Listas

Histórias que nos transformaram em leitores

25 / julho / 2020

Qual livro fez com que você se apaixonasse pela leitura?

Ao longo da nossa jornada como leitores, muitas histórias nos marcam profundamente. Contudo, sempre nos lembramos com muito carinho das primeiras, aquelas que foram responsáveis por nos apresentar e nos fazer amar o mágico, emocionante e poderoso universo da literatura.

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns livros que marcaram gerações e transformaram muitos de nós em leitores. Confira:

 

  1. Saga Crepúsculo

Crepúsculo é, sem dúvida, uma das histórias literárias mais queridas, e foi a primeira leitura de muitas pessoas. A saga ganhou destaque em 2008, junto com o lançamento do primeiro filme, e logo se tornou um clássico da literatura jovem e um dos maiores sucessos da Intrínseca.

Até hoje, sentimos aquele quentinho no coração toda vez que falamos da paixão arrebatadora de Edward e Bella. Para a nossa felicidade, este ano Stephenie Meyer decidiu finalmente compartilhar conosco Sol da meia-noite, livro que traz a visão do vampiro sobre a história de amor com Bella. Estamos muito ansiosos para retornar a Forks e viver toda a nostalgia que apenas Crepúsculo é capaz de trazer. <3

 

2. Série Percy Jackson e os olimpianos

Uma geração de leitores foi formada pelos livros do Rick Riordan. A série Percy Jackson e os olimpianos é leitura obrigatória para todos que amam aventura e fantasia! E, antes que perceba, você já virou um especialista em mitologia grega e está pesquisando as (muitas) outras séries do autor: Os heróis do Olimpo, As crônicas dos Kane, Magnus Chase e os deuses de Asgard e As provações de Apolo!

Assim como Stephenie Meyer, Rick Riordan também trouxe novidades maravilhosas este ano: a aguardada série de Percy Jackson e os olimpianos está sendo produzida pela Disney+! Segundo o autor, o processo ainda está bem no início, mas mal podemos esperar para assistir a essa história completa na TV.

 

3. A menina que roubava livros

Foto: @pausaparaumcafe

A menina que roubava livros é mais um dos títulos que têm um espaço especial na nossa estante. A grande obra de Markus Zusak conta a história de Liesel Meminger e sua paixão pela literatura em pleno regime nazista. A narrativa, contada sob a perspectiva da Morte, ganha um tom leve e divertido neste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.

Zusak tem um talento especial para contar histórias marcantes e sensíveis, ao mesmo tempo bonitas e dolorosas. Se você se apaixonou por A menina que roubava livros, já pode separar o lencinho para ler O construtor de pontes, livro que o autor levou treze anos para escrever.

 

4. A culpa é das estrelas + Quem é você, Alasca? + Cidades de papel + O teorema Katherine

Com tantas histórias incríveis, cheias de frases sublinháveis e personagens reais e apaixonantes, é impossível amar apenas um livro do John Green.

Em 2012, o autor conquistou o público com seus romances divertidos e emocionantes. A culpa é das estrelas, Quem é você, Alasca?, O teorema Katherine e Cidades de papel estavam presentes na lista de leitura de todo adolescente da época. E, se você é desse tempo e está morrendo de saudades do autor, Tartarugas até lá embaixo, a obra mais recente e pessoal de Green, com certeza entrará na sua lista de queridinhos. <3

 

5. Coraline

Foto: @bibliotecadanath

Criado por Neil Gaiman em 2002, o universo mágico e aterrorizante de Coraline logo se tornou um dos grandes clássicos infantojuvenis. Segundo o autor, ele “queria escrever uma história para as minhas filhas que contasse algo que eu gostaria de ter sabido quando era garoto: ser corajoso não significa não ter medo. Ser corajoso significa estar com medo, muito medo, mas mesmo assim fazer o que é certo”.

Na trama, acompanhamos a fantástica aventura de uma menina que, ao atravessar um portal secreto em sua casa, encontra um outro mundo onde vivem versões terrivelmente assustadoras de seus pais. Agora, ela terá que enfrentar seus maiores medos para escapar deste lugar sombrio e salvar todos aqueles em perigo.

Em junho, tivemos o prazer de publicar essa obra em uma edição especial com capa dura, pintura trilateral, fitilho e as ilustrações incríveis de Chris Riddell!

 

6. Com amor, Simon

Nos últimos anos, Com amor, Simon, de Becky Albertalli, também vem abrindo muitas portas para jovens leitores. Afinal, quem não gosta de uma grande história de amor, não é mesmo?

Na trama, Simon está apaixonado por um menino de sua escola que conhece apenas pelo pseudônimo Blue — usado nos e-mails que os dois trocam anonimamente. Mesmo com suas inseguranças, Simon sabe que não há nada de errado em ser quem é. Conforme o relacionamento virtual se aprofunda, ele vai precisar sair da sua zona de conforto para dar uma chance ao romance na vida real.

E sabe qual é a melhor parte? O universo de Com amor, Simon não termina aí! Podemos reencontrar nossos personagens favoritos na sequência Leah fora de sintonia, protagonizada pela melhor amiga de Simon, e em Com amor, Creekwood, que acompanha o grupo de amigos durante a faculdade!

 

7. Trilogia Para todos os garotos que já amei

Outra história que está conquistando cada vez mais corações (e leitores) é a trilogia Para todos os garotos que já amei. Se você já assistiu aos filmes, sabe que é impossível não se apaixonar pelo casal Lara Jean e Peter Kavinsky!

Na trama, o mundo de Lara Jean vira de cabeça para baixo quando suas cartas de amor secretas são entregues aos destinatários por engano. Mas, aos poucos, ela percebe que esse pequeno desastre pode ser a oportunidade perfeita para tirar seus romances do papel.

Com personagens cativantes e uma trama divertida sobre amor, amizade e amadurecimento, a trilogia é perfeita para quem gosta de leituras fofas e leves.  E, para os fãs que já leram tudo e aguardam ansiosamente o lançamento do próximo filme, a melhor forma de passar o tempo é mergulhar na Trilogia Verão, outra série maravilhosa da autora Jenny Han!

Comentários

10 Respostas para “Histórias que nos transformaram em leitores

  1. Os livros do John Green e o livros A menina que roubava livros, foram os livros que me fizeram se apaixonar pela leitura. Depois que li eles eu não parei mais de ler!!!

  2. Diário do vampiro.
    Uma história maravilhosa, é diferente da série porém sou apaixonada tanto pelo livro quanto a série

  3. Desde que me entendo por gente, sempre gostei de livros. O primeiro? Não me lembro, mas foram tantos na aula de biblioteca, que não dá pra enumerar.

  4. Muitos dos livros que vi aí foram os responsáveis por fazer minha adolescência tão nostálgica. Hoje tenho muitas saudades de quando podia simplesmente passar um tarde todinha lendo crepúsculo ou Percy Jackson ou qualquer outros livros que me levava para lugares desconhecidos e arrebatadores.
    Os livros são como portais, que nos leva a viver histórias e conhecer lugares e pessoas que jamais imaginaríamos que conheceríamos.

  5. Com amor, Simon. tudo mudou depois desse livro. Agradeço Muito por essa obra.❤️❤️❤️

  6. Nem lembro quais foram os primeiros livros que li, comecei cedo… mas o primeiro que realmente me apaixonei, foi Harry Potter.

  7. Lista bem fraca essa, composta de livros jovens e recentes. Onde esta a saga Harry Potter? Polyana, as crônicas de Nárnia, o hobbit? A pessoa que escreveu a matéria deve ter levado apenas seu gosto literário e provável aue tenha apenas uns 20 anos. Nao me senti representada nessa materia.

  8. O primeiro livro que me fez leitora nao me lembro sempre estava com um livro na mão, mais minha coleçao de livros começou com Para Sempre da autora Alisson Noel.❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *