Listas

Filmes e séries sobre o comportamento humano

12 / agosto / 2022

Entender como o ser humano se comporta é um processo longo e cheio de etapas. Seu comportamento é influenciado por vários fatores, entre eles as razões físicas, mentais e sociais. 

No novo livro do psicólogo Steven Pinker, o autor  nos conduz em uma viagem pelo pensamento humano e por como ele pode ser moldado por situações comuns. A partir de exemplos do dia a dia, o autor explora os mecanismos da mente e mostra como isso pode influenciar nosso comportamento. Pensando nisso, decidimos criar uma lista de filmes e séries sobre o comportamento humano. 

Black Mirror

Uma das séries mais famosas da atualidade, Black Mirror retrata a angústia coletiva em relação ao mundo moderno. Com muito suspense, cada história explora temas relacionados à paranoia tecnológica e mostra como a tecnologia transformou todos os aspectos da nossa vida.

Como mudar a sua mente 

A série documental criada a partir  do livro homônimo de Michael Pollan explora os poderes terapêuticos de psicodélicos. Dividida em 4 episódios, cada um aborda a história, implicações culturais e potencialidades do uso medicinal de substâncias como LSD, MDMA, psilocibina e peyote (sintetizado como mescalina), e mostra como essas substâncias estão revolucionando o tratamento de doenças mentais como depressão, transtornos obsessivo-compulsivos e estresse pós-traumático. 

Mindhunter

Com um conteúdo avassalador, Mindhunter é uma série que mergulha nos padrões da mente dos assassinos em série. Inspirada em pessoas reais, ela acompanha dois detetives do FBI que entrevistam serial killers célebres na esperança de entender a mente dos assassinos e, assim, conseguir resolver outros casos criminais. A série é complexa e nos mostra toda a perversidade da mentalidade humana. 

The sinner 

Na primeira temporada de The sinner, conhecemos a história de Cora e o motivo que a fez cometer um assassinato sem qualquer explicação aparente. O desprezo da personagem em relação ao mundo é explicado no decorrer da história, enquanto mergulhamos na construção de seu declínio. A série usa a psicanálise para explicar a mente da personagem.

Fragmentado 

Kevin tem 23 personalidades diferentes e consegue trazê-las para o primeiro plano com a força do pensamento. A história acompanha a psiquiatra que tenta compreendê-lo e ajudá-lo, dando origem a um thriller psicológico com cenas incríveis.

13 reasons Why

A trama gira em torno de uma adolescente que se suicida e deixa sete fitas explicando os motivos que a levaram a cometer tal ato. Abordando assuntos polêmicos como depressão, bullying, isolamento, abuso sexual e suicídio, a série trouxe à tona diversas questões mentais e comportamentais associadas ao quadro depressivo, o que fez com que muitos espectadores procurassem ajuda. 

Relatos selvagens 

O filme apresenta seis histórias que mostram a dificuldade de pessoas comuns para controlar os impulsos em momentos de tensão. Com uma mistura de humor ácido e sensibilidade, o longa trabalha a linha tênue entre sanidade e loucura.

 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *