Listas

4 cultos bizarros ao redor do mundo

12 / julho / 2022

Secretos e polêmicos, os cultos sempre estiveram presentes no mundo, propagando crenças bizarras, fanatismo e rituais assustadores. Muitas vezes, servem de inspiração para livros, como é o caso de A família perfeita.

No thriller psicológico de Lisa Jewell, três corpos foram encontrados em uma mansão em Cheyne Walk. O casal Lamb e um homem não identificado jaziam no chão da cozinha, vestindo roupas pretas e descalços, e tudo indicava que os três haviam cometido suicídio, por conta de um ritual satânico. Além deles, apenas um bebê foi encontrado, bem cuidado e com um bilhete que parecia ter sido escrito às pressas.

Se você acha que isso só existe nos livros, é aí que você se engana! Pensando nisso, criamos uma lista com quatros cultos bizarros ao redor do mundo. 

1 – Culto Matamoros 


A seita de narcossatânicos liderada por Adolfo de Jesús Constanzo ficava localizada em Matamoros, no México. Ele acreditava ser um poderoso feiticeiro e dizia que, para ganhar mais poder e alimentar sua magia profana, precisava realizar sacrifícios humanos. Durante a década de 1980, Adolfo começou a convencer várias pessoas de seus poderes sobrenaturais, criando um culto de morte.

Seus seguidores iam até zonas rurais para buscar vítimas para seus sacrifícios, provocando uma trilha de crimes que durou até 1989, quando finalmente foram descobertos. Temendo ser pego, Adolfo Constanzo pediu a um dos seguidores que atirasse nele e na esposa. Até hoje não se sabe exatamente quantas pessoas foram sacrificadas pelo grupo.

2 – Portões do Paraíso




Marshall Applewhite era o líder religioso da Heaven’s Gate (Portões do Paraíso) e foi responsável pelo suicídio coletivo de todos os membros em 1997. Os frequentadores do culto acreditavam cegamente que extraterrestres faziam parte da história humana e tinham fé de que, quando morressem, seriam transportados para uma nave espacial.

Em 1997, a aparição do cometa Hale-Bopp foi interpretada como o suposto sinal para ingressarem na nave e alcançarem a eternidade intergalática. Com isso, eles entraram em uma casa e tiraram a própria vida. Todos os homens do grupo, incluindo o líder Marshall, se castraram antes de morrer. Na HBO Max, você encontra um documentário sobre o caso.

3 – Filhos de Deus




No início da década de 1970, um grupo liderado pelo padre David Berg, também conhecido como Berg de Moisés, estava recrutando jovens para participar de uma comunidade chamada Filhos de Deus. Em 1974, o culto já contava com mais de 4 mil membros em 70 países. 

Berg encorajava relacionamentos sexuais abertos entre os membros, e o grupo chegou a ser acusado de incentivar o abuso infantil, além de praticar o que ficou conhecido como “flerte de pescaria”, quando se envolviam em relacionamentos físicos para atrair novos membros. No final da década de 1980, o culto encerrou essas práticas por conta de ISTs.

4 – A Família Manson




Criada por Charles Manson, a Família Manson era uma comunidade hippie influenciada por ideais apocalípticos de guerra racial, nos quais os afro-americanos sairiam vitoriosos, mas dependeriam dos brancos para sobreviver. A ideia de Manson era que o grupo se escondesse durante o conflito e depois tomasse o poder.

Manson incetivava os seus seguidores a cometerem assassinatos das formas mais cruéis possíveis e a culparem os negros, o que resultou na morte de várias pessoas, incluindo a atriz Sharon Tate, à época grávida de seu primeiro filho com o diretor Roman Polanski. O modus operandi dos assassinos envolvia esfaquear as vítimas e deixar mensagens com seu sangue. Manson foi condenado à pena de morte, mas sua condenação foi transferida para prisão perpetua após o Supremo Tribunal da Califórnia invalidar as sentenças de morte antes de 1972. Ele morreu em 2017 por causas naturais. 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *