Notícias

Como um agente mesquinho do baixo escalão da KGB ascendeu à presidência da Rússia

5 / agosto / 2022

 Livro conta a ascensão improvável de Vladimir Putin ao poder quase absoluto

O que há de desagradável em Vladimir Putin chama mais atenção a cada ano. Em O homem sem rosto encontramos relatos sobre o lado mais inescrupuloso da história do presidente russo: sua juventude agressiva; os assassinatos não resolvidos de alguns dos seus críticos políticos, tais como Anna Politkovskaya e Alexander Litvinenko; a expropriação de impérios de negócios privados; sua resposta desastrosa e insensível à morte de marinheiros russos a bordo do submarino Kursk, que afundou em 2000; e muitos outros casos sórdidos e inacreditáveis.

Em 1999, Boris Yeltsin, então presidente da Rússia, estava com a saúde bastante comprometida e baixa popularidade entre os russos. Com a ajuda de apoiadores corruptos de Yeltsin, Putin — um jovem desconhecido que sonhava em governar o mundo — de repente se torna um ótimo possível sucessor para a presidência. A Rússia e o Ocidente pareciam cegos, determinados a ver nele o líder progressista de seus sonhos, mesmo quando, já no poder, Putin assume o controle da mídia nacional, praticando crimes e assassinatos contra rivais e críticos políticos, e destrói o frágil sistema eleitoral do país, concentrando o poder nas mãos de seus comparsas.

Ao entrevistar diversas figuras importantes que participaram diretamente dos acontecimentos mais emblemáticos do governo, Masha Gessen faz um relato implacável da ascensão de Putin ao poder — e de tudo que ele foi capaz de fazer para permanecer nele.

Jornalista do New York Times, Gessen escreve sobre a Rússia, autocracia, direitos LGBTQIAPN+ e tem uma vasta experiência em revistas científicas. Vencedore de diversos prêmios jornalísticos pela relevância de seus trabalhos, elu é referência mundial na cobertura e análise política do governo russo. Em 2013, quando a campanha antigays se tornou um dos pilares da política do Kremlin, Gessen se mudou para Nova York com a esposa e os filhos.

O homem sem rosto chega às livrarias no dia 2 de setembro, mas já está disponível para a pré-venda!

Nota dos editores: Masha Gessen, autore de O homem sem rosto, se identifica como não binárie. Como o livro é um relançamento e foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2012, antes delu se identificar como tal, mantivemos as menções a elu como no original, adotando uma padronização acordada com ê autore. Em todos os outros casos, procuramos manter construções neutras.

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *