Artigos

Afinal, o que é um Dia da Toalha?

Confira alguns dos nossos melhores títulos para comemorar o dia

25 / maio / 2021

Por Naotto Rocha*

 

Você com certeza já ouviu falar que no dia 25 de maio comemora-se o Dia da Toalha, ou, como ficou conhecido comercialmente, o Dia do Orgulho Nerd. Mas por que esse dia? Por que uma toalha?? Por que os nerds deveriam ter orgulho de alguma coisa??? E, afinal de contas, o que é ser um nerd??????

Descubra tudo isso hoje, no Intrínseca Repórter (na verdade, no próximo parágrafo).

Cena de “A vingança dos nerds”. O nerd, claro, é o da direita.

Antes, um contexto: anos atrás, os nerds costumavam ser vistos de uma forma extremamente estereotipada. Óculos grossos, cabelo ensebado, camisas polo e o uso de uma gravata-borboleta foram estabelecidos como características que compunham o visual clássico dessa tribo graças ao filme A vingança dos nerds, de 1984. Essa foi uma das muitas produções de Hollywood que se aproveitou do boom dos aficionados por tecnologia para construir essa imagem e, por consequência, estigmatizar pessoas que, em sua maioria, já tinham algum nível de inaptidão social.

Ao longo do tempo, o termo se expandiu e também se segmentou. Apesar de cada um ter sua definição específica, nerd, geek e otaku podem ser resumidos em um único significado: alguém que gosta tanto de uma coisa que a transforma em um estilo de vida. Com o aumento da popularidade da internet, da facilidade de comprar produtos de outros países e acompanhar ou consumir produções que antes só chegariam ao Brasil com legendas feitas por fãs em VHS piratas, o termo foi ressignificado de vez.

É quase impossível se movimentar dentro da San Diego Comic Con (Howard Lipin/The San Diego Union-Tribune)

 

Hoje, ser nerd é ser pop. É ser a pessoa que sabe tudo dos próximos filmes que vão estrear, é ser aquela consultada quando se tem alguma dúvida sobre uma série de TV ou um livro e, principalmente, é ser parte de um mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos. Seja com convenções como as Comic Cons ou com grandes estreias no cinema, os nerds finalmente estão no controle.

Os super-heróis invadiram as telonas, os animes tomaram conta dos streamings e os quadrinhos dominaram as livrarias. Mas, ao contrário do filme da década de 1980, não queremos vingança. Só queremos que vocês também aproveitem as alegrias e tristezas de tudo que nós gostamos. Afinal, quem não ficou emocionado vendo o Capitão América erguer o Mjolnir em Vingadores: Ultimato? Ou ficou decepcionado com aquela adaptação tão aguardada que não fez jus ao material original?

 

Não entre em pânico!

O artigo já está na metade, mas não esqueci seu real motivo: explicar o que cargas d’água é um Dia da Toalha. Talvez você não esteja entendendo nada e tudo bem. Há uma razão para isso.

Existe uma longa explicação para a escolha da data, mas o que importa é que ela foi uma homenagem para alguém muito especial: Douglas Adams. O autor de O guia do mochileiro das galáxias nasceu em 11 de março de 1952 e faleceu em 11 de maio de 2001, e em sua obra estabelece que o item mais importante para se ter em mãos, em qualquer lugar do universo, é uma toalha. E, sim, a escolha da data em homenagem a ele não significa nada. Ou pelo menos parece que não.

A escolha do dia 25 de maio parece ter sido uma mera ansiedade dos fãs, que não queriam esperar 42 dias após a morte de Adams para celebrar sua vida, mas calhou de também ser a data de lançamento do primeiro Star Wars, lá em 1977, e do nascimento de Ian McKellen, ator que interpretou Gandalf nas adaptações de O senhor dos anéis e o super-vilão Magneto nos filmes dos X-Men. Ok, esse último fato eu só vi na Wikipédia mesmo, não é uma justificativa “oficial”.

O grande pensador de “O guia do mochileiro das galáxias”

Provavelmente você está se perguntando: por que 42 dias? O que tem o número 42? E por que, a cada explicação que o autor deste texto me dá, eu tenho mais dúvidas do que antes??? Tomo a liberdade de responder essa última pergunta primeiro: porque é assim que nasce um nerd, questionando tudo o que aprende e querendo saber cada vez mais sobre qualquer coisa. Agora vamos ao 42 e eu prometo que encerro.

Em sua obra, Adams (ou seu personagem, que é um supercomputador megainteligente) calcula a resposta definitiva sobre o motivo da vida, do universo e tudo mais após sete milhões e meio de anos de equações complexas e cálculos difíceis. E a resposta é 42. O que isso significa? Bem, essa é outra pergunta e talvez demore um pouco mais de sete milhões de anos para respondê-la, mas o fato é: como em sua obra e no caso do 42, os mistérios do universo não podem ser facilmente explicados. E talvez você termine este texto sendo um pouco mais nerd do que quando começou.

Sabe o que é mais curioso? Você acabou de ler um artigo com 42 frases.

I Think Not Coincidence GIF - Find & Share on GIPHY

 

*Naotto é nerd de berço. Graças ao seu nome, inspirado em um personagem de tokusatsu, se interessou pela cultura japonesa desde cedo e a partir daí foi só um pulo para o consumo desenfreado de mangás, animes, quadrinhos de super-heróis e nerdices em geral. Até hoje não terminou a série de livros O guia do mochileiro das galáxias e acredita que sua Carteirinha Nerd só não foi confiscada porque a burocracia dos Vogons tem atrasado o processo. Ainda bem.

Comentários

4 Respostas para “Afinal, o que é um Dia da Toalha?

  1. Errado o supercomputador criado pelos camundongos foi a Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *