Listas

7 thrillers para quem não tem medo de nada

Seleção de thrillers da Intrínseca

4 / maio / 2021

Alguns leitores procuram o amor nas páginas dos livros, outros preferem descobrir universos e realidades fantásticas. Existem aqueles que gostam de acompanhar os grandes dilemas nas vidas dos personagens e há quem embarque nas leituras buscando inspiração para seguir adiante. São muitos os tipos de livro e mais ainda os tipos de leitor, mas se você é daqueles que não resistem a uma obra literária com grande capacidade de embaralhar sua mente e te deixar algumas noites sem dormir, esta lista é para você.

 

A lista de convidados, de Lucy Foley

Foto do perfil @erlebnissebooks

Um casamento luxuoso em uma ilha isolada na costa da Irlanda. O que poderia dar errado? Bom, aparentemente tudo. No novo livro de Lucy Foley, autora de A última festa, um corpo aparece durante a festa de casamento de Jules e Will, dando início ao questionamento principal do livro: quem é a vítima e quem é o assassino? Para encontrar a resposta, você precisará embarcar no ponto de vista de seis personagens e navegar por segredos do passado e do presente de cada um deles. Leitura perfeita para quem gostou do primeiro livro da autora. 

 

Caixa de pássaros, de Josh Malerman

Impossível falar de thrillers psicológicos sem pensar em Caixa de pássaros, que foi adaptado pela Netflix em um filme estrelado pela Sandra Bullock. Em um mundo apocalíptico, criaturas misteriosas são capazes de gerar ataques de fúria e suicídios nas vítimas que olharem para elas. A única solução para sobreviver é não abrir os olhos nunca, em hipótese alguma. Quanto mais os anos passam, mais a sociedade fica reclusa, presa em casas com janelas cobertas e escuridão total. É nesse cenário que Malorie e seus dois filhos decidem navegar rio abaixo, com os olhos vendados, em busca de um novo abrigo seguro. 

É impossível não prender o fôlego junto aos personagens. A eletrizante aventura de Malorie e das crianças é intercalada com capítulos que narram a realidade da protagonista quatro anos antes. E tem continuação! A aguardada sequência do livro, Malorie, foi lançada em 2020 e se passa doze anos após o primeiro livro.  

 

O talentoso Ripley, de Patricia Highsmith

Como você se sente sobre torcer por vilões? Se isso parece impensável, espere até conhecer Tom Ripley. Lembram de quando Jack roubou um casaco e um chapéu para encontrar Rose sem ser reconhecido, em Titanic? Ninguém se importou com isso, porque era o Jack e nós o amamos. Mas se no final do filme ele tivesse matado o Cal, o noivo da Rose, torceríamos por ele ou pela polícia? 

Alguns personagens são construídos de forma tão cativante que fica difícil não criar simpatia por eles. Jack era um rapaz amoroso e honesto, mas Tom Ripley está bem longe disso. Vigarista que vive de aplicar pequenos golpes, Ripley quase sempre consegue se safar usando seu charme inabalável. O problema é que ainda assim ele consegue cativar os leitores, que embarcam com o protagonista rumo à Itália para a missão de convencer o filho de um milionário a voltar para os Estados Unidos. Fascinado pelo estilo de vida do playboy, Ripley encontra a oportunidade perfeita de roubar não só o dinheiro de seu novo amigo, mas sua identidade completa. Será que a polícia vai finalmente conseguir prender Tom por seus crimes? E, mais importante: será que nós vamos querer que ele seja preso?

 

O enigma do quarto 622, de Joël Dicker

Queridinho do público, o lançamento mais recente de Joël Dicker, autor de A verdade sobre o caso Harry Quebert, apresenta aos leitores o luxo e os segredos escondidos nos mais belos cenários de Genebra, na Suíça. O escritor Joël (coincidência?) se hospeda em um clássico hotel e percebe que a suíte número 622 foi rebatizada com o nome 621 bis. Movido pela curiosidade, ele descobre que o quarto foi palco de um crime não solucionado e decide resolver esse mistério por conta própria. Quanto mais ele e sua parceira Scarlett se aprofundam na história, mais percebem que jogos de poder, traições e muito dinheiro são os ingredientes principais desse misterioso assassinato.

 

Por trás de seus olhos, de Sarah Pinborough

É difícil falar de Por trás de seus olhos, porque o elemento mais fascinante da obra é justamente não sabermos nada sobre ela. Com uma das reviravoltas mais famosas da literatura atual, o livro ganhou uma adaptação na Netflix e deixou muita gente impactada com a revelação de seu segredo (ou seriam segredos?) final. Aos que são motivados pelos melhores instintos de Sherlock Holmes, apresentamos Louise, uma mãe solo um pouco azarada que beija um homem em um bar e no dia seguinte descobre que ele é casado e, além disso, seu novo chefe. Para piorar, ela acaba ficando amiga da esposa dele e percebe que o casal possui uma dinâmica um tanto curiosa. É só isso, não podemos dizer mais nada, apenas leiam o livro. 

 

1793, de Niklas Natt och Dag

Sangue e detalhes sórdidos? Me vê dois, por favor. Os thrillers nórdicos são conhecidos pela forma explícita como representam suas cenas, e no livro 1793, de Niklas Natt och Dag, isso não é diferente. Essa complexa e fascinante história se passa em Estocolmo durante o século XVIII, quando um corpo mutilado é encontrado em um lago e a polícia enfrenta o desafio de descobrir sua identidade. Retrato da sociedade sueca da época, o livro explora as desigualdades entre os excessos das classes mais ricas e a carência das classes mais pobres, mostrando os casos de corrupção, traição e jogos de poder que se conectam com a verdade sobre o cadáver do início do livro. 

 

Você nasceu para isso, de Michelle Sacks 

Quem nunca ouviu que “toda mulher nasce com instinto materno”?. Observando a vida de Merry e seu marido, Sam, você poderia até concordar. Os dois decidiram se mudar dos Estados Unidos para a Suécia em busca de uma vida melhor, e tudo parece correr conforme o planejado. Uma casa confortável, um emprego estável, um filho recém-nascido… É como um sonho se tornando realidade. Merry é a dona de casa perfeita e sabe como administrar a vida doméstica com tanta habilidade que causaria inveja em qualquer matriarca de novelas de época. Só tem um probleminha. Um pequeno probleminha. Na realidade, Merry odeia essa vida, a saída dos Estados Unidos não foi mera casualidade e a chegada de sua amiga Frankie vai reacender inúmeras faíscas de seu passado. Divertido, né? É o famoso “fogo no parquinho”, outra frase que todo mundo também já ouviu.  

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *