Listas

10 artistas de K-pop que você precisa conhecer (parte 2)

16 / abril / 2021

Por Talitha Perissé*

Como meu coração kpopeiro tem espaço para uma quantidade infinita de artistas, o pedido de escrever uma lista de recomendações para o blog se tornou uma tortura. Como escolher entre tanto talento e tantas pessoas incríveis? Simples, eu não escolho e peço para fazer uma parte 2, porque é impossível escolher apenas dez grupos. Então, se você caiu de paraquedas nessa lista, confere a parte 1 primeiro e depois volta aqui. Sentiu falta de alguém? Coloca nos comentários! É fã de algum desses artistas ou ficou com vontade de saber mais sobre eles? Vamos conversar! 

E se gostou da lista, comenta e compartilha, para me deixarem fazer uma parte 3 com mais artistas maravilhosos! 

Esse post saiu hoje (18/04) em homenagem ao aniversário da nossa autora querida, Jessica Jung! Então, antes de mergulhar nos artistas da lista, ouça as músicas solo da Jessica e do grupo do qual ela fez parte, o Girls Generation ou SNSD (com participação maravilhosa do Minho, do SHINee).

 

1) WINNER

Formado no primeiro programa de resistência de que o iKon participou, WINNER, como o próprio nome diz, foi o grande vencedor. O grupo é formado por Song Mino, Seungyoon, Jinwoo, Seunghoon e já teve Nam Taehyun (agora do South Club). Conhecidos por suas músicas animadas (ainda que a balada “Fool” seja incrível), clipes divertidos e coreografias maravilhosas, WINNER é absolutamente viciante.

 

 

2) Zion.T

Quando comecei a ficar completamente obcecada e a querer aprender tudo sobre K-pop, passei a assistir às premiações e aos festivais disponíveis no finado DramaFever. Eis que no Mnet Asian Music Awards (o famoso MAMA) de 2015 assisti a uma das apresentações mais intimistas e emocionantes da minha vida. Não conhecia a língua, mas fiquei completamente tocada pela letra, e a apresentação destoava por completo das outras performances coloridas e agitadas. Era Zion.T cantando “YangHwa Bridge”, música que escreveu em homenagem aos esforços dos pais para que ele e as irmãs tivessem uma vida confortável, uma forma de dizer como era grato a eles e que um dia esperava retribuir todo esse amor e cuidado. Foi meu primeiro contato com esse produtor, letrista e cantor único. Cada música dele é um presente, e eu sempre fico ansiosa para ver o que ele vai fazer nos trabalhos seguintes. Fica aí a minha favorita, “Eat”:

 

Como as colaborações dele são uma joia à parte, vou sugerir também a música de despedida do rapper Loco antes de ir para o serviço militar, com a participação de Zion.T, “It’s Been a While”:

 

 

3) BTS

Falar de K-pop e não falar de BTS é impossível! RM, Jungkook, J-Hope, V, Suga, Jimin e Jin dispensam apresentações, e é sempre incrível ver o que eles têm planejado nesse universo tão complexo e bem feito que vêm construindo. Já estou ansiosa para Youth, o k-drama baseado no universo BTS. Minha sugestão? Tem a clássica “DNA”, mas a minha favorita é a sensacional “Make It Right”:

 

 

4) Epik High

Sleepless in ____________ foi a trilha sonora do meu 2019. Quando o álbum saiu, eu estava em uma viagem de trabalho e, do ônibus do hotel até o centro de convenções, ouvia as músicas em um loop eterno. O novo álbum Epik High Is Here também é incrível, inclusive. Epik High é um trio de hip-hop conhecido por misturar diversos gêneros e ritmos em suas músicas, além de apresentar letras e conceitos inovadores. Formado por DJ Tukutz, Tablo e Mithra Jin, o grupo sempre entrega obras de arte em forma de músicas e clipes. Epik High Is Here é o trabalho mais recente deles e conta com a participação de artistas incríveis. O líder do grupo, Tablo, é uma joia, e sempre fico de olho em tudo que ele faz. Você pode acompanhá-lo no podcast The Tablo Podcast, no Youtube com o programa de mesmo nome, nas diversas apresentações e clipes, e também em reprises de Return of the Superman, um reality show em que ele aparecia junto com sua filha maravilhosa, Haru. Foi impossível escolher uma única música, então vou separar por categorias:


Música que você precisa conhecer: “Lovedrunk”, com a participação do maravilhoso Crush e clipe estrelado por IU  e Jin Seo Yeon em uma emocionante batalha entre pupila e mestre. É lindíssimo!

 

Melhor colaboração: “Born Hater”. Quer uma música para quando você está com raiva ou precisa de forças para lidar com uma situação difícil? Seus problemas acabaram. “Born Hater” é uma música sensacional que vai te acalentar nos dias em que você precisa de um incentivo extra. Além disso, reúne alguns dos maiores nomes do rap e do hip-hop.

 

Melhor cover: “Eyes, Nose, Lips” é uma das músicas mais lindas da carreira solo do Tayeang, do BIGBANG, e Tablo faz uma versão em inglês que é de arrepiar: 

 

 

5) IU

Além de interpretar uma lutadora de artes marciais no clipe do Epik High, esse anjo na terra chamado Lee Ji Eun é cantora, compositora, produtora e atriz. O mais impressionante é que IU faz tudo com uma maestria de deixar todos de queixo caído, e ainda por cima é considerada uma das pessoas mais gentis da indústria do entretenimento. Gastaria uma lista inteira com todos os k-dramas imperdíveis dela, mas vou só deixar aqui Hotel del Luna e voltar a falar de música. Considerada “a irmã caçula da nação”, IU debutou aos quinze anos e se tornou dona de hits como “Good Day” e “Someday”, com um estilo único e uma voz doce que faz a gente querer ser melhor amiga dela. Como sugestão, deixo aqui a colaboração entre IU e G-Dragon, do BIGBANG, “Palette”, uma música sobre crescer e se conhecer melhor:

 

 

6) Super Junior

Ok, está em sexto lugar e na lista parte 2, mas Super Junior foi o início do meu amor intenso por K-pop junto com GOT7. Comecei a conhecer o K-pop quando Donghae (amor verdadeiro, amor eterno) tinha saído do serviço militar e o Super Junior estava se preparando para um comeback depois de muito tempo, já que os membros foram convocados um após o outro e uma série de escândalos abalou o grupo. Foi amor à primeira vista, e logo eu estava assistindo a realities com os integrantes, todos os programas de variedade, vídeos de shows e apresentações individuais. Formado, atualmente, por Heechul, Donghae, Yesung, Siwon, Enhyuk, Leeteuk, Shindong, Ryeowook e Kyuhyun, o Super Junior surgiu em 2005 como um grupo temporário, o Super Junior 05, e teria membros rotativos. O sucesso foi tanto que eles acabaram se tornando um grupo fixo, e hoje já estão comemorando quinze anos de carreira. Super Junior é um desses grupos clássicos de kpop com uma discografia impressionante. O novo lançamento The Renaissance, décimo álbum de estúdio que celebra os quinze anos do grupo, foi elogiado até pela OMS graças ao single House Party ser uma grande ode ao distanciamento social (eu poderia colocar o clipe, mas a versão de pijama é incrível):

 

Foi muito difícil escolher um único clipe, então fica a clássica coreografia de “Sorry, Sorry” e o cinematrogáfico “Black Suit”:

 

 

7) SF9

Também um caso de amor provocado por k-dramas, SF9 fez Click Your Heart, em que a gente acompanhava uma história e seus finais alternativos (está na nossa lista de doramas!). Terminei Click Your Heart com um crush enorme no Zuho, rapper do grupo, e quanto mais a gente acompanha o SF9, mais vê o quão talentosos eles são, e a vontade de panfletar é enorme. Quando eles ganharam o primeiro Music Bank, em janeiro de 2020, o fandom (Fantasy) chorou junto, porque foram anos até essa vitória mais que merecida. Formado por Rowoon, Chani, Youngbin, Inseong, Jaeyoon, Dawon, Zuho, Yoo Taeyang e Hwiyoung, o SF9 debutou em 2016, e seus membros são não só cantores e dançarinos incríveis, mas também atores muito talentosos. Chani, por exemplo, ficou famoso pelo blockbuster Sky Castle e pela participação especial emocionante em True Beauty, enquanto Rowoon fez os nossos corações se partirem como Haru, no inesquecível Extraordinary You. Minha sugestão é a vencedora do Music Bank, “Good Guy”:

 

 

8) Jessi

Uma das primeiras artistas a ser anunciada pela P Nation, empresa de Psy (responsável pelo sucesso “Gangnam Style”), Jessi demorou anos para receber o reconhecimento que merece, mas 2020 foi todo dela com participações em realities, programas de variedade e apresentações em diversas premiações. Jessi é impressionante em todos os aspectos, da voz até sua personalidade sensacional. Junto com Hwasa, Lee Hyori e JungHwa, ela formou o supergrupo temporário de mulheres maravilhosas Refund Sisters. E se o sucesso do álbum Nuna é algum indicativo, é só o começo para essa artista maravilhosa. Minha sugestão é “Nunu Nana”:

 

 

9) BTOB

Autodenominados o grupo com sete vocalistas e sete rappers, o BTOB teve uma perda dolorosa logo no início do ano com a saída de Ilhoon, que vai fazer falta. O grupo agora é formado por Eunkwang, Minhyuk, Changsub, Hyunsik, Peniel e Sungjae, que, além de ser conhecidos pelos vocais impressionantes, também são conhecidos por serem caóticos e muito engraçados. Isso ficou claro quando o líder do BTOB, Eunkwang, foi para o serviço militar e eles decidiram reeleger todos os cargos, não só o de líder. Isso significou, inclusive, escolher um novo caçula para o grupo. Foi um incrível jogo de roleta que fez qualquer pessoa que estivesse assistindo ter crises de riso. Se você não conhece BTOB, talvez já tenha visto o membro Sungjae em sucessos como Goblin ou Mystic Pop Bar (disponível na Netflix. Sério, assiste) ou ouvido as músicas do grupo em diversos k-dramas, como Cinderela e os quatro cavalheiros (também disponível na Netflix). Não se preocupe caso você não tenha ouvido nada deles, vamos resolver esse problema agora mesmo com “Only One for Me”:

 

 

10) ASTRO

Se você assiste k-dramas, talvez já tenha visto o rostinho lindo de Cha Eun Woo, que estrelou My ID is Gangnam Beauty; Top Management; Hae-Ryung, a historiadora; e True Beauty, por aí. Ou talvez tenha visto o de Moonbin em At Eighteen. Mas talvez você não saiba que esses dois rostinhos lindos fazem parte de um grupo com mais quatro rostinhos igualmente lindos e talentosos, o ASTRO. Em 2016, MJ, Jinjin, Rocky, Yoon San Nah, Cha Eun Woo e Moonbin debutaram juntos no dorama To Be Continued e, desde então, estão roubando corações em todos os palcos possíveis. Eles acabaram de lançar o segundo álbum, All Yours, com o single “ONE”. Minha dica é a adorável “Crazy Sexy Cool”:

 

Esse é o fim da parte 2, espero que você tenha gostado! Quer parte 3? Então, comenta, compartilha e divide com a gente que outros artistas você ouve. Existe um mundo inteiro de pessoas talentosas prontas para serem descobertas e apreciadas. E aproveita para conhecer um pouco mais dos bastidores do K-pop com Shine: Minha chance de brilhar, da Jessica Jung.

Foto: @livros_fantasy

Todas as músicas indicadas nesse post estão disponíveis em uma playlist lá no nosso Spotify, confira:

 

*Talitha Perissé é editora de aquisições de livros jovens e ávida usuária de gifs. Descobriu o maravilhoso mundo dos doramas e do K-pop e acha que todo mundo merecia ser tão feliz assim. Não se sente capaz de escolher um dorama ou banda favorita, mas sabe recitar as frases de Le Coup de Foudre Goblin de cor e sonha com a vacina para poder se aglomerar em um show de K-pop (ou do McFly).


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “10 artistas de K-pop que você precisa conhecer (parte 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *