Artigos

A Roda do Tempo gira…

13 / janeiro / 2016

Por Marcel Tenorio*

AscensaoDaSobra_Campanha_SemTexto 2

… e, por mais que não pareça, já se passaram quase três anos desde que a Editora Intrínseca lançou no Brasil O Olho do Mundo, primeiro volume da saga épica escrita pelo autor americano James Oliver Rigney Jr., que assinava sempre com o pseudônimo Robert Jordan.

Desde então, a base de fãs só tem aumentado. Muitos leitores antigos, apaixonados por ficção fantástica, e tantos outros iniciantes no gênero têm se rendido aos encantos do rico universo criado por Jordan e seus muitos personagens, ao mesmo tempo fantásticos e realistas.

E não haveria como ser diferente com essa série que arrebatou uma legião de fãs em diversos continentes desde o seu lançamento original, no início da década de 1990. Os livros, inclusive, já ocuparam oito vezes a primeira posição da lista dos mais vendidos do The New York Times.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a série, A Roda do Tempo é composta por impressionantes catorze volumes. E quando digo impressionantes, não pense que estou exagerando. Cada um dos livros tem em média trezentas mil palavras, ou seja, cerca de setecentas, oitocentas páginas. Alguns mais, outros menos.

Tranquilamente, A Roda do Tempo é uma das melhores opções quando o assunto é desenvolver músculos de leitura. Mas não se assuste com o tamanho. De verdade! O autor possuía um ritmo e uma leveza tão agradáveis que não é incomum o relato de pessoas que devoraram algum de seus livros em dois ou três dias.

Além disso, saber que a série é composta por tantos volumes nos dá a tranquilidade de confiar que a história e os personagens daquele universo serão explorados de forma profunda. A Roda do Tempo possui um universo tão bem estruturado que, ao fechar o livro, o leitor tem a impressão de que os personagens continuam a viver dentro daquelas páginas.

Por sinal, um dos grandes atrativos das obras é a possibilidade de acompanhar os personagens principais desde uma fase inocente da juventude até a maturidade. Os livros descrevem cada dilema, cada escolha, cada responsabilidade, enfim, tudo aquilo que serviu para moldar a personalidade do personagem e o que o levou a ser quem é.

A história se passa em um universo em que, em um tempo bastante remoto, houve uma guerra tão severa entre as forças do bem e do mal que o próprio tecido do mundo foi rompido. Então, com o girar da Roda do Tempo, muitas eras se passaram e as lembranças dessa guerra se tornaram lendas e presságios entre os povos e nações.

Um desses presságios diz exatamente que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder para enfrentá-las surgirá na forma de um homem escolhido, o Dragão Renascido. Junto com ele a guerra retornará e outra vez o tecido do mundo se romperá.

Nesse cenário, a trama se desenvolve e introduz o grupo de personagens que carregará o destino do mundo em suas costas, envolvendo-se em incontáveis aventuras e estratagemas enquanto tentam descobrir qual papel o futuro lhes reserva.

Com uma história como essa, é de se imaginar que não tenham sido poucas as comparações entre a obra de Jordan e a intocável criação de Tolkien, ou mesmo, mais recentemente, ao legado de George Martin. No entanto, qualquer comparação deve ser vista com certa reserva, já cada um desses brilhantes autores produziu algo único e com identidade própria.

Sendo bastante sincero, a identidade da série A Roda do Tempo fica mais evidente em A Grande Caçada, segundo volume da saga, em que podemos perceber uma maior maturidade do autor, com mais segurança no ofício. Desse ponto em diante, a série só melhora, recompensando cada vez mais o leitor pela paciência e fidelidade.

AscensaoDaSobra_Campanha_SemTexto2 2

Caso esteja interessado em conhecer a obra de Robert Jordan e ingressar nessa longa e majestosa jornada, saiba que a Intrínseca já publicou no Brasil os quatro primeiros volumes da série e que o quinto será lançado no segundo semestre de 2016.

 

Marcel Tenorio é administrador da página A Roda do Tempo Brasil e também fanático por ficção fantástica. Adora visitar outros universos e considera cada novo livro como um convite para viver uma aventura. Na vida real ele encara o papel de advogado recém-formado em uma cidade pequena do interior de São Paulo.

Comentários

19 Respostas para “A Roda do Tempo gira…

  1. Legal mas e o quinto livro sai quando, já esta na hora não acham?

  2. Minha série de livros favorita. Comecei a ler pela Intriseca e não aguentei e fui ler em inglês. Agora releio cada livro que eles lançam.

  3. Amo tanto! Torcendo e esperando que vocês publiquem todos os volumes dessa série maravilhosa!

  4. estou aquardando os demais espero que não demore muito

  5. Quero muito ler a série mas meu medo é a espera dos próximos volumes que são 14 livros sendo que é lançado um por ano

  6. Estou esperando tambem pelo quinto livro,aguardo que a editora mude a periodicidade da série de pelo menos para oito meses.

  7. Esses livros são incríveis, espero que o quinto sai logo!!

  8. Ansioso não apenas pelo 05 volume, mas por todos!!! Intrínseca olhem quantas comunidades, blogs e fãs essa série tem no Brasil.. por favor estamos esperando os outros volumes, e mesmo quem já leu as obras na língua nativa, vão comprar os exemplares em português… Vamos lá, o mercado está pedindo. E por favor, dá uma caprichada no marketing de vocês em relação a série.. mais artigos, mais fotos, mais notícias… Vamos lá!! Abraço.

  9. A editora tem os direitos dos livros porém não publica, deixa os leitores esperando a vida toda, não sei que tipo de marketing é esse, só me faz ter a esperança que alguma outra série que eu goste não tenha os direitos de publicação pela Intrínseca, pois pelo ritmo da editora morro sem ler

  10. Oi, Carlos! Tudo bem? Vamos publicar o próximo livro no segundo semestre! 🙂

  11. olá, li uma matéria no UOL sobre essa série de livros, gostaria de saber se a intrínseca vai demorar muito para lançar todos os livros pois não gosto de comprar pela metade, quero todos.

  12. Oi, Darlan! Tudo certo? Vamos lançar os próximos!

  13. Olá, quando do segundo semestre será o lançamento? Não existe a possibilidade de 2 ou 3 livros por ano? Eu pelo menos tenho um ritmo de leitura muito rápido, se fossem lançados os outros com certeza já teria comprado, mas principalmente se você puder falar o mês que pretendem lançar o próximo livro já ajudaria muito!

  14. o trabalho do cara é responder esse post e mesmo assim diversos posts sem resposta, chegou o meio do ano pra quando é o lançamento?????????

  15. Ola galera. Li o quarto livro em uma semana desde que terminei a leitura no fim de agosto do ano passado espero ansiosamente o quinto. Por favor editora intrinseca lancem logo e se possivel lancem dois por ano pois um so nao da kkkkkkkkkkkkk um abraco

  16. terminada a leitura do quinto livro, no aguardo do sexto, alguma noticia do titulo, provável data de lançamento?

  17. Olá, Carlos!

    No momento, não temos previsão. Assim que surgirem notícias, avisaremos! 😉

  18. Quinto devorado em 2016. Aguardando o sexto!!!! Que venha logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *