Listas

6 livros sobre negócios e empreendedorismo para se inspirar

9 / setembro / 2020

Vivemos em uma realidade de constante mudança, especialmente no mundo dos negócios. Para estar sempre atualizado, é importante estudar e conhecer as mais diversas histórias. Por isso, selecionamos seis livros imperdíveis para quem gosta de empreendedorismo e está em busca de inspiração. Confira: 

 

Onde os sonhos acontecem

Em 2005, quando a competição estava mais acirrada do que nunca, Robert Iger se tornou CEO da Disney. Com uma nova visão e ideias claras, ele transformou a empresa em um império estimado em mais de 250 bilhões de dólares e seu trabalho garantiu a compra de ativos valiosos como Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox.

No livro Onde os sonhos acontecem, ele compartilha sua jornada e seus princípios, em uma obra que vai agradar desde os fãs da Disney até quem deseja aprender mais sobre liderança. O livro está disponível em versão física, e-book e audiolivro.

 

A regra é não ter regras

Pioneira no mercado de streaming, a Netflix transformou-se em referência global não apenas por sua tecnologia inovadora, presença digital e conteúdos de excelência, mas também por sua filosofia corporativa e modelo de negócios totalmente fora do padrão.

Em A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para contar em detalhes como funciona a grandiosa e inovadora cultura corporativa da empresa. O livro conta como é implementada a filosofia de liberdade com responsabilidade, os erros e acertos da companhia, além de depoimentos e experiências de funcionários da empresa de todo o mundo — tudo isso com uma abordagem casual e acessível, no melhor estilo Netflix.

 

Na raça

Quando perdeu o emprego em sua primeira tentativa no mercado financeiro, Guilherme Benchimol não poderia imaginar que aquele seria o início de uma das mais bem-sucedidas histórias de empreendedorismo do Brasil.

A XP nasceu em uma salinha de 25 metros quadrados em Porto Alegre, graças à persistência de Benchimol: após todos os perrengues no começo da carreira, ele se agarrou à ideia da empresa disruptiva com uma força quase sobrenatural. Dez anos após sua fundação, a XP iniciou uma revolução, tirando centenas de milhares de clientes dos grandes bancos, mudando a vida financeira de muitos brasileiros e desafiando a concorrência a também ir atrás de inovação. 

A jornalista Maria Luíza Filgueiras narra essa trajetória de sucesso em Na raça, livro que mostra como a XP se tornou um fenômeno do mercado financeiro — desde seu início modesto até se tornar uma empresa que hoje vale dezenas de bilhões de reais — e também como essa história se confunde com a garra e a determinação de Guilherme Benchimol.

 

Princípios

O nome de Ray Dalio, fundador da quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos — a Bridgewater Associates — e autor de Princípios, é sinônimo de sucesso. Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes do mundo em 2012, em 2019 ele apareceu em primeiro lugar no ranking dos gestores de fundos hedge mais ricos do ano.

No livro Princípios, Ray Dalio revela segredos e compartilha técnicas para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos. Entre as centenas de lições, como os conceitos de “verdade radical” e “transparência radical”, o empresário oferece uma abordagem clara, direta e acessível, permitindo que sua busca pelo sucesso seja mais eficiente.

 

Tim Cook – O gênio que mudou o futuro da Apple

Com um estilo de gestão completamente diferente de seu antecessor, Tim Cook levou a Apple a novos patamares. Em 2018, as mudanças implementadas por ele levaram a empresa a atingir o valor de mercado de US$ 1 trilhão. Para se ter uma ideia da magnitude da cifra, só 16 países tiveram o PIB (Produto Interno Bruto) acima deste valor no mesmo ano, segundo o Banco Mundial.

A história de como o atual CEO da gigante de tecnologia conseguiu sair da sombra do antecessor, imprimir seu próprio estilo de gestão e levar a empresa a resultados inéditos está contada no livro Tim Cook: O gênio que mudou o futuro da Apple.

 

Sprint

É muito fácil ficar preso no caos: e-mails intermináveis, prazos estourados, reuniões que consomem o dia inteiro e projetos de longo prazo baseados em ideias questionáveis. Mas não precisa ser assim. Obcecado por estratégias para melhorar a eficiência no trabalho, o designer Jake Knapp criou o revolucionário Sprint, método que oferece um caminho estruturado para resolver problemas e testar novas ideias em apenas cinco dias.

Depois de anos de experiência conduzindo sprints no Google Ventures, Jake se juntou a John Zeratsky, o ex-líder de design do YouTube, e Braden Kowitz, que trabalhou no aprimoramento de produtos como Gmail e Google Trends, para explicar, de maneira acessível e bem-humorada, como qualquer empresa pode (e deve) conduzir um Sprint. Isso tudo está no livro, que oferece um passo a passo ilustrado com saborosas histórias reais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *