Listas, Notícias

Os livros que você precisa conhecer na Bienal

1 / julho / 2022

A 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está chegando! Além de acompanhar mesas com autores incríveis, a Bienal é perfeita para conhecer e explorar diversos títulos do nosso catálogo! Separamos aqui algumas das nossas escolhas para você conferir no estande da Intrínseca!

 

 

Para quem não resiste a um romance fofo: 

 

Coleção Amor & Livros, de Jenna Evans Welch

 

As histórias de Jenna Evans Welch trazem garotas que desbravam o mundo em jornadas de amadurecimento, com direito a segredos de família, decepções amorosas e paixões inesquecíveis. Seja nas gelaterias da Itália de Amor & gelato, nas estradas da Irlanda de Amor & sorte, ou nos mares da Grécia de Amor & azeitonas, o amor está sempre à espera.

 

Jenna vem ao Brasil pela primeira vez e estará na Bienal de São Paulo, em uma conversa com a escritora Clara Savelli, no dia 10 de julho, às 13h. As senhas da sessão de autógrafos na Arena Cultural estão esgotadas, e por isso faremos uma sessão extra com a autora na Livraria da Vila do Shopping Center Norte. O evento acontecerá no dia 10 de julho, domingo, às 18h. As senhas são limitadas e serão distribuídas no dia e no local do evento, às 15h.  

 

Trilogia Verão, de Jenny Han

 

Com a recente adaptação no Amazon Prime Video, O verão que mudou minha vida tem feito barulho nas redes! Nos três títulos da Trilogia Verão, de Jenny Han, autora de Para todos os garotos que já amei, acompanhamos Isabel Conklin, a Belly, em uma jornada de autoconhecimento, primeiros amores, amizade e algumas confusões. Jovem e romântica, ela tem nas férias na casa de praia dos irmãos Conrad e Jeremiah Fisher, amigos da família, o ponto alto de sua vida. Em meio aos verões de sua adolescência, ela ama e se arrisca em um complicado triângulo amoroso com os dois garotos e descobre que amadurecer significa aprender a tomar decisões difíceis.

 

As férias da minha vida, de Clara Savelli

 

Desde os quinze anos Ísis sonha em fazer uma viagem dos sonhos ao lado da melhor amiga, Vivi. 

Dois anos depois, aos dezessete, esse momento vai finalmente se concretizar. Por influência de Cecília, a tia hilária de Vivi, elas embarcam rumo à República Dominicana. Sol, praia, partidas de vôlei e tranquilidade… o paraíso. No entanto, o universo parece ter outros planos, que envolvem surpresas, reviravoltas e, quem sabe, até um novo amor. Ísis vai descobrir que o inesperado pode trazer experiências inesquecíveis.

 

Na quinta-feira, 7 de julho, às 17h, a autora estará no estande da Amazon para bater um papo sobre o papel da revisão nos livros com Felipe Sali, Marcos Marcionilo e Cassia Carrenho. Savelli também participará de duas outras mesas. Confira a programação completa aqui. 

 

E se fosse a gente?, de Becky Albertalli e Adam Silvera

 

Arthur e Ben não poderiam estar em momentos mais diferentes: um está determinado a viver uma grande aventura ao estilo dos musicais da Broadway que tanto ama, enquanto o outro não quer saber de romance depois de um término complicado. Quando os dois se conhecem em um agência dos correios, não parece apenas uma coincidência, embora cada um tome um rumo diferente. Entre encontros e desencontros, Ben e Arthur questionam se o universo quer uni-los ou separá-los de vez.

 

Os dois morrem no final, de Adam Silvera

 

No best-seller de Adam Silvera, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Graças a um aplicativo, Rufus e Mateo se encontram para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia. Sensível e emocionante, Os dois morrem no final mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas

 

Livros de Beth O’Leary

 

Nesta Bienal, temos um encontro marcado também com a maravilhosa Beth O’Leary, autora de romances que colecionam milhares de fãs pelo mundo todo. Beth falará sobre seus livros e sua carreira em um painel virtual no dia 8 de julho, às 11h30 na Arena Cultural! 

Conheça Teto para dois, romance no qual dois desconhecidos fecham um contrato de aluguel de seis meses sem se verem, resolvendo as trivialidades do dia a dia por post-its; A troca, que acompanha Leena, de 29 anos, e sua avó, Eileen, de 79, trocando de lugar para mudar radicalmente a rotina e encaixar a vida de volta nos trilhos; e Na estrada com o ex, no qual ex-namorados pegam a estrada juntos depois de um acidente inoportuno e são obrigados a confrontar suas escolhas do passado.

 

Para os amantes de literatura safada: 

 

Aconteceu naquele verão, de Tessa Bailey

 

Quando a it girl Piper Bellinger passa dos limites, seu padrasto dá um basta em seu estilo de vida inconsequente e a manda para Westport, uma pequena cidade pesqueira. Ao chegar lá, Piper conhece Brendan, um capitão barbudo que está certo de que a garota não aguentará nem uma semana. A atração entre eles é inegável, e Piper acaba encontrando em Westport um lar e começa a se perguntar se a vida vazia que levava é realmente o que deseja.

 

Através da minha janela, de Ariana Godoy

 

Aos dezoito anos, Raquel observa pela janela de seu quarto cada passo de seu vizinho. Lindo como um deus grego, Ares Hidalgo é a paixão secreta de Raquel desde que ela era criança.

Após descobrir que Ares vem usando sua senha do wi-fi sem permissão, Raquel reúne coragem para confrontá-lo, e é nessa noite que tem início um jogo de atração e obsessão enlouquecedor e inebriante, que vai mostrar a Ares que ela não é a garota tímida e insegura que todos imaginavam. O livro, primeiro volume da trilogia Os irmãos Hidalgo, ganhou uma adaptação de sucesso pela Netflix! 

 

Para quem curte universos distópicos e fantasias incríveis:

 

Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao

 

Em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante, Wu Zetian tem apenas um objetivo: vingar a morte da irmã. Aos dezoito anos, ela se alista como concubina, uma serva conectada a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às máquinas de guerra gigantes que combatem os alienígenas do outro lado da Grande Muralha e protegem a humanidade. A situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, aquela que suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte.

 

No sábado, 2 de julho, às 14h30, Xiran Jay Zhao estará na Arena Cultural da Bienal para uma conversa com Isa Souza, do @afrofuturas, com uma sessão de autógrafos em seguida. Domingo, 3 de julho, haverá uma sessão de autógrafos extra, na Arena Cultural.

 

 

A Guerra da Papoula, de R.F. Kuang

 

Considerada uma das 100 melhores fantasias de todos os tempos pela revista Time, A Guerra da Papoula é uma história brutal e brilhante sobre os horrores da guerra e o colapso de impérios. No Império Nikara, a paz reina, mas não por muito tempo, porque há boatos de que a Terceira Guerra da Papoula pode estourar a qualquer momento. A academia militar mais prestigiada da nação prepara seus estudantes para o combate: filhos da elite e, inesperadamente, uma órfã de guerra. Condenada a uma vida miserável, Rin fez de tudo para reescrever o próprio destino. Estudou dia e noite para o exame imperial e passou. Mas, ao chegar a Sinegard, ela descobre que uma garota pobre e de pele escura não é bem-vinda naquele lugar. Com a ajuda de um mestre excêntrico e de substâncias psicoativas, ela passa a acessar a força de uma deusa vingativa e perigosa. Quando o conflito com o país vizinho eclode, Rin entende que, para ganhar a guerra, talvez tenha que perder sua humanidade.

 

 

A sociedade de Atlas, de Olivie Blake

 

Neste fenômeno do TikTok, o misterioso Atlas Blakely convoca a cada década os seis mágicos mais talentosos do mundo para a iniciação na Sociedade Alexandrina, uma das instituições mais poderosas e antigas da humanidade.  Conforme são desafiados por missões cada vez mais sombrias, os mágicos vão descobrir que conhecimento é carnificina , que o poder é uma força viciante e perigosa, e que um deles não poderá concluir a iniciação.  

 

 

Lendários, de Tracy Deonn

 

Após perder a mãe, partir parecia a única fuga possível para Bree Matthews. Por isso, a jovem decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio. A descoberta aterrorizante a conduz até os Lendários, descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, membros de uma ordem secreta formada por jovens que caçam e destroem essas criaturas demoníacas e protegem a humanidade. Entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. 

 

 

O Serviço de Entregas Monstruosas, de Jim Anotsu

 

Num mundo cheio de objetos mágicos poderosos, é preciso um serviço de confiança para transportá-los: o Serviço de Entregas Monstruosas! Na sua primeiríssima entrega, o humano Gustavo e a fada Strix sofrem uma tentativa de roubo na cidade de Bello Horizonte. Isso porque, sem saber, eles carregavam uma raridade digna da atenção de grandes mestres do crime… o último ovo de Dragão da Patagônia. Quem diria que dentro de uma simples encomenda estava o início de uma aventura épica?

 

No último domingo da Bienal, dia 10 de julho, às 11h30, Jim Anotsu vai bater um papo sobre aventura para jovens com Lavínia Rocha, Thiago Lee e Gustavo Rosseb.

 

 

Avatar: a lenda de Aang – A promessa, de Bryan Konietzko, Michael Dante DiMartino, Gene Luen Yang, Gurihiru e Michael Heisler

 

Um ano depois de pôr fim à disputa centenária entre as grandes nações ao derrotar o Senhor do Fogo Ozai, o Avatar deseja garantir a liberdade e a harmonia restaurando as culturas originais de cada nação. Mas quando seu plano para realocar os colonos da Nação do Fogo que moram no Reino da Terra dá errado, o acordo entre o Senhor do Fogo Zuko e o Rei da Terra Kuei é colocado em xeque. As tensões aumentam, os povos se dividem e a amizade de Aang e Zuko é abalada por uma terrível promessa.

 

Stranger Things: Raízes do mal, de Gwenda Bond, e Stranger Things: Cidade nas trevas, de Adam Christopher 

 

Depois de roer as unhas e maratonar o volume 2 da quarta temporada de Stranger Things, que sai hoje, dia 1º de julho, aventure-se no universo expandido da série em Raízes do mal e Cidade nas trevas! 

Raízes do mal acompanha a aterrorizante origem dos projetos do Laboratório de Hawkins, liderados pelo cruel dr. Martin Brenner. Já Cidade nas trevas, segundo livro oficial da série, explora o passado perturbador de um dos personagens mais queridos do público: o chefe de polícia Jim Hopper.

 

Para os fãs de true crime e de thrillers emocionantes: 

 

 

Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé 

 

O podcast Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé, nasceu em janeiro de 2020 e angariou uma audiência gigantesca de aficionados em true crime, tornando-se o podcast sobre crimes mais ouvido do Brasil. Agora, as duas trazem para o papel toda a experiência que acumularam em mais de cem episódios, em um livro definitivo para quem quer saber tudo sobre esse universo que conquista cada vez mais fãs.

 

No primeiro sábado do evento, 2 de julho, contaremos com a presença da Carol e da Mabê, que,  junto com Ivan Mizanzuk, do podcast Projeto Humanos, vão bater um papo sobre crimes reais na Arena Cultural, às 19h.

 

O apartamento de Paris, de Lucy Foley 

 

Autora de A última festa e A lista de convidados, a inglesa Lucy Foley retorna à cena do thriller com o eletrizante O apartamento de Paris

Sozinha, desempregada e sem dinheiro, Jess pede abrigo ao meio-irmão, Ben, em seu apartamento em Paris. Ao chegar lá, ela encontra a carteira e as chaves de Ben, mas nenhum sinal do rapaz. Em meio à sua busca cada vez mais misteriosa e sem saber em quem confiar, Jess acaba construindo relações diversas com os moradores. Todos são vizinhos. Todos são suspeitos. E todos têm algo a esconder.

 

Manual de assassinato para boas garotas, de Holly Jackson

 

Todos em Little Kilton conhecem o caso de Andie Bell, a garota linda e popular que foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que se suicidou após o crime. Cinco anos depois, Pip, prestes a se formar no ensino médio, decide analisar o crime em seu projeto de conclusão de curso e descobre que a verdade é muito mais perigosa e aterrorizante do que ela imaginava. 

 

Para quem ama mulheres protagonistas resilientes: 

 

 

Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens

 

Com adaptação assinada por Reese Witherspoon marcada para o segundo semestre de 2022 e embalada por uma música original de Taylor Swift na trilha sonora, Um lugar bem longe daqui ganhou destaque além dos milhares de corações já conquistados desde o seu lançamento pela Intrínseca em 2019. 

 

Kya, a “Menina do Brejo”, sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, em uma cidade costeira da Carolina do Norte. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que um deles é encontrado morto. Uma ode à natureza, o romance embala mistério e formação em uma surpreendente e emocionante história. 

 

 

Não nasci para agradar, de Michelle Quach

 

Eliza Quan é a candidata perfeita para o cargo de editora-chefe do jornal da escola, mas todas as suas vastas qualificações são deixadas de lado quando o ex-atleta Len DiMartile entra na disputa – tudo porque ele se parece mais com um líder, ou seja, é um garoto. Quando as frustrações de Eliza são divulgadas em um manifesto publicado sem seu aval, ela se torna um símbolo feminista na escola. Obrigada a trabalhar ao lado do arqui-inimigo, Eliza é confrontada por um terrível sentimento: será que ela está se apaixonando pelo garoto que é a própria personificação do patriarcado? 

 

Kim Jiyoung, nascida em 1982, de Cho Nam-Joo

 

Em um pequeno apartamento nos arredores de Seul, vive Kim Jiyoung. Uma millennial comum, Jiyoung largou seu emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida em tempo integral. Mas, em pouco tempo, ela começa a agir de forma estranha: passa a personificar vozes de outras mulheres conhecidas — vivas e mortas. A estranheza de seu comportamento cresce na mesma proporção que a frustração do marido, que acaba aconselhando a esposa a se consultar com um psiquiatra.

 

Conhecemos, a partir deste ponto, toda a história de vida da personagem. Logo percebemos que, em diferentes aspectos da trajetória de Kim Jiyoung, o machismo e a desigualdade de gênero se fizeram presentes, influenciando sua rotina, seu  modo de agir e suas escolhas.

 

Água fresca para as flores, de Valérie Perrin

 

Violette Toussaint é zeladora em um cemitério, onde convive com pessoas que sofreram algum tipo de perda, formando uma família peculiar. Quando Julien Seul chega, insistindo em deixar as cinzas de sua mãe no túmulo de um desconhecido, o passado de Violette vem à tona e desenterra sentimentos há muito esquecidos. Com sua comovente e poética ode ao cotidiano, Água fresca para as flores é um relato íntimo e atemporal sobre a capacidade de redenção do amor.

 

Leia mais Listas

6 indicações de romances com opostos que se atraem

6 indicações de romances com opostos que se atraem

4 mulheres que descobriram que não conheciam o próprio marido

4 mulheres que descobriram que não conheciam o próprio marido

Filmes e séries sobre o comportamento humano

Filmes e séries sobre o comportamento humano

4 conselhos de pais incríveis para uma vida melhor

4 conselhos de pais incríveis para uma vida melhor

Comentários

2 Respostas para “Os livros que você precisa conhecer na Bienal

  1. Tem o livro a árvore dos desejos ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *