Listas

5 mitos e verdades sobre o sono

21 / março / 2023

Será que o cafezinho está atrapalhando o seu sono? Dormir pouco pode afetar a saúde do seu coração? Existem muitos mitos e verdades sobre o curioso e maravilhoso mundo do sono. Em Por que nós dormimos, Matthew Walker, renomado neurocientista e especialista em sono, oferece um estudo revolucionário sobre como o sono afeta cada aspecto do nosso bem-estar físico e mental. A seguir, descubra a verdade por trás de cinco mitos e verdades sobre o sono.

 

#1 Café te impede de dormir — Verdade 

A cafeína é o estimulante psicoativo mais consumido — e abusado — no mundo. Capaz de suprimir artificialmente o sinal do sono, essa substância faz você se sentir mais alerta e desperto. Então, sim: o cafezinho é um dos maiores culpados por aquelas noites em que você fica se revirando na cama.

 

#2 Dormir mal pode afetar o seu coração — Verdade 

Sim, e não estamos falando no sentido poético. Adultos com mais de 45 anos que dormem menos de seis horas por noite são 200% mais propensos a sofrer um ataque cardíaco ou um derrame cerebral quando comparados aos que dormem de sete a oito horas. 

 

#3 Álcool ajuda a dormir — Falso

Muita gente acredita que o álcool nos adormece mais facilmente e até proporciona um sono mais profundo — mas isso é um mito. O álcool pertence à classe de drogas chamadas sedativas, ou seja, ele seda as pessoas, porém não induz o sono natural. Pelo contrário, a substância reprime a fase mais profunda do sono e o fragmenta. 

 

 #4 O clube das cinco da manhã é para todos — Falso 

Talvez o empecilho para se juntar ao clube dos milionários que acordam às cinco da manhã não seja apenas a conta bancária. Estima-se que cerca de 30% da população seja de tipo vespertino ou noturno. Isto é, por uma questão genética, algumas pessoas têm muita dificuldade de acordar cedo.

 

 #5 Dormir pode te ajudar a esquecer o ex — Verdade 

Estudos apontam que o sono REM oferece uma espécie de terapia noturna. Alguns pacientes conseguiram superar questões emocionais depois de terem sonhado expressamente com os temas e sentimentos que os traumatizaram na vida desperta. Para alguns estudiosos, o sono onírico é essencial para nos curarmos de feridas emocionais. 

 

Descubra como o sono afeta a saúde, os relacionamentos e a criatividade em Porque nós dormimos


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *