Notícias

Como é possível um ser racional acreditar em notícias falsas?

25 / fevereiro / 2022

Como uma sociedade que inventou a vacina contra a covid-19 em menos de um ano pode produzir tantas notícias falsas e acreditar nelas?

Todo ser humano nasce com a habilidade de pensar e tomar decisões racionais, ainda assim, muitas pessoas agem irracionalmente ao reproduzir conteúdos que são fruto de argumentos infundados. O mundo das fake news é um bom exemplo de como a racionalidade, embora natural, pode se perder por brechas na nossa consciência que nos fazem inverter o conceito de realidade e limitam nossas escolhas.

Em Racionalidade, o psicólogo Steven Pinker usa exemplos do dia a dia para explicar os mecanismos da mente e os truques psicológicos que desafiam nosso lado mais racional. Inspirada em um dos cursos ministrados por Pinker em Harvard, a obra aborda temas como lógica, pensamento crítico e probabilidade para mostrar as situações em que somos conduzidos a conclusões equivocadas, por que isso acontece e o que podemos fazer para não sermos enganados por elas. 

Com uma linguagem acessível, a obra ajuda a compreender os impactos individuais e coletivos e confirma um fato importante: a verdade é o principal motor da justiça social e do progresso moral.

Racionalidade chega às livrarias a partir de 11 de março.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *