Listas

17 dicas de YA’s para 17 anos de Intrínseca

9 / dezembro / 2020

No dia 10 de dezembro, a Intrínseca completa 17 anos! Para celebrar nosso último ano na adolescência, separamos 17 dicas de livros Young Adults (ou Jovem Adulto) que marcaram nossa história. Confira:

 

 

Aproveite e garanta os livros na promoção progressiva do Submarino

 

1. Trilogia Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han

Lara Jean teve cinco crushes na vida e escreveu uma cartinha para cada um deles contando tudo o que sentia. O problema é que, apesar de secretas, alguém acabou enviando essas cartas, deixando a vida amorosa da menina – que era inexistente – de pernas para o ar.

As adaptações dos dois primeiros livros da trilogia, Para todos os garotos que já amei e P.S.: Ainda amo você, foram sucessos absolutos, e mal podemos esperar pelo último filme, Agora e para sempre, Lara Jean. Libera logo pra gente, Netflix!

 

2. As provações de Apolo, de Rick Riordan

Apolo é o deus do sol, da música, da paquera, do arco e flecha, da poesia e da profecia. Mas, depois de irritar Zeus, ele é transformado em um adolescente de 16 anos cheio de espinhas e jogado na Terra, onde precisará passar por uma série de provações para recuperar seus poderes.

O quinto e último livro da série, A torre de Nero, já está disponível!

 

3. Cartas para Martin, de Nic Stone

Em Cartas para Martin, o jovem Justyce McAllister é agredido e detido injustamente por um policial, percebendo que ser negro muitas vezes significa ser julgado pela cor de sua pele. A partir de então, Jus decide escrever cartas para Martin Luther King Jr. — um dos mais importantes ativistas políticos pelos direitos dos negros, morto em 1968 — e tentar aplicar seus ensinamentos no dia a dia.

Comovente e extremamente necessário, Cartas para Martin é um relato sobre ser um jovem negro e sobre o direito inalienável de existir. Um livro impossível de ignorar.

 

4. The Outsiders: Vidas sem rumo

Revolucionário, icônico e adorado por uma legião de fãs, The Outsiders: Vidas sem rumo se tornou um clássico da literatura, abordando a juventude marginalizada de uma forma que ecoa até os dias de hoje. O livro narra a rivalidade entre os Greasers, jovens humildes com suas jaquetas de couro e brilhantina nos cabelos, e os Socs, adolescentes ricos que conseguem se safar das piores situações.

 

5. Com amor, Simon, de Becky Albertalli

Com amor, Simon estava à frente de seu tempo! Quem diria que, assim como Simon e Blue, precisaríamos nos relacionar quase exclusivamente por mensagens de texto? Bom, se eles conseguiram, nós certamente conseguimos também.

A adaptação do livro se tornou o primeiro filme de um grande estúdio a focar na história de amor entre dois personagens gays, abrindo caminho para uma nova era de comédias românticas LGBTQIA+. 

Se você se apaixonou pelos personagens, recomendamos dar uma olhada nos outros livros do Simonverso: Os 27 crushes de Molly, Leah fora de sintonia e Com amor, Creekwood.

 

6. E se fosse a gente?, de Becky Albertalli e Adam Silvera

Alô, fãs de musicais, encontros inusitados, romances inesperados e passeios por Nova York! E se fosse a gente? é perfeito para você. Becky Albertalli se uniu a Adam Silvera para narrar a história de encontros e desencontros de Arthur e Ben.

 

7. Apenas uma garota, de Meredith Russo

Tudo que Amanda mais quer é viver como uma garota comum. Prestes a entrar na vida adulta, ela mudou de cidade após passar pela cirurgia de redesignação sexual e agora busca afirmar de sua identidade. Embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ela ainda não se sente livre para criar laços afetivos — até conhecer Grant, um garoto diferente de todos os outros.

Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata a transição de uma adolescente transexual,  parcialmente inspirada nas próprias experiências.

 

8. Shine: Uma chance de brilhar, de Jessica Jung

No primeiro livro de Jessica Jung, ex-integrante do lendário grupo feminino de k-pop Girls’ Generation, Rachel Kim é uma garota asiática-americana que sonha em se tornar idol. Vivendo na Coreia do Sul há sete anos, ela está batalhando para integrar um girl group. Contudo, ela não imaginava que esse universo pudesse ser tão complicado: com uma rotina árdua de ensaios, treinamentos, dietas e inúmeros sacrifícios, Rachel precisa a todo momento provar seu valor, principalmente por não se sentir parte da sociedade coreana.

 

9. As férias da minha vida, de Clara Savelli

O primeiro YA nacional da Intrínseca nos leva a uma viagem incrível para um resort de luxo. Há anos, Ísis sonha com sua viagem de quinze anos para a Disney. E agora ela finalmente vai acontecer. Só que aos dezessete. E para a República Dominicana.

O roteiro mudou, mas a companhia de seus sonhos é a mesma: Viviane, sua melhor amiga. Em As férias da minha vida, Ísis vai descobrir que nem sempre tudo sai como o planejado… E que isso pode trazer experiências ainda melhores.

 

10. A culpa é das estrelas, de John Green

A culpa é das estrelas é aquele livro capaz de arrancar lágrimas até dos corações mais gelados. O primeiro livro de John Green publicado pela Intrínseca (lá no longínquo ano de 2012) narra a história de dois adolescentes com câncer que se apaixonam e enfrentam com humor e melancolia os obstáculos de seus destinos.

 

11. Tartarugas até lá embaixo, de John Green

Já que estamos falando de John Green, vamos saltar do primeiro ao último livro (até o momento!) publicado do autor. Tartarugas até lá embaixo acompanha Aza, uma menina que lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e parte em busca de um bilionário desaparecido. 

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância -, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.

 

12. Amor & gelato e Amor & sorte, de Jenna Evans Welch

Passeios de vespa, gelatos deliciosos e paisagens incríveis. Parece uma viagem perfeita, né? Não para Lina. Depois da morte da mãe, a menina viaja até a Itália para realizar seu último pedido: conhecer o pai. Quando recebe um antigo diário da mãe, Lina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens.

Não satisfeita com a Itália, Jenna Evans Welch nos presenteou com outra viagem literária. Em Amor & sorte, ambientado no mesmo universo de Amor & gelato, Addie está visitando a família na Irlanda quando encontra um guia de viagem chamado Irlanda para corações partidos, e esse talvez seja o sinal de que sua vida amorosa está prestes a dar uma guinada.

  

13. Mundo em caos, de Patrick Ness

No universo de Mundo em caos, um vírus matou todas as mulheres e fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, impedindo que as pessoas guardassem segredos.

Todd é o último menino da cidade e está prestes a se tornar um homem. Mas uma descoberta dará início a um arriscado plano de fuga e a uma emocionante jornada para desvendar o que há por trás daquele mundo pós-apocalíptico.

O livro, que já tem segundo volume programado para 2021, vai ganhar uma adaptação cinematográfica com Tom Holland e Daisy Ridley!

 

14. Quase uma rockstar, de Matthew Quick

Mesmo com todas as adversidades e contra todas as possibilidades, Amber Appleton se mantém positiva e faz de tudo para ajudar as pessoas à sua volta, como os amigos excluídos, um veterano de guerra solitário, idosos de uma casa de repouso e até mesmo um grupo da igreja formado por senhoras coreanas que amam música pop. Mas quando uma tragédia faz o mundo da jovem desabar, será que ela vai seguir tendo razões para acreditar?

O livro de Matthew Quick, autor de O lado bom da vida, acaba de ganhar uma adaptação na Netflix e retornou às livrarias com uma sobrecapa inspirada no pôster do filme.

 

15. O universo expandido de Stranger Things

Se você nunca ouviu falar de uma menininha careca com poderes e de um mundo invertido com criaturas assustadoras, só pode ter vivido em outro planeta desde 2016! Uma das séries de maior sucesso dos últimos anos, Stranger Things expandiu seu universo com duas obras literárias: Raízes do mal, sobre a mãe de Eleven, e Cidade nas trevas, sobre o passado de Hopper.

  

16. Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer

Um clássico da Intrínseca, Crepúsculo dispensa apresentações. O romance entre uma humana e um vampiro conquistou os leitores e se tornou um marco da cultura pop.

 

17. Sol da meia-noite, de Stephenie Meyer

Passamos muito tempo de 2020 embalados pelo #tbt, e parece que Stephenie Meyer pressentiu isso. Depois de revermos fotos de quando podíamos nos aglomerar sem riscos à saúde (saudades), a autora alimentou nossa nostalgia e anunciou o lançamento de Sol da meia-noite, a história de Edward e Bella pelo olhar do vampiro.

Comentários

Uma resposta para “17 dicas de YA’s para 17 anos de Intrínseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *