 Respostas para “O universo sombrio de Tim Burton

  1. Tim Burton?! Acho que esse filme vai ficar maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *