Notícias

Alexander Hamilton | A biografia do pai fundador mais inspirador e polêmico da história americana

3 / dezembro / 2020

Em dezembro, chega ao Brasil a biografia do pai fundador mais inspirador, polêmico e ignorado da história americana. Em Alexander Hamilton, o ganhador do prêmio Pulitzer Ron Chernow narra a vida do órfão autodidata e ilegítimo do Caribe que veio de origens humildes para tomar a América de assalto e se tornar uma das figuras centrais da fundação dos Estados Unidos.

Hamilton lutou na Revolução Americana, se tornou um dos principais colaboradores de George Washington, foi coautor do The Federalist Papers (a série de textos responsável por ratificar a Constituição americana), fundou o Banco de Nova York, liderou o Partido Federalista e foi o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, conduzindo o país para a industrialização. Suas ideias sobre mercados, crédito e capital fluído se tornaram a base do sistema econômico e financeiro que vivemos hoje.

Chernow faz um relato fundamental sobre os obstáculos do nascimento dos Estados Unidos pelos olhos de uma das figuras centrais de tal processo. Para além de narrar os grandiosos feitos de Hamilton na política e na economia, o autor também captura seu lado humano, polarizador e imperfeito, investigando a vergonha por seu nascimento, suas aspirações ardentes, seus relacionamentos íntimos, adultérios e constantes desavenças políticas.

Os embates recorrentes travados por Hamilton também foram catalisadores de sua morte. Após anos de desavenças com Aaron Burr, os dois enfrentaram-se em um duelo, no qual Hamilton foi fatalmente ferido. A morte precoce do pai fundador fez com que seus inimigos abafassem suas grandiosas contribuições para o país e o jogassem no ostracismo. Foi só pelo esforço de sua viúva, Eliza, em documentar e eternizar a vida do falecido marido que hoje conhecemos sua incrível história.

A obra de Ron Chernow inspirou o musical Hamilton, ganhador de 11 Tony’s e do prêmio Pulitzer, que lotou a Broadway ao recontar a história americana no ritmo de rap. A produção liderada por Lin-Manuel Miranda conta com um elenco negro, asiático e hispânico interpretando os pais fundadores, em uma tentativa de narrar o passado dos Estados Unidos pelo olhar da América de agora. O próprio Chernow colaborou como consultor histórico para dar vida à produção. A versão filmada da apresentação está disponível na Disney+ e já é o programa mais assistido do ano no streaming.

Alexander Hamilton chega às livrarias e lojas on-line a partir de 17 de dezembro. Garanta na pré-venda.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *