Notícias

Conheça o livro que está na lista de favoritos de Bill Gates e Barack Obama

11 / janeiro / 2021

Ao final de cada ano é tradição que algumas figuras públicas de grande destaque compartilhem suas listas de livros favoritos. De todas as obras lidas e lançadas em 2020, uma chamou a atenção de Bill Gates, fundador da Microsoft, e de Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos. Estamos falando de O esplêndido e o vil, o mais recente lançamento do jornalista Erik Larson

O livro acompanha Winston Churchill e seu círculo mais íntimo durante a Blitz, um dos piores períodos da Segunda Guerra Mundial para o povo britânico. Nessa época, entre os anos de 1940 e 1941, Londres se viu alvo de uma campanha de ataques aéreos realizados pela Luftwaffe, a poderosa Força Aérea alemã, que trouxe o terror para bem perto da população. Foi nesse período também que Churchill chegou ao posto de primeiro-ministro do Reino Unido e teve a difícil missão de manter a nação unida diante de um cenário tão brutal.

Em seu blog, Bill Gates revelou que, apesar de não ter nada a ver com o vírus ou com a pandemia de COVID-19, a obra é extremamente relevante para o momento em que vivemos. 

“Um livro excepcional e mais relevante para o nosso tempo do que Larson poderia imaginar. O tipo de leitura viciante que você sempre espera de um livro de história, mas raramente encontra.”

Gates ainda comenta sobre a importância da liderança de Churchill para que os britânicos não perdessem a esperança diante da ameaça nazista, fato que tanto ele quanto Larson atribuem à capacidade do primeiro-ministro de “mover pessoas a partir da palavra”. Os discursos do primeiro-ministro ajudaram o povo britânico a se ver como “campeões de uma alta e invencível causa”.

Outro aspecto do livro comentado por Bill Gates é que, apesar de Churchill ser o protagonista, Larson também deu destaque a outros personagens fascinantes. Um dos seus favoritos é Max Aitken, mais conhecido como lorde Beaverbrook, dono do jornal de maior circulação do país que acabou se tornando responsável por acelerar a produção de caças e bombardeiros.

Se você ficou curioso para conhecer mais sobre O esplêndido e o vil, aproveite para conferir um trecho e garantir o seu exemplar (disponível em edição física e e-book).


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *