Notícias

Os exageros do governo Putin pelos olhos de um investidor banido da Rússia

4 / maio / 2022

Alerta vermelho, de Bill Browder, retorna às livrarias com nova impressão 

Banido e deportado da Rússia, Bill Browder dedica sua vida a denunciar os exageros do governo Putin. Mas sua trajetória de ativista ocorreu por acidente: CEO e fundador do Hermitage Capital Management, Browder fez fortuna investindo na privatização de estatais nos anos 1990 e se consolidou como o maior investidor estrangeiro da história da Rússia. Até se tornar, em 2005, o inimigo número um de Putin.

Em Alerta vermelho, publicado em 2016 pela Intrínseca e que retorna agora às livrarias, Browder expõe casos chocantes de corrupção no país e o brutal assassinato de seu advogado, Sergei Magnitsky, que testemunhara contra funcionários do governo russo em 2009. O caso continua sem solução até hoje. Em abril, o autor dá continuidade a suas denúncias ao lançar nos Estados Unidos o livro Freezing Order, que será lançado no Brasil no segundo semestre. 

Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o empresário voltou à mídia para expor sua expertise frente a um cenário de grande instabilidade. Em entrevista à Folha de S.Paulo no início do ano, Browder analisou as implicações das sanções da Europa e dos Estados Unidos à Rússia, e afirmou que elas não serão suficientes para fazer Putin recuar (o que, de fato, não aconteceu até agora). O investidor oferece uma tentativa de solução por outro caminho: um corte de compras do petróleo e gás russos por parte dos governos europeus poderia impactar muito mais a economia do país. 

Em meio a um cenário de grande instabilidade mundial, Alerta vermelho é um importante livro para refletirmos sobre o crescimento do capitalismo e do governo russo, e, inevitavelmente, sobre Vladimir Putin. O livro já está disponível em diversas livrarias e lojas on-line. Garanta já o seu! 

Tags , , , , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *