Listas

Cinco vezes que o papa foi pop

16 / novembro / 2020

(AP/Alessandra Tarantino)

O Papa Francisco tem revolucionado de muitas formas o Vaticano e os rumos da Igreja Católica desde que foi eleito em 2013. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o papa argentino frequentemente estampa manchetes dos jornais ao se posicionar contra a injustiça e o preconceito em suas missas e mensagens.

Fizemos então uma lista de cinco vezes em que o Papa foi muito pop e suas declarações ganharam o mundo:

 

Quando nomeou mulheres para cargos no Vaticano

O Papa Francisco surpreendeu o mundo quando, em agosto de 2020, nomeou seis mulheres para supervisionar as finanças do Vaticano. Até aquele momento, o Conselho Econômico era composto apenas por homens.

Além das representantes que passaram a ocupar os cargos de vice-ministra de Relações Internacionais, diretora dos Museus do Vaticano e vice-diretora de Imprensa, Francisco ainda indicou quatro mulheres como conselheiras do Sínodo dos Bispos, assembleia que prepara as reuniões mais importantes da Igreja Católica.

Essas nomeações representam o passo mais significativo do Papa para cumprir a promessa de colocar as mulheres em cargos de chefia no país.

 

Quando pediu a legalização da união civil entre pessoas do mesmo gênero

Em uma de suas declarações mais recentes, Papa Francisco defendeu a aprovação de leis para a união civil homoafetiva dizendo que “as pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família”.

“Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso”, diz ele no documentário Francesco. “O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma, elas são legalmente contempladas. Eu defendi isso.”

A fala é uma declaração histórica e uma clara mudança de perspectiva de seus antecessores e até mesmo de suas antigas declarações.

 

“Até que o divórcio os separe…”

Mas Francisco sabe que não é só o amor que sustenta um casamento. O pontífice já declarou que o divórcio pode ser “moralmente necessário” quando acontece para proteger o cônjuge ou crianças pequenas.

“Às vezes, a separação pode até ser moralmente necessária quando queremos proteger o cônjuge mais fraco ou os filhos mais novos das feridas causadas pela prepotência, pela violência, pela humilhação, pela estranheza e pela indiferença.”

Em sua declaração, o Papa afirmou ter consciência de que a situação contradiz o sacramento cristão, mas apelou para que os católicos divorciados também sejam acolhidos pela instituição: “A Igreja não tem as portas fechadas para ninguém.”

 

“Fofoca é uma peste pior que a COVID”

Grande entusiasta da internet, Francisco já se posicionou algumas vezes contra a fofoca e o ódio nas redes sociais. Em uma de suas mensagens em setembro deste ano, o Papa voltou a pedir aos fiéis que se esforcem para não fofocar e comparou o pecado à Covid-19.

“O diabo é a grande fofoca. Ele sempre está dizendo coisas ruins dos outros porque ele é o mentiroso que quer dividir a Igreja. (…) Se algo dá errado, ofereça seu silêncio e suas orações ao irmão ou à irmã que cometeu um erro”, disse o pontífice.

 

O papa é rock!

Em 2015, o Papa anunciou o lançamento do seu primeiro disco de rock: Wake Up!

Com aval do Vaticano, o álbum conta com arranjos dos músicos Don Giulio Neroni, sacerdote que já fez produções musicais com os papas Bento XVI e João Paulo II, e Tony Pagliuca, ex-integrante da banda de rock progressivo Le Orme.

Wake Up! tem 11 faixas que falam de temas como paz, dignidade e ajuda aos mais necessitados, incluindo trechos de discursos do Papa em inglês, português, italiano e espanhol. Se você ficou curioso, pode conferir o álbum completo na Apple Music, iTunes, Spotify e Deezer.

Em Vamos sonhar juntos, Francisco compartilha suas reflexões sobre a pandemia e nos apresenta um projeto inspirador para construirmos um mundo melhor para toda a humanidade, colocando os pobres, as comunidades marginalizadas e o planeta em primeiro lugar.

Tags , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

4 Respostas para “Cinco vezes que o papa foi pop

  1. Muito bom, esse nosso Papa Francisco é 1000

  2. Sou grande admiradora desse Papa atual, pela inteligência e esclarecimento que ele tem..Está abrindo novos horizontes para a Igreja Católica e, ceifando a hipocrisia. Sou escritora brasileira e tenho apoiado as idéias desse Papa maravilhoso. Que Deus abençoe a saúde dele e seus feitos. Meus aplausos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *