Listas

Oito histórias para quem é fofo e trevoso ao mesmo tempo

23 / julho / 2021

Ser fofo ou trevoso, eis a questão… E por que não os dois? 

Alguns leitores buscam histórias lindas, mas macabras. Histórias que dão esperança, provocam reflexões, deixam o coração fazendo “awwwn”, mas também possuem algum toque de estranheza. Se você se identificou, conheça alguns livros que equilibram muito bem fofura com trevosidade:

 

1. Coraline

Uma das obras mais emblemáticas de Neil Gaiman, Coraline foi o primeiro livro do autor voltado para o público infantojuvenil. Segundo Gaiman, ele queria escrever uma história para suas filhas “que contasse algo que eu gostaria de ter ouvido quando era garoto: ser corajoso não significa não ter medo. Ser corajoso significa estar com medo, muito medo, mas mesmo assim fazer o que é certo”.

O resultado é uma trama assustadora sobre uma menina que descobre um portal para um lugar macabro e fascinante: uma versão alternativa da sua casa, onde moram versões alternativas de seus pais. O problema é que eles querem que ela fique ali. Para sempre.

Além de um filme do mesmo diretor de O estranho mundo de Jack, o livro também ganhou uma edição comemorativa de luxo com capa dura, fitilho, pintura trilateral e as artes incríveis (e sinistras) de Chris Riddell. Impossível não se encantar!

 

 

2. Série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares

Não existe nada mais assustador e interessante do que fotos esquisitas. Quando você alia isso a uma história completamente única e envolvente, tcharã: encontra O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares

A mágica série de Ransom Riggs começa com Jacob Portman, um adolescente de 16 anos determinado a descobrir a verdade sobre a morte do avô. Para isso, ele segue pistas que o levam a um orfanato abandonado em uma remota ilha no País de Gales. Lá, descobre que o local abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa diretora, a srta. Peregrine.

A série já conta com cinco livros lançados, todos com capa dura e sobrecapa, além de um livro de contos inspirados nesse universo e um filme dirigido por Tim Burton. O sexto e último livro será lançado ainda em 2021, então se prepare para surtar com a conclusão épica dessa história!

 

3. O labirinto do Fauno

Indicado a seis Oscars e vencedor de três prêmios – melhor fotografia, direção de arte e maquiagem -, O labirinto do Fauno é um marco na carreira do diretor mexicano Guillermo del Toro. O mundo imaginado pelo cineasta é tão fascinante que ganhou um livro escrito por ninguém menos que Cornelia Funke, a premiada e talentosa autora da série Coração de tinta. O resultado é uma obra emocionante e macabra, que expande o universo do filme.

Na história, Ofélia se muda com a mãe para um moinho que serve de abrigo para o padrasto e seus soldados, no norte da Espanha franquista. A menina logo percebe que o novo lar pode ser muito cruel e sombrio. Mas o que ninguém sabe é que a floresta ao redor abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores.

Não deixe de conferir as surpreendentes e aterradoras ilustrações de Allen Williams, feitas especialmente para a edição de luxo.

 

4. Coleção It’s Okay to Not Be Okay

“Os contos de fadas são, dentre várias outras coisas, um reflexo do nosso mundo e de todas as suas monstruosidades e atrocidades.” A frase foi dita por André de Leones em relação a O labirinto do Fauno, mas poderia muito bem ter saído da boca de Ko Moon-Young, a protagonista do k-drama It’s Okay to Not Be Okay.

A personagem é uma excêntrica autora de livros infantis, famosa por escrever histórias peculiares, um pouco sinistras e extremamente tocantes. Seus cinco contos de fadas atuam como fio condutor da série da Netflix, que se tornou um fenômeno não só na Coreia do Sul, mas em todo o mundo.

Ilustrados pelo designer sul-coreano Jam San, os livros são um presente para quem curte histórias sensíveis, emocionantes, reflexivas e bem trevosas. Conheça uma pouco mais sobre cada um deles:

 

O menino que se alimentava de pesadelos

Um menino é assombrado por pesadelos terríveis. Para dar fim ao seu tormento, faz um pacto com uma bruxa. Ela apagará todas as suas lembranças ruins, mas ele precisa prometer que se tornará um adulto feliz. Será que essa é a solução para não sofrer?

 

Criança zumbi

Num pequeno vilarejo, nasce um menino pálido e estranho. Ao perceber que o filho tem uma fome insaciável, sua mãe doa tudo de si para nutri-lo. Mas é realmente alimento o que ele quer?

 

O cão alegre

Apesar de brincar durante o dia, um cãozinho chora toda noite. Ele vive amarrado a uma árvore, e seu sonho é ser livre. Uma conversa com seu coração pode lhe mostrar que a liberdade está bem mais perto do que ele imagina.

 

A mão e o tamboril

Uma linda menininha é muito amada por sua mãe, que promete dar tudo à filha. Mas essa escolha pode custar caro, já que, de tanto ser mimada, a criança acaba se tornando incapaz de agir por conta própria.

 

Em busca da feição real

Três crianças tiveram seus rostos roubados por uma bruxa, então embarcam em uma jornada para recuperar suas feições verdadeiras. No caminho, deparam-se com diversas pessoas e animais que, assim como elas, precisam de ajuda para encontrar a felicidade. 

Comentários

Uma resposta para “Oito histórias para quem é fofo e trevoso ao mesmo tempo

  1. Tem livros de coisas que fala de emoções e sentimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *