Listas

5 mistérios que não são mistérios

15 / julho / 2022

Alguns mistérios famosos despertaram a curiosidade de milhares de pessoas em todo o mundo, gerando inúmeras teorias da conspiração até serem desvendados. A verdade é que, às vezes, a resposta para alguns dos grandes mistérios da humanidade são mais simples do que podemos imaginar. A seguir, listamos 5 histórias que assombraram e confundiram o mundo mas que, no fim, não eram nenhum mistério.

 

Anastásia Romanov

Um dos grandes mistérios da história foi o suposto desaparecimento de Anastásia, filha do czar Nicolau II. Em 17 de julho de 1918, os Romanov foram assassinados pelas tropas bolcheviques. No entanto, ao longo de décadas, surgiram teorias de que Anastasia teria sobrevivido ao massacre da família. 

Em 1920, em Berlim, na Alemanha, uma jovem tentou cometer suicídio jogando-se de uma ponte. A moça foi resgatada, mas a sua identidade era um mistério e a única coisa que as autoridades sabiam era que ela tinha um forte sotaque russo. Depois de algum tempo, a mulher afirmou que era Anastásia Romanov e que teria conseguido sobreviver ao massacre da família após conseguir fugir com a ajuda de um soldado. 

No entanto, quando a moça morreu, em 1984, exames de DNA mostraram que ela  não era a filha perdida do czar mas, sim, uma operária polonesa. O mistério chegou ao fim apenas em 2008, quando cientistas descobriram as ossadas de Anastásia. Na verdade, a jovem não conseguiu escapar do massacre — era apenas boato.

 

O homem do guarda-chuva

No dia do assassinato de John F. Kennedy, um homem segurou e girou um guarda-chuva aberto, no sentido horário, segundos antes dos disparos que mataram o presidente. O estranho gesto, em um dia ensolarado, gerou inúmeras teorias da conspiração e a polícia pediu que a população fornecesse qualquer informação que levasse ao paradeiro do suspeito. 

Quinze anos depois, o homem veio a público e explicou que a ideia de segurar o objeto era apenas para provocar o presidente, já que o guarda-chuva preto era o símbolo de Joseph Kennedy, pai de John F. Kennedy, muito criticado por seus opositores durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com o homem: “Se o Guinness Book tivesse uma categoria para pessoas que estavam no lugar errado na hora errada, fazendo a coisa errada, eu seria o número 1.” 

 

Agatha Christie

Em 1926, o carro de Agatha Christie foi encontrado abandonado com os faróis acesos. No interior do veículo, havia uma mala e um casaco, mas nenhum sinal dela. O caso virou manchete em todos os jornais, e não faltaram especulações sobre o que teria acontecido. Dez dias depois, o mistério foi solucionado: a autora estava, na verdade, hospedada em um hotel luxuoso, usando o nome falso de Theresa Neale, o mesmo sobrenome da amante do seu marido.

 

Círculos em plantações

No final dos anos 1970, o aparecimento de desenhos misteriosos em plantações despertou a curiosidade das pessoas. Muitos acreditavam ser obra de extraterrestres ou de viajantes do tempo. O evento serviu de inspiração para o filme Sinais, de M. Night Shyamalan. Em 1996, Doug Bower e Dave Chorley (que se autodenominam “um par de pregadores de peças”) revelaram ser os responsáveis pela criação de mais de 200 desenhos apenas na Inglaterra.

 

Triângulo das Bermudas

Você certamente já ouviu falar que o Triângulo das Bermudas é o local mais perigoso do Atlântico. Nas histórias, navios desaparecem misteriosamente, e aviões que sobrevoam o local nunca alcançam seu destino. A verdade é que essa parte do oceano não é nada mortal. Em 2013, a World Wide Fund fez um mapeamento das áreas mais perigosas para os navios, e o Triângulo das Bermudas nem sequer aparece na lista.

Se você quer mistério de verdade, precisa ler A última coisa que ele me falou. O livro, escrito por Laura Dave, acompanha uma mulher que tenta desvendar não apenas o paradeiro do marido, mas também descobrir a sua verdadeira identidade. Sucesso de público e crítica, esse suspense eletrizante será adaptado para minissérie pelo Apple TV+, em uma produção estrelada por Jennifer Garner (De Repente 30) e Nikolaj Coster-Waldau (Game of Thrones).

Tags , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

3 Respostas para “5 mistérios que não são mistérios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *