Listas

Histórias para curtir no Halloween

29 / outubro / 2020

O Halloween é perfeito para os fãs de suspense e de terror. Chegou a hora de tirar do armário aquela fantasia trevosa, maratonar filmes sombrios e, é claro, ler livros assustadores.

Se você está acostumado com acontecimentos estranhos e demonstrações do sobrenatural, não resista à escuridão e confira nossa seleção de histórias que prometem fazer o seu Dia das Bruxas especialmente sangrento.

 

Utilize o cupom DIADASBRUXAS para garantir 20% OFF no Submarino

1. Coraline, de Neil Gaiman

Movida a curiosidade, Coraline Jones é uma menina que acabou de se mudar para um apartamento em um casarão antigo. Em um dia chuvoso e enevoado, ela descobre um portal mágico que leva a um lugar macabro e fascinante, e sua vida vira de cabeça para baixo.

Como um espelho de sua vida, esse outro mundo é uma versão bizarra de seu próprio apartamento, habitado por versões malignas e assustadoras de seus pais de verdade, com uma pele muito branca e botões negros no lugar dos olhos. Coraline logo se dá conta de que o lugar guarda muitos perigos e que seus outros pais querem que ela fique ali. Para sempre. [Leia um trecho]

 

2. Território Lovecraft, de Matt Ruff

Na década de 1950, Atticus é um rapaz negro, veterano da Guerra da Coreia, fã de H.P. Lovecraft e de outros escritores de pulp fiction. Quando seu pai desaparece, ele parte com seu tio George e sua amiga Letitia em uma missão de resgate. Mas, para libertar o pai de uma sociedade secreta, o jovem precisará participar de um perigoso ritual, que pode ser a semente de sua destruição.

Através de oito capítulos interligados, os personagens enfrentam perigos sobrenaturais e os efeitos do racismo, o fantasma que até hoje assombra o mundo.

O livro de horror cósmico com personagens historicamente excluídos do gênero inspirou a série da HBO Lovecraft Country, produzida por Jordan Peele. 

 

3. O Homem de Giz, de C. J. Tudor

Nos anos 1980, Eddie e seus amigos se comunicam por códigos escritos com giz no chão. Certo dia, ao seguirem os desenhos por uma trilha, se deparam com um corpo desmembrado na floresta e tudo muda.

Em 2016, os amigos tentam seguir com a vida e esquecer o passado. Quando os desenhos voltam misteriosamente a aparecer, porém, todos passam a correr perigo. [Leia um trecho]

 

4. O que aconteceu com Annie 

A irmã de Joe Thorne desaparece misteriosamente quando ele é um adolescente. Vinte e cinco anos depois, um e-mail anônimo assustador o leva mais uma vez ao passado: “Eu sei o que aconteceu com a sua irmã. Está acontecendo de novo.”

Um suspense com ares sobrenaturais, O que aconteceu com Annie explora os lugares mais escuros de um passado que precisa ser esquecido. Você tem coragem de procurar saber? [Leia um trecho]

 

5. As Outras Pessoas, de C. J. Tudor

No livro mais recente de C. J. Tudor, Gabe está dirigindo de volta para casa quando vê no carro à frente uma menininha murmurar a palavra “papai”. É Izzy, sua filha de cinco anos. No entanto, o carro logo segue adiante e ele a perde de vista.

Três anos depois, ainda em busca de respostas, Gabe continua dirigindo pela estrada em que viu a menina pela última vez. Até que um dia surge uma pista. Porém, quanto mais perto ele chega da verdade, mais perigo corre. [Leia um trecho]

 

6. Serpentário, de Felipe Castilho

Com traços de H. P. Lovecraft, o livro finalista ao prêmio Jabuti 2020 mescla referências do folclore e de mitologias a elementos da cultura pop, da ficção científica e do horror.

Na trama, Caroline, Mariana e Hélio costumavam deixar a capital paulista todos os anos para encontrar Paulo, um jovem habituado à vida caiçara. Mas a amizade do grupo sofreu um abalo sísmico no Réveillon de 1999, quando algo tão inquietante quanto o bug do milênio abriu caminho para uma ilha — e explorá-la talvez não tenha sido a melhor decisão.

Entre memórias e fatos fragmentados, o que aconteceu naquela noite se tornou um mistério. Mas de algumas coisas eles se lembram: uma serpente ameaçadora, além de uma pessoa sendo entregue ao ninho da víbora — um sacrifício sem chance de recusa.

Sobreviver à Ilha das Cobras tem um preço. E os amigos vão descobrir isso do pior modo.

[Leia um trecho]

 

7. Caixa de pássaros e Malorie, de Josh Malerman

Há algo lá fora… Algo aterrorizante e que não deve ser visto. Basta uma olhadela e a pessoa é levada a cometer atos de violência mortal.

Quatro anos depois de as mortes terem começado, Malorie e seus dois filhos pequenos vivem em uma casa abandonada tentando sobreviver nesse mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Quando uma neblina atinge a região, ela decide fugir em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar longe do surto que matou todos em sua cidade. De olhos vendados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido.

Caixa de pássaros, romance de estreia de Josh Malerman, virou filme pela Netflix estrelado por Sandra Bullock (Oito Mulheres e Um Segredo) e Sarah Paulson (American Horror Story). [Leia um trecho]

Em Malorie, sequência do livro, revisitamos os personagens doze anos após a perigosa viagem de barco no rio. O universo permanece dominado pelo caos e Malorie ainda se lembra com clareza da violência indescritível que presenciou.

Quando uma notícia que parecia impossível chega trazendo esperanças à família, ela precisa fazer uma escolha difícil: viver de acordo com as regras de sobrevivência que a salvaram até então, ou se aventurar na escuridão mais uma vez? [Leia um trecho]

 

8. Inspeção, de Josh Malerman 

Escondida no meio de uma floresta existe uma torre que abriga uma escola só para meninos. Lá, eles vivem isolados do resto do mundo e são treinados para se tornarem grandes gênios das artes e ciências. Além disso, todo dia eles passam pelas chamadas Inspeções, procedimentos misteriosos, desconfortáveis e obrigatórios. Ninguém questiona nada, até que um dos garotos, J, vê algo muito estranho pela janela. O que será que está realmente acontecendo ali? Quais segredos o diretor da escola esconde? E que coisa assustadora está trancada atrás da porta proibida no porão? [Leia um trecho]

 

9. Trilogia Five Nights at Freddy’s

Inspirado em um assassinato ocorrido em uma pizzaria em 1993, a história mexe com um grande medo infantil: bonecos de pelúcia gigantes e macabros.

O primeiro livro da trilogia baseada no famoso videogame criado por Scott Cawthon explora o terror da Pizzaria Freddy Fazbear’s. Charlie é uma adolescente que volta para sua cidade natal ao ser convidada a participar de uma homenagem a um amigo de infância, morto dez anos antes em circunstâncias misteriosas. Agora abandonado, o restaurante se torna o local de investigação de Charlie e seus amigos — e os bonecos animatrônicos responsáveis pela animação do local no passado não ficam nada felizes com isso. [Leia um trecho]

O box com a trilogia, composta por Olhos prateados, Os distorcidos e A última porta, já está disponível.

 

 10. A última festa, de Lucy Foley

Nove velhos amigos da época de faculdade se reúnem para celebrar a virada do ano. Assim que chegam em um casarão nas Terras Altas escocesas, uma nevasca fecha as poucas opções de entrada e saída da região, e os amigos ficam isolados na propriedade.

Em capítulos que alternam as perspectivas dos personagens, investigamos os atritos silenciosos e antigos ressentimentos que ganham proporção à medida que o ano-novo se aproxima, até que, no dia 1º de janeiro, um corpo é encontrado. E o assassino só pode estar entre eles. [Leia um trecho]

 

11. Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough

A história acompanha Louise, uma mãe solo presa à rotina da vida cotidiana. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Quando descobre que seu novo – e casado – chefe é esse homem em questão, os dois passam a ter um caso. Depois de uma série de encontros infelizes, porém, Louise acidentalmente se torna amiga da esposa do chefe. À medida que passa a conhecer mais o casal, ela percebe que algo naquele casamento está muito errado e começa a duvidar de que a relação se dê somente entre os três.

Se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. [Leia um trecho]

 

12. Série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares

A história começa com Jacob Portman, um adolescente de 16 anos, disposto a investigar a verdade sobre a morte do avô. Para isso, ele segue pistas que o levam a um orfanato abandonado em uma remota ilha galesa e descobre que o local abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Após os três livros iniciais, O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, Cidade dos etéreos e Biblioteca de Almas, e o livro complementar Contos peculiares, Ransom Riggs trouxe novas aventuras dos personagens em Mapa dos dias e A convenção das aves.

O último livro da série chega nos Estados Unidos em 2021. Aproveite o Halloween para ficar em dia com os peculiares e se preparar para a conclusão dessa saga.

 

13. A essência do mal, de Luca D’Andrea

Nas montanhas há uma força impossível de entender. Ele a chama de A Besta.

Jeremiah Salinger ganha a vida fazendo documentários, até que se muda com a família para uma região remota da Itália. Lá, ele ouve falar sobre um crime ocorrido em 1985, no qual três jovens foram mortos, e seus corpos, desmembrados por um assassino que nunca foi descoberto. Jeremiah então mergulha em um quebra-cabeça macabro e fascinante para tentar solucionar esse mistério. [Leia um trecho]

 

14. As coisas que perdemos no fogo, de Mariana Enriquez

Histórias curtas, sombrias e perturbadoras: assim são os doze contos de As coisas que perdemos no fogo, da aclamada escritora argentina Mariana Enriquez. Na coletânea, o leitor encontra histórias sobre um menino assassino, uma garota que arranca as unhas e os cílios na sala de aula, amigos que parecem destinados à morte, mulheres violentadas que ateiam fogo em si mesmas, casas abandonadas, magia negra e sumiços inexplicáveis. Os personagens e os lugares enganam o leitor o tempo todo ao se mostrarem comuns, mas revelam o horror do cotidiano. [Leia um trecho]

 

15. Sol da meia-noite, de Stephenie Meyer

Não seria Halloween sem histórias de vampiros. Por isso, que tal homenagear um dos vampiros mais amados da literatura? Em Sol da meia-noite, acompanhamos a inesquecível história de amor de Crepúsculo pelos olhos de Edward Cullen.  

À medida que conhecemos detalhes de seu passado e a complexidade de seus pensamentos, conseguimos entender por que Bella se tornou o eixo central de uma batalha decisiva em sua vida. Como Edward poderia seguir seu coração se isso significava colocar a amada em perigo? Do que ele seria capaz de abrir mão? [Leia um trecho]

 

Tags , , .

Comentários

2 Respostas para “Histórias para curtir no Halloween

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *