Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre A mandíbula de Caim

15 / dezembro / 2022

Escrito em 1934 pelo compilador de palavras cruzadas do The Observer, A mandíbula de Caim é um suspense policial diferente de tudo o que você já viu — ou leu. No livro, seis assassinatos acontecem, cada um cometido por um assassino diferente. O desenrolar desses crimes está perfeitamente descrito na obra, mas com um detalhe: todas as páginas foram impressas e encadernadas em ordem totalmente aleatória e a única maneira de descobrir o que aconteceu é colocando-as na sequência correta.

Com uma combinação original de jogos de palavras e pistas ocultas, o enigma de A mandíbula de Caim permanece um segredo e, quase noventa anos após seu lançamento, apenas pouquíssimas pessoas conseguiram desvendá-lo.

É importante frisar que, para manter as ideias originais do autor, todos os cuidados foram tomados durante o processo de tradução e edição do livro, que contou com a participação de um especialista na obra e a colaboração entre editores e tradutores de diversos países. Além disso, diferentemente das edições estrangeiras, A mandíbula de Caim tem páginas destacáveis, o que proporciona uma experiência de leitura totalmente distinta e permite que o leitor construa um quadro de investigação, o que facilita o trabalho daqueles que se lançam ao desafio.

 

Fenômeno do TikTok

Intrigante, original e muito instagramável, A mandíbula de Caim é um fenômeno no TikTok. Empolgados pelo desafio de colocar as páginas em ordem e identificar as seis vítimas e seus respectivos assassinos, milhares de leitores de todos os cantos do mundo compartilham nas redes sociais suas experiências de leitura, possíveis pistas e, claro, seus quadros de investigação.

Se você vai participar desse desafio e construir seu próprio mural de investigação, não deixe de compartilhá-lo conosco através da hashtag #amandibuladecaim!

 

Preciso mesmo destacar as páginas?

As páginas de A mandíbula de Caim são destacáveis para que o leitor tenha a opção de reordenar o livro. Além disso, destacar as páginas e montar um mural de investigação faz parte da experiência de leitura da obra — afinal, muito mais do que um suspense policial, o livro é um quebra-cabeça literário.

Mas, se você quer manter seu livro intacto, não se preocupe: também é possível tentar reorganizar a numeração sem tirar as páginas, apenas anotando pistas e possíveis soluções no próprio livro, na folha de respostas ou em qualquer outro lugar de sua preferência.

 

Como eu vou saber se acertei?

A editora inglesa de A mandíbula de Caim possui o gabarito com a sequência correta — deixada pelo autor — e passou para os editores estrangeiros, junto com a resolução do enigma. O leitor que quiser saber se conseguiu resolver os casos poderá enviar suas respostas para a Intrínseca avaliar. É muito simples: basta enviar a folha de respostas, com a sequência correta de páginas e a identificação dos nomes dos assassinos e das vítimas, para o endereço descrito e, caso a resposta esteja correta, a editora entrará em contato.

E aí? Preparados para desvendar o quebra-cabeça literário mais desafiador do mundo? Boa sorte!

 

Bônus: como seriam os signos desvendando A mandíbula de Caim?

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Editora Intrínseca (@intrinseca)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Editora Intrínseca (@intrinseca)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Editora Intrínseca (@intrinseca)


Saiba mais sobre os livros

Comentários

28 Respostas para “Tudo o que você precisa saber sobre A mandíbula de Caim

  1. Sobre “A mandíbula de Caim” – Peguei o livro da biblioteca, mas como vou enviar a folha de respostas se não posso destacar as folhas de um livro da biblioteca? Posso mandar de outra forma?

  2. Oi! Você pode entrar em contato com a sua biblioteca para tentar entender a melhor forma de concluir o desafio. Mas, nós só recebemos a resposta no papel original preenchido.

  3. Caso eu envie uma resposta errada como eu faço para reenviar outra tentativa?

  4. Como faço para enviar outra resposta caso a primeira esteja errada?

  5. Oi Victor! É possível enviar apenas uma resposta por exemplar de “A mandíbula de Caim”. Para enviar mais de uma resposta, é preciso adquirir mais de uma edição do livro.

  6. Posso encaminhar por email a minha folha de resposta original escaneada?

  7. Uma dúvida, na página resposta é listado em quatro blocos de 25 páginas…. para colocar em ordem, mas a página 100 pode ser a primeira ou devo coçar em ordem de 25 em 25?

  8. Oi! A organização em 4 blocos de 25 é apenas para facilitar a disposição na folha de respostas. Mas, isso não limita às respostas a grupos de 25.

  9. Onde consulto pra saber se já houve um vencedor?

  10. A investigação se limita a páginas ou trechos de frases?

  11. oi! a todas as páginas do livro! é preciso colocá-las em ordem 🙂

  12. Oi Rafael! Nos divulgaremos em todos os nossos canais assim que tivermos um vencedor 🙂

  13. existe algum prêmio caso descubra o mistério, ou é só pela experiência mesmo?

  14. Top vou comprar oque ganha acertando tods assassinos

  15. Oi, Ana! Não existe um gabarito do livro. Para saber se a sua resposta está correta, você deve preencher a folha de respostas, destacá-la e, depois, enviá-la para o endereço indicado 🙂 Nós entraremos em contato caso a resposta esteja correta. Boa sorte!

  16. Oi então o livro tem uma ordem correta, ou os assassinatos podem ser ditos em ordens aleatória tipo, descobrir um e coloco a ordem correta das páginas daquele assassinato, depois vou colocando conforme eu vou conseguindo achar os assassinatos, ou tem q vem qual foi o primeiro, o segundo ou
    Tipo assassinato 1 e tal
    Ou posso colocar na ordem q eu encontrar primeiro

  17. Existe uma ordem correta ou a ordem é conforme eu descubro?

  18. se eu acertar os seis crimes e não acertar a sequencia das paginas , fico sabendo se acertei o resultado parcial pelo menos ?

  19. Oi, Zé! Nós só entraremos em contato se a resposta estiver correta e de acordo com o nosso gabarito oficial 🙂

  20. Oi, Isabela! Na folha de respostas do livro existe um exemplo de como as respostas devem ser organizadas 🙂

  21. Oi, Isabela! Existe o gabarito oficial e a única forma de saber se as suas respostas estão certas é enviando a folha de respostas para a editora. No entanto, não existe uma regra do que fazer ou de como desvendar o mistério — você só deve justificar/explicar a forma como chegou aos resultados na sua folha de respostas!

  22. Tive uma resposta da gringa que tinha acertado 98%, já corrigi o erro e mandei dia 06/02, se ninguém mandou a resposta correta antes disso vocês vão divulgar o resultado dia 06/03?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *