Listas

7 livros para quem quer saber mais sobre ciência e saúde

7 / abril / 2022

 

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 como uma forma de incentivar a conscientização, as ações e as pesquisas que contribuem para os avanços que aumentam a qualidade de vida das pessoas.  

A recente pandemia causada pela Covid-19 reacendeu os debates sobre saúde pública, principalmente em relação às descobertas que tornam possíveis os tratamentos de doenças e as medidas preventivas, como as vacinas. Muito além de nos hospitais, a saúde é prioridade nos laboratórios, nas salas de aula, nas clínicas e em diversos outros lugares., Para marcar esta data, criamos uma lista com recomendações de leituras para quem se interessa pelo tema:

 

  1. Medicina dos horrores

Tema: A história da cirurgia

As salas de cirurgia nem sempre foram como conhecemos hoje. Na verdade, durante muitos anos os procedimentos cirúrgicos sequer eram feitos em salas, e sim em anfiteatros lotados de espectadores. Atualmente, pode ser difícil imaginar um mundo que não entende a importância da assepsia, já que estamos rodeados por álcool em gel, mas Medicina dos horrores está aqui para provar que essa realidade existiu e que coisas curiosas (e assustadoras) aconteciam naquela época. Tudo isso contextualizado pela história de Joseph Lister, um médico revolucionário que ficou conhecido como o “pai” da cirurgia moderna. 

 

  1. A decodificadora

Tema: Edição do DNA

O que as vacinas de RNA mensageiro (como a da Pfizer) e a edição genética têm em comum? Ambas só são possíveis graças ao método CRISPR/Cas9, criado pela cientista Jennifer Doudna e por sua equipe. A decodificadora, de Walter Isaacson, é a biografia da cientista que ganhou o Prêmio Nobel de Química de 2020 por apresentar pela primeira vez uma técnica que permite a edição do DNA, com detalhes do desenvolvimento e as potenciais consequências dessa revolução biológica.

 

  1. Respire

Tema: A importância da respiração

Respirar parece a tarefa mais fácil de nossa vida, mas esse é um tema bem mais complexo do que imaginamos! Cada vez mais as pessoas têm desaprendido a respirar da maneira correta, o que traz uma série de prejuízos para nossa saúde e bem-estar. Respire, de James Nestor, mostra de forma prática como exercícios conscientes de respiração – desde um simples inspirar e expirar até técnicas de meditação – podem melhorar ocondicionamento físico, rejuvenescer os órgãos e até nos proteger contra doenças.

 

  1. Por que nós dormimos

Tema: Os efeitos do sono

O sono humano sempre foi um enigma para a ciência, até que descobertas recentes mostraram que o ato de dormir, além de fundamental para a saúde física e mental, é também um enorme aliado na regulação de hormônios, na prevenção de doenças e até na desaceleração do envelhecimento. Por que nós dormimos, do neurocirurgião Matthews Walker, analisa os efeitos do sono e oferece dicas valiosas para dormirmos bem todas as noites.

 

  1. A vacina e História de uma vacina

Tema: Vacinas para covid-19

Em 2020, o mundo assistiu com máxima expectativa à corrida científica para desenvolver vacinas capazes de combater o vírus causador da Covid-19 no menor tempo possível. Dois anos depois, enquanto o número de vacinados cresce, podemos finalmente conhecer as pessoas e histórias por trás desse momento tão emblemático. A vacina nos apresenta ao casal de cientistas pioneiros que foi responsável pela vacina BioTech/Pfizer, e História de uma vacina é um relato autobiográfico da cientista brasileira que liderou os testes da vacina Oxford/Astrazeneca no país. 

 

  1. Em suas mãos

Tema: Saúde no estilo de vida

Médico há mais de quarenta anos, o Dr. Cláudio Domênico entende muito bem a importância de fazer as escolhas certas quando o assunto é saúde. No livro Em suas mãos, ele usa a própria experiência nos consultórios para orientar os leitores sobre o impacto positivo que pequenas mudanças de hábitos podem trazer para nossa qualidade de vida. Com tom acolhedor e humano, ele compartilha histórias inspiradoras para aqueles que ainda precisam de um empurrãozinho para colocar a saúde em primeiro lugar.

Comentários

4 Respostas para “7 livros para quem quer saber mais sobre ciência e saúde

  1. Eu amo ler livros científicos, principalmente quando são escritos de uma forma fácil de entender. Quero mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *