Notícias

A revolução que torna possível corrigir falhas genéticas e curar doenças

25 / fevereiro / 2021

Durante muitos anos, os estudos no campo da genética se concentraram no DNA, o código que contém as informações fundamentais de cada ser vivo. Mas a ciência tinha um desafio: descobrir se era possível editar esse grande código para corrigir falhas que provocavam síndromes até então irreversíveis.

Concentrando seus estudos no RNA, Jennifer Doudna dedicou sua carreira a encontrar um modo de alterar o DNA, não só para reparar danos genéticos, mas também como alternativa para a cura de doenças.

O resultado foi uma descoberta revolucionária, que finalmente apresentou a resposta que os cientistas tanto esperavam: sim, é possível editar os genes.

No livro A decodificadora, o biógrafo Walter Isaacson, autor das biografias de Leonardo da Vinci, Steve Jobs e Albert Einstein, acompanha a trajetória de uma das cientistas que liderou as pesquisas que levaram ao CRISPR/Cas-9, método que concedeu às suas idealizadoras o prêmio Nobel de Química em 2020.

A obra traça uma linha do tempo que começa na infância de Jennifer, no Havaí, e que se desenvolve nos  projetos, pesquisas e ensaios com os quais ela contribuiu em sua longa e reconhecida jornada científica, além de apresentar passo a passo os caminhos que levaram a uma das maiores descobertas da história da biologia.

A decodificadora chega às livrarias no dia 19 de março.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *