Listas

5 motivos para você ler Viúva de Ferro

24 / março / 2022

Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é ser escolhida para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens. Juntos eles fornecem energia às crisálidas, máquinas de guerra gigantes que combatem alienígenas e protegem a humanidade. Essa conexão mental tão intensa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte. Aos dezoito anos, Wu Zetian  se alista como concubina com apenas um objetivo: vingar a morte da irmã. Essa é a premissa do eletrizante Viúva de Ferro, romance de estreia de Xiran Jay Zhao.

Se você ainda não leu essa fantasia com toques de ficção científica, está esperando o quê? Listamos cinco motivos para  você não perder essa leitura impactante:

1. As discussões sobre papéis de gênero, sexualidade, feminismo e patriarcado

Huaxia, o universo apresentado em Viúva de Ferro, é governado por uma sociedade patriarcal e misógina, em que a vida das mulheres é completamente descartável. Enquanto os pilotos masculinos são tratados como heróis, meninas e mulheres são forçadas a acreditar que sua vida vale menos do que a deles. É nesse cenário assustador que surge a destemida Wu Zetian, uma jovem que desafia todas as regras e não tem medo de enfrentar e questionar o que lhe é imposto: “Não importa o quanto me xinguem, me ameacem ou me espanquem, jamais vão conseguir controlar o que se passa na minha cabeça.”

 

2. As referências a diversos elementos da cultura chinesa

Inspirado em criaturas da mitologia do Leste Asiático e no amor de Xiran por animes shounen e história chinesa, Viúva de Ferro é um deleite de referências. Seja no nome das crisálidas inspiradas nos quatro animais sagrados do Feng Shui — como o Pássaro Carmim, a Tartaruga Negra, o Dragão Amarelo e o Tigre Branco —, no uso dos cinco elementos do Wu Xing — água, fogo, madeira, terra, metal — para a criação de um sistema de poderes ou na inspiração em figuras históricas reais para compor os personagens, a obra se torna uma experiência única tanto para os aficionados pelo tema quanto para quem nunca teve contato com esses conceitos.

 

3. A indicação ao prêmio Nebula

O Nebula Awards é uma das maiores premiações literárias, focada especificamente nos gêneros de ficção científica e fantasia. Todo ano os membros da SFWA – a associação dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos Estados Unidos – votam em sete categorias. Viúva de Ferro concorre esse ano na categoria Andre Norton Nebula Award for Middle Grade and Young Adult Fiction, dedicada a livros jovens e infantojuvenis. Estamos na torcida!

 

4. O vídeo incrível que Xiran Jay Zhao, autore do livro, mandou para os leitores brasileiros

Xiran Jay Zhao é simpatia pura! Elu tem um canal no Youtube em que cria conteúdos sobre  história e cultura chinesas, além de postar memes no Twitter e cosplays e looks incríveis no Instagram. Quando soube que Viúva de Ferro seria publicado no Brasil, enviou um vídeo sensacional especialmente para os leitores daqui. Se liga:

 

5. A capa perfeita, linda, sem defeitos

A capa de Viúva de Ferro já é motivo suficiente para querer ler o livro, né? Ilustrada por Ashley Mackenzie, a gente não consegue parar de babar na imagem de Wu Zetian envolta pelas asas do Pássaro Carmim. Você também encontra uma galeria de fanarts do livro lá no site de Xiran


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *