Concurso

Entreviste Josh Malerman

24 / junho / 2015

josh-malerman-photo-by-allison-laakko

Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros, responderá a dez perguntas em nosso blog. Para participar, basta enviar a sua pergunta nos comentários do post até a meia-noite deste domingo, dia 21. As dez mais criativas serão escolhidas.

Estão valendo dúvidas sobre o livro, inspirações, processo criativo e outros detalhes que você gostaria de saber sobre o trabalho do autor. O importante é ser original! O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 26.

Josh Malerman é presença confirmada na 17ª edição da Bienal do Livro Rio, que acontece entre os dias 03 e 13 de setembro, no Riocentro. O evento contará também com a participação de David Nicholls, autor de Um dia e Nós.

link-externoLeia também:

Pássaros no escuro
Loucura e horror às cegas
Josh Malerman na Bienal
David Nicholls está confirmado na Bienal do Rio

Tags , , , , .

Comentários

34 Respostas para “Entreviste Josh Malerman

  1. Muitos escritores de terror preferem o horror gore, que envolve sangue e criaturas assassinas. Porque você decidiu, logo em seu livro de estreia, em investir no terror psicológico, que é mais difícil de ser escrito mas que é também o mais apavorante?

  2. Você acredita que o cenário de “Caixa de Pássaros” poderia se repetir no mundo real ou só poderia acontecer mesmo na ficção?

  3. Como você consegue conciliar a carreira musical com a carreira de escritor? Os seus colegas da High Stung se tornaram seus beta readers?

  4. Você já pensou em criar uma trilha sonora para a leitura de “Caixa de Pássaros” ou até mesmo para os seus futuros livros?

  5. Hello, Josh Malerman! So, how old are you? Your height? Your weight? Three easy questions. Let’s go. It was your plan when you was, like, 8, 9 years old write a book? Would you like to go to the space, maybe to the moon? Would you like to live in Mars? What you think about intelligent life in others places of the universe? Do you believe in God? What things that don’t exist, like unicorns, you want to exist? When you was a child, you liked to read books of science fiction or fantasy? This is all, Josh! Please, answer me. Of your fan, Letícia.

  6. Muitas pessoas ao terminarem de ler o livro ficaram divididas sobre definir o que era de fato a criatura, se era algo sobrenatural ou se somente tratava da psique humana e privações de sentidos. A minha pergunta é: Você teve essa dúvida durante a produção do livro ?

  7. O fato de todos os personagens de “Caixa de Pássaros” se tornarem cegos (mesmo que com o auxilio de uma venda), me fazem lembrar o livro “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago. Você também se inspirou nesse livro para criar a trama de “Caixa de Pássaros” ou só percebeu essa semelhança depois de publicar o livro?

  8. No Brasil, temos um ditado que diz “A curiosidade matou o gato”. Como a curiosidade e o medo que ela nos causa te inspiraram a escrever “Caixa de Pássaros”?

  9. Qual o medo você possui e que ao mesmo tempo te inspira a tratar desse tema como central em seu livro, a ponto de “fechar os olhos” e criar seus personagens?

  10. Porque a ideia de um livro com algo tão pertubador a ponto das pessoas causarem sua própria morte te deu tanta motivação pra criar essa história de enorme sucesso como Caixa de Pássaros?

  11. Why did you decide for not letting the readers know what really happened? I was so crazy about the book, read it in two days, but really hate how it ended. The mistery was not solved. Everything remained the same.

  12. Porque a ideia de “bichos” como causadores do surto?

  13. De onde veio a inspiração para escrever Caixa de pássaros?

  14. De onde veio a inspiração para escrever Caixa de pássaros?,e na sua opnião qual a coisa mais dificil em ser um escritor?

  15. 1º pergunta- Josh, escolha entre cantar e escrever, o que te satifaz mais?
    2º pergunta- Por que você sempre usa esse chapéu? Super curiosa pra saber. E muito obrigada pelo presente Josh, eu adoreiiiii. Irei viajar pro Rio para te agradecer pessoalmente.

  16. Josh, em Caixa de passaros, vemos que você utiliza muito o medo como ponto de partida da sua narrativa, vemos que algo acontece e a sociedade passa a temer aquilo, buscando formas de sobreviver a meio aquilo tudo. Como foi pra você criar essa narrativa, foi partindo de que ponto, de que ideia central?

  17. A escritora de 50 tons de cinza escreveu um outro livro sobre a visão do outro personagem. Você já imaginou escrever uma continuação para caixa de pássaros mas da perspectiva das tais “criaturas”?

  18. Em que se inspirou para fazer a história? Vai ter continuação?

  19. Josh, tudo bem? Muitos rumores saíram de que o livro iria virar filme, você pode nos dar uma pista de se realmente a adaptação para longa metragem irá sair do papel?

  20. Josh, você pode até não ter imaginado, ou talvez não queira contar, mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: como são as malditas criaturas que nos arrepiou durante todo o livro? elas têm alguma aparência definida?

  21. Querido Josh, como muitos, fiz um paralelo imediato com a obra “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago; gostaria de saber quais as suas inspirações ao escrever “Caixa de Pássaros”.

    Josh, qual o significado de medo para você? E por que escrever sobre isso?

  22. Olá jhos, tudo bom? espero que sim. rsrsrsrs Vocêsempre carrega com sigo uma venda no bolso?

  23. Olá Jhos, Bem vindo ao brasil. Ah por favor não use sua venda aqui no brasil, porque se não vc não conseguirá ver a beleza do nosso país. Jhos, quando eu estava lendo “Caixa de Passarós” meu coração ficava a mil a cada frase, praticamente em cada palavra que eu lia. Parabéns otimo trabalho, continue escrevendo assim. rsrsrsrsrs 🙂 Mas voltando a pergunta você poderia explicar a mim ou melhor aos leitores de caixa de passaros o final do livro. Obrigado!

  24. Considerando que você faça parte do mundo artístico, como conseguiu dividir o seu tempo entre o trabalho e se concentrar na criação de um livro, afinal não é fácil se dedicar a duas tarefas que exijam tanto de você e que são tão opostas até porque escrever uma música é bem diferente de escrever um livro, não?

  25. Quais são seus autores favoritos e suas inspirações?

  26. Confesso que fiquei com muitas dúvidas ao terminar a leitura, a maior de todas é sobre as criaturas, como eu tenho certeza que alguem perguntou sobre isso, então a minha dúvida é: o que acontece com Malorie as crianças mesmo quando já estão no lugar seguro, as criaturas chegam a morrer ou ir embora, tipo e se alguma delas acabe endrando lá, ou acham outra forma de causar a piscose??!.. E também o que acontece com Gary, e se ele estiver no mesmo lugar que ela, será que ele já morreu de loucura?! Se você puder me responder ficarei grata.

  27. Você já viu uma criatura? Ela é bela? (Não a descreva, por favor.)

  28. Hey, what’s up?
    I have a lot of questions to you.
    Did you came to Brazil sometime before? How did it felt?
    All the readers don’t know how, exactely is the Problem, if it is a monster, or only an invenction of their minds. How did Gary is immune to the creatures – what I believe the it is -. And what happens to Gary after the children (Olympia and Tom) born?
    Do you want your book turns a movie? – I want.
    Do you have some inspiration to write, or only the sound tracks of thriller movies?
    Are you wrinting another book? Or do you want to write another book?
    When did you decided to start to write?
    Bird box is the first thriller I read, and I loved it.
    From your fan, Nikolas.
    **

  29. Da onde você tirou esta ideia de fazer um mundo que de repente tudo se transforma em meio ao caos e o medo, fazendo as pessoas vivenciá-los ? E por que dentre tantos medo,você escolheu o suicídio ?

  30. Em um trecho do seu livro, você indica que talvez não fosse culpa das “criaturas” as consequências que causavam as pessoas. Queria entender o que lhe veio a cabeça ao escrever o livro em relação a este efeito cusado pelas “criaturas” ao olhar para as pessoas.

  31. Porque utilizar da loucura como tema parâmetro do seu livro? Existe uma explicação de porque as pessoas que já eram loucas, como o Gary, não eram afetadas?

  32. Fiquei muito intrigada ao final do livro pela curiosidade de saber o que eram as “criaturas” e como e porque elas causavam este surto nas pessoas. Abordar desta curiosidade humana faz parte

  33. Fiquei muito intrigada ao final do livro pela curiosidade de saber o que eram as “criaturas” e como e porque elas causavam este surto nas pessoas. O que de fato queria transmitir ao abordar esta percepção humana?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *