Listas

Os detetives do sobrenatural mais famosos da cultura pop

22 / março / 2021

Se você já conferiu a nossa lista de detetives mais queridos da ficção, prepare-se: desta vez, selecionamos alguns dos investigadores do paranormal, aqueles personagens que averiguam os acontecimentos estranhos do dia a dia, tudo o que está além da nossa compreensão e, claro, acabam enfrentando monstros e espíritos de vez em quando.

Então separe um dente de alho, uma estaca de madeira e um crucifixo e venha com a gente nesta lista macabra:

 

Fox Mulder e Dana Scully (Arquivo X)

Vamos começar com uma dupla que já havia marcado presença em nossa lista anterior: os agentes Mulder e Scully. Os protagonistas de Arquivo X passaram anos investigando casos tão esquisitos e assustadores que, muitas vezes, era fácil esquecer que eles eram apenas humanos no meio daquela loucura de aliens, metamorfos e paranormalidade. O próprio Fox Mulder foi abduzido e ficou um tempão no espaço!!!

 

John Constantine (Constantine/Hellblazer)

Em 1985, um dos principais detetives do sobrenatural da cultura pop fazia sua estreia na revista do Monstro do Pântano. John Constantine é uma figura enigmática criada por Alan Moore, famoso autor de histórias em quadrinhos conhecido por sua ligação com o ocultismo na vida real. Ao longo de seus mais de 30 anos de existência, Constantine já ganhou diversas adaptações, fez participações especiais em séries de TV e HQs — inclusive sendo escrito por Neil Gaiman! —, e hoje faz parte do universo DC, lado a lado com heróis como Batman e Superman. Loucura, né?

 

Irmãos Winchester (Supernatural)

Sam e Dean são caçadores de seres sobrenaturais que viajam pelos Estados Unidos em seu Impala 1967 em busca de respostas para a misteriosa morte de sua mãe e o desaparecimento de seu pai. Por 15 anos, acompanhamos os irmãos Winchester lutarem contra anjos, demônios e monstros, e a série fez tanto sucesso que até hoje os fãs sofrem com seu encerramento. Uma curiosidade: antes dos Winchester, a ideia original era contar histórias sobre eventos sobrenaturais e misteriosos que jornalistas norte-americanos vivenciavam pelo país.

 

Nick Burkhardt (Grimm)

O protagonista da série Grimm era apenas um investigador da divisão de homicídios de Portland, até o dia em que coisas assustadoras começaram a surgir em seus casos. Logo, Nick descobre que é um dos descendentes dos Grimm, irmãos que ficaram famosos por contar histórias de terror e fantasia, mas que também eram secretamente guardiões encarregados de manter o equilíbrio entre a humanidade e os Wesen, criaturas mitológicas que se disfarçavam de humanos. A partir daí, Nick, seu parceiro Hank e o lobisomem Monroe dedicam seus dias à investigação de fenômenos ocultos.

 

A turma do Scooby-Doo

Ok, sabemos que a maioria dos casos que Fred, Velma, Salsicha e Scooby investigavam não eram tão sobrenaturais assim. Geralmente, no final de cada episódio a gente descobria que o monstro ou a entidade que assombrava o lugar era apenas um cara disfarçado com uma fantasia ridícula. Mas em alguns especiais, como o assustador Scooby-Doo na Ilha dos Zumbis, ou os filmes live-action da turma, a ameaça era real. Muito real. Monstros, fantasmas e possessões marcaram presença diversas vezes na franquia que inspirou muitas outras obras do gênero, como o livro O caso da Mansão Deböen.

 

Hellboy

Como o próprio nome diz, Hellboy é um ser nascido do inferno, filho de um demônio com uma feiticeira, que foi invocado à Terra com o intuito de trazer o apocalipse durante a Segunda Guerra Mundial. Mas o monge louco Grigori Rasputin não contava com o fato de Hellboy (ou Anung un Rama, seu nome verdadeiro) ser… bom. Já adulto, Hellboy se alista na BPRD, a Agência de Pesquisa e Defesa Paranormal, e junto a seus amigos Abe Sapien e Liz Sherman passa a vida combatendo o mal e investigando casos sombrios e misteriosos.

A criação de Mike Mignola surgiu originalmente nos quadrinhos, mas já ganhou adaptações em filmes, jogos e desenhos animados. Inclusive, os dois primeiros filmes foram escritos e dirigidos por Guillermo del Toro!

 

Extra: Algernon Blackwood e Hugo Blackwood

Algernon Blackwood foi um autor inglês considerado o criador do subgênero “detetive do sobrenatural”. Membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada — uma sociedade secreta que inspirou a Ordem Adamita da Aurora Ancestral de Território Lovecraft —, o escritor foi um dos mais prolíficos no gênero e também a inspiração para Hugo Blackwood, personagem de As sombras do mal: As fitas de Blackwood.

Criado por Guillermo del Toro e Chuck Hogan, Hugo é um poderoso mago com mais de 400 anos de idade que pode ser a chave para derrotar um mal ancestral: os incorpóreos. E é a ele que a agente do FBI Odessa Hardwicke recorre após um misterioso assassinato em Manhattan.

 

Gostaram da nossa lista? Então não deixem de conferir As sombras do mal: As fitas de Blackwood e acompanhar a nova história assustadora da dupla responsável pela Trilogia da Escuridão!


Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “Os detetives do sobrenatural mais famosos da cultura pop

  1. Faltou ps investigadores paranormais Ed e loraine que são os principais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *