teste5 coisas que você precisa saber sobre a importância da diversidade na luta feminista

Desde sua origem, o feminismo se baseou na experiência de mulheres brancas de classe média e alta, que há muito se autoproclamaram as especialistas no assunto. São elas que escrevem, palestram, dão entrevistas. Ao mesmo tempo, sobrepõem suas falas às das mulheres de pele negra e marrom, garantindo a manutenção de seus privilégios no feminismo. 

No entanto, o diálogo só será possível quando todas as mulheres estiverem em patamares iguais. E é partindo do princípio de igualdade que Rafia Zakaria, muçulmana, advogada e filósofa política, defende uma reconstrução do feminismo. No livro Contra o feminismo branco, a autora apresenta uma narrativa crítica radical que insere as experiências de mulheres de cor no centro do debate. 

Para celebrar o lançamento, a filósofa Djamila Ribeiro conversou com Rafia Zakaria sobre o livro, o feminismo interseccional e as relações entre o Brasil e o Paquistão. Você pode conferir na íntegra esse bate-papo interessante em nosso canal do Youtube.

Selecionamos algumas falas marcantes da autora que refletem sobre a importância da diversidade na luta feminista: 

  1. Se você se incomodou com o título do livro, pense sobre isto:

“Eu não estou falando sobre a cor racial branca, mas sobre a branquitude como uma força de opressão. Eu estou falando sobre mulheres, em sua maioria brancas, mas que podem também ser de outras raças, que se recusam a examinar o papel que o privilégio branco desempenhou no desenvolvimento da História global do feminismo como o entendemos hoje.”

  1. É importante lembrar que confrontar privilégios sempre nos desloca de uma posição de conforto. 

“Tenho que dizer às mulheres brancas que o desconforto que elas podem sentir ao ler meu livro é o desconforto que as mulheres de cor sentem 100% dos dias, 24 horas por dia, em todas as situações. Elas sempre têm que se defender e defender o seu trabalho.” 

  1. Retirar a branquitude do feminismo não é banir as mulheres brancas.

“A supremacia branca está misturada com o sistema, então a gente tem que destruir isso e construir tudo de novo. Porque você não pode apenas incluir umas mulheres negras aqui e outras marrons ali, e aí manter o sistema. Porque o sistema foi construído para manter as mulheres brancas no poder. O sistema foi desenhado para esse propósito.”

  1. Mas o feminismo que hoje tem protagonismo, branco, individualista, capitalista e colonial, precisa ser reavaliado e revisto. 

“Quando não existe uma separação entre a branquitude e o feminismo, então o mundo todo entende que, se eu quiser ser levada a sério enquanto feminista, eu tenho que agir como uma mulher branca. Isso é o que é entendido como ser libertária, ambiciosa, capaz e digna. Então, a menos que a gente faça um esforço para tirar o conceito de branquitude e a supremacia branca do feminismo, outras mulheres não vão aparecer na história. As mulheres brancas vão aparecer como líderes. Elas imaginam que, se elas não estiverem no comando, o feminismo vai morrer. E a ironia é que o feminismo está morrendo porque elas estão no controle.”

  1. Somos todos seres humanos, mas nossas experiências como mulheres são distintas. Reconhecer essas diferenças é valorizar verdadeiramente a diversidade. 

“Meu livro fala muito especificamente sobre quem está ocupando o espaço no feminismo. Não tem como lutar contra o patriarcado ou contra o capitalismo se a gente não consegue reconhecer a diferença de poder que existe entre a gente. Nós temos que reconhecer primeiramente as diferenças de poder entre nós, e o fato de que mulheres brancas assumem todas as pautas, e tornam todas as outras mulheres invisíveis.”

Ao seguir a tradição de suas antepassadas feministas interseccionais Kimberlé Crenshaw, Adrienne Rich e Audre Lorde, Zakaria refuta a indiferença política e racial do feminismo branco em uma crítica radical, na qual coloca o pensamento feminista negro e marrom na vanguarda. Ficou interessado? Você pode ler a introdução do livro aqui. Além disso, para expandir a leitura, confira o artigo da arquiteta e escritora Joice Berth sobre a obra em nosso blog

testeSorteio Ano Novo – Facebook [Encerrado]

 
Que em 2022 você tenha um ano repleto de amor e livros! :heartbeat: Celebre essa data especial com o nosso último sorteio do ano.

Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro. Para participar, é só preencher o formulário abaixo!

 

ATENÇÃO:
– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.
– Você pode se inscrever no sorteio do Instagram e Twitter também, é só seguir as regras.
– Se você já ganhou um sorteio nos últimos 7 dias no Facebook, você não poderá participar deste sorteio.
– O resultado será anunciado no dia 03 de janeiro, segunda-feira, em nosso perfil no Facebook. Boa sorte!

testeTensão e terror nos Alpes Suíços: conheça O sanatório, thriller que chega em janeiro

Que tal escapar do calor de janeiro com uma leitura gelada e cheia de tensão? 

Convidamos você a conhecer o Le Sommet, um resort isolado no alto dos Alpes Suíços. Parece incrível, certo? Só que esse lugar aparentemente paradisíaco foi um sanatório abandonado e é o último lugar em que Elin Warner gostaria de estar. Mas ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão, Isaac, a quem não vê há anos, ela sente que o melhor que pode fazer é aceitar.

Assim que chega, em meio a uma forte nevasca, Elin não se sente nada confortável. Além do relacionamento estremecido com Isaac, algo no hotel a deixa nervosa. E o passado sinistro do lugar só alimenta o clima macabro.

Quando eles acordam na manhã seguinte e descobrem que Laure, a noiva do irmão, desapareceu sem deixar vestígios, a inquietação de Elin aumenta. Em pouco tempo, a tempestade impede qualquer um de chegar ou sair do hotel, e quanto mais tempo Laure permanece desaparecida e situações estranhas acontecem, mais o pânico se instaura entre os hóspedes e funcionários confinados no lugar.

O sanatório chega ao Brasil no dia 19 de janeiro e já está em pré-venda!

testeSorteio Ano Novo – Twitter [Encerrado]

 
 
Que em 2022 você tenha um ano repleto de amor e livros! :heartbeat: Celebre essa data especial com o nosso último sorteio do ano. Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro. 

Para participar do sorteio você precisa seguir o nosso perfil (@intrinseca), retweetar o post do sorteio PUBLICAMENTE no seu Twitter e preencher o formulário abaixo!

ATENÇÃO:
– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.
– Você pode se inscrever no sorteio do Instagram e Facebook também, é só seguir as regras.
– Se você já ganhou um sorteio nos últimos 7 dias no Twitter, você não poderá participar deste sorteio.
– O resultado será anunciado no dia 03 de janeiro, segunda-feira, em nosso perfil no Twitter. Boa sorte!

 

testeSorteio Ano Novo – Instagram [Encerrado]

 

Que em 2022 você tenha um ano repleto de amor e livros! Celebre essa data especial com o nosso último sorteio do ano.Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro. Para participar, é só preencher o formulário abaixo!

 

ATENÇÃO:
– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.
– Você pode se inscrever no sorteio do Facebook e Twitter também, é só seguir as regras.
– Se você já ganhou um sorteio da Intrínseca nos últimos 7 dias no Instagram, você não poderá participar deste sorteio.
– O resultado será anunciado no dia 03 de janeiro, segunda-feira, em nosso perfil no Instagram. Boa sorte!

testeExplore os ensinamentos da filosofia estoica diariamente

Diário estoico: 366 lições sobre sabedoria, perseverança e a arte de viver chega às livrarias em 3 de janeiro

Como encontrar propósito na vida? Como lidar com nossas emoções e superar as perdas? A filosofia dos estoicos pode nos dar as respostas para essas perguntas.

Nesta abordagem prática à filosofia estoica, Ryan Holiday e Stephen Hanselman oferecem um guia para cultivarmos, dia após dia, a arte de viver. Ao apresentar uma seleção primorosa de citações de estoicos ilustres como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, os autores nos instigam a expandir nossa compreensão do mundo e a nos permitir experimentar novas maneiras de agir e pensar — prática fundamental para vivermos melhor, uma vez que, segundo esses filósofos, a maior parte das adversidades que enfrentamos não é provocada pelos acontecimentos em si, mas pela forma como os percebemos e lidamos com eles.

As lições desses sábios da Antiguidade disponíveis nesta obra vão nos ajudar a reavaliar nossas percepções e atitudes, além de nos motivar a desenvolver a força e a resiliência para navegarmos com serenidade pelas imprevisibilidades da vida. Afinal, a instabilidade é inerente à experiência humana, e, neste ponto, a filosofia dos estoicos nos fornece um bastião para nos mantermos firmes diante das intempéries.

Diário estoico traz uma meditação para cada dia do ano acompanhada por comentários perspicazes que contextualizam e elucidam os ensinamentos dos filósofos, além de exercícios e provocações que vão incentivar os leitores a modificar sua forma de pensar e agir. Também conta com um glossário bastante elucidativo de termos gregos e uma lista de leituras recomendadas para quem pretende se aprofundar no tema. Um guia acessível que apresenta às novas gerações a sabedoria milenar dos estoicos de forma descomplicada e instigante. Já em pré-venda.

testeConfira a data de lançamento e a capa de Viúva de Ferro

Unindo ficção científica, fantasia e elementos da história chinesa, Viúva de Ferro é um dos lançamentos mais aguardados de 2022

Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas — máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança.

Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo inesperado e brutal que dá a Zetian um novo título, Viúva de Ferro, e agora a jovem vai usar todas as suas armas para sobreviver e destruir de uma vez por todas um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres.

Com lançamento marcado para 24 de fevereiro, Viúva de Ferro apresenta um universo audacioso e original, no qual reimagina a jornada da primeira e única imperatriz da China, Wu Zetian, em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante. 

O livro de estreia de Xiran Jay Zhao já está em pré-venda! Confira a capa brasileira:

testeSorteio Natal – Instagram [Encerrado]

 

A gente não é Papai Noel, mas também dá presente no Natal. Celebre essa data tão especial com o nosso sorteio!

Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro. Para participar, é só preencher o formulário abaixo!

ATENÇÃO:

– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.

– Você pode se inscrever no sorteio do Facebook e Twitter também, é só seguir as regras.

– Se você já ganhou um sorteio da Intrínseca nos últimos 7 dias no Instagram, você não poderá participar deste sorteio.

– O resultado será anunciado no dia 27 de dezembro, segunda-feira, em nosso perfil no Instagram. Boa sorte!

 

 

 

testeSorteio Natal – Twitter [Encerrado]

 A gente não é Papai Noel, mas também dá presente no Natal. Celebre essa data tão especial com o nosso sorteio!

Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro. 

Para participar do sorteio você precisa seguir o nosso perfil (@intrinseca), retweetar o post do sorteio PUBLICAMENTE no seu Twitter e preencher o formulário abaixo!

ATENÇÃO:

– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.

– Você pode se inscrever no sorteio do Instagram e Facebook também, é só seguir as regras.

– Se você já ganhou um sorteio nos últimos 7 dias no Twitter, você não poderá participar deste sorteio.

– O resultado será anunciado no dia 27 de dezembro, segunda-feira, em nosso perfil no Twitter. Boa sorte!

 

testeSorteio Natal – Facebook [Encerrado]

A gente não é Papai Noel, mas também dá presente no Natal. Celebre essa data tão especial com o nosso sorteio! Serão 3 vencedores que poderão escolher 1 livro.  Para participar, é só preencher o formulário abaixo!

ATENÇÃO:

– Caso a mesma pessoa se inscreva mais de uma vez ela será desclassificada.

– Você pode se inscrever no sorteio do Instagram e Twitter também, é só seguir as regras.

– Se você já ganhou um sorteio nos últimos 7 dias no Facebook, você não poderá participar deste sorteio.

– O resultado será anunciado no dia 27 de dezembro,  segunda-feira, em nosso perfil no Facebook. Boa sorte!