Listas

7 animações (e uma HQ) para refletir sobre a morte com crianças e adultos

10 / agosto / 2022

Conversar sobre a morte nunca é uma tarefa fácil. Em família, tentar explicar esse acontecimento — intenso e estranho, mas também tão natural — pode ser um desafio muito grande. São muitas as obras que buscam, de diferentes formas, introduzir esse diálogo com as crianças, para que o assunto se torne um pouco menos doloroso. 

Pensando nisso, separamos sete animações (e uma HQ) incríveis repletas de ensinamentos sobre família, ancestralidade, amor e amizade. Perfeitas para crianças e adultos, elas nos estimulam a refletir, acima de tudo, sobre a nossa relação com a morte. Confira a seleção: 

 

Viva – A vida é uma festa (2017)

Miguel sonha em ser um músico famoso, apesar da desaprovação da família.

Em meio às celebrações do Día de los Muertos, o menino embarca em um jornada extraordinária, descobre diferentes elementos de sua cultura e revisita a história de seus antepassados.

 

O Irmão Urso (2003)

Kenai é um bravo jovem indígena que detesta ursos. Quando seu irmão é assassinado por um, ele jura vingança e mata o animal. O que ele não esperava era que, ao fazer isso, seria amaldiçoado pelos deuses da floresta, que o transformam no animal que ele mais odeia. 

Em sua nova forma, Kenai é obrigado a refletir sobre seus sentimentos e sobre a importância da família, da amizade e do afeto.

 

Meu amigo Totoro (1988)

Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, para ficarem mais perto do hospital onde a mãe delas está internada.

Na nova casa, as duas encontram criaturas mágicas, aprendem sobre a importância da amizade e encaram os desafios de amadurecer.

 

Up – Altas Aventuras (2009)

Na história, Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com a esposa, a falecida Ellie. Marcado pelo luto e por um incidente na cidade, ele decide viajar para uma floresta na América do Sul, de forma muito inusitada — dentro de sua própria casa, erguida aos céus por balões. A questão é que Russell, um escoteiro de 8 anos, acabou embarcando sem querer junto com ele nessa jornada. 

A obra explora os desafios do amor e a importância das amizades, independentemente da forma como elas desabrocham.

 

Dois Irmãos (2020)

Em um mundo onde a tecnologia substituiu a magia, dois irmãos elfos recebem um cajado de bruxo capaz de trazer seu falecido pai de volta à vida.

Sem qualquer conhecimento de magia, Ian e Barley não conseguem executar o feitiço corretamente e acabam criando uma criatura sem cabeça. 

A partir daí, os personagens têm 24 horas para tentar encontrar a solução mágica para o erro que cometeram — enquanto aproveitam preciosos momentos com o pai (ainda que ele não esteja 100% presente, digamos). Nessa jornada repleta de aventuras e desafios, os dois aprendem sobre a importância da família, do amor e das segundas chances.

 

Soul (2020)

Joe é um professor de música para crianças apaixonado por jazz. Sua vida não foi exatamente como ele esperava, mas isso não significa que ele perdeu as esperanças no futuro. 

Quando, sem querer, ele viaja para outra realidade e se vê obrigado a ajudar uma outra pessoa a encontrar sua paixão, Joe acaba por encontrar, também, o verdadeiro sentido da vida.

 

A festa no céu (2014)

Manolo está dividido entre cumprir as expectativas da sua família de toureiros e seguir o próprio coração.

Tentando se decidir, ele embarca em uma jornada inesquecível pelos três mundos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Eternizados, onde encontra figuras marcantes.

 

Fantasmas 

Uma aventura divertida para crianças e adultos, o novo livro de Raina Telgemeier conta a história de Cat, uma menina que precisa se mudar com a família por conta da doença da irmã mais nova.

Na nova cidade, ela se depara com fantasmas, enfrenta seus maiores medos, se conecta com sua herança mexicana e aprende a importância da família.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *