Listas

Cinco vezes que o papa foi pop

16 / novembro / 2020

(AP/Alessandra Tarantino)

O Papa Francisco tem revolucionado de muitas formas o Vaticano e os rumos da Igreja Católica desde que foi eleito em 2013. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o papa argentino frequentemente estampa manchetes dos jornais ao se posicionar contra a injustiça e o preconceito em suas missas e mensagens.

Fizemos então uma lista de cinco vezes em que o Papa foi muito pop e suas declarações ganharam o mundo:

 

Quando nomeou mulheres para cargos no Vaticano

O Papa Francisco surpreendeu o mundo quando, em agosto de 2020, nomeou seis mulheres para supervisionar as finanças do Vaticano. Até aquele momento, o Conselho Econômico era composto apenas por homens.

Além das representantes que passaram a ocupar os cargos de vice-ministra de Relações Internacionais, diretora dos Museus do Vaticano e vice-diretora de Imprensa, Francisco ainda indicou quatro mulheres como conselheiras do Sínodo dos Bispos, assembleia que prepara as reuniões mais importantes da Igreja Católica.

Essas nomeações representam o passo mais significativo do Papa para cumprir a promessa de colocar as mulheres em cargos de chefia no país.

 

Quando pediu a legalização da união civil entre pessoas do mesmo gênero

Em uma de suas declarações mais recentes, Papa Francisco defendeu a aprovação de leis para a união civil homoafetiva dizendo que “as pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família”.

“Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso”, diz ele no documentário Francesco. “O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma, elas são legalmente contempladas. Eu defendi isso.”

A fala é uma declaração histórica e uma clara mudança de perspectiva de seus antecessores e até mesmo de suas antigas declarações.

 

“Até que o divórcio os separe…”

Mas Francisco sabe que não é só o amor que sustenta um casamento. O pontífice já declarou que o divórcio pode ser “moralmente necessário” quando acontece para proteger o cônjuge ou crianças pequenas.

“Às vezes, a separação pode até ser moralmente necessária quando queremos proteger o cônjuge mais fraco ou os filhos mais novos das feridas causadas pela prepotência, pela violência, pela humilhação, pela estranheza e pela indiferença.”

Em sua declaração, o Papa afirmou ter consciência de que a situação contradiz o sacramento cristão, mas apelou para que os católicos divorciados também sejam acolhidos pela instituição: “A Igreja não tem as portas fechadas para ninguém.”

 

“Fofoca é uma peste pior que a COVID”

Grande entusiasta da internet, Francisco já se posicionou algumas vezes contra a fofoca e o ódio nas redes sociais. Em uma de suas mensagens em setembro deste ano, o Papa voltou a pedir aos fiéis que se esforcem para não fofocar e comparou o pecado à Covid-19.

“O diabo é a grande fofoca. Ele sempre está dizendo coisas ruins dos outros porque ele é o mentiroso que quer dividir a Igreja. (…) Se algo dá errado, ofereça seu silêncio e suas orações ao irmão ou à irmã que cometeu um erro”, disse o pontífice.

 

O papa é rock!

Em 2015, o Papa anunciou o lançamento do seu primeiro disco de rock: Wake Up!

Com aval do Vaticano, o álbum conta com arranjos dos músicos Don Giulio Neroni, sacerdote que já fez produções musicais com os papas Bento XVI e João Paulo II, e Tony Pagliuca, ex-integrante da banda de rock progressivo Le Orme.

Wake Up! tem 11 faixas que falam de temas como paz, dignidade e ajuda aos mais necessitados, incluindo trechos de discursos do Papa em inglês, português, italiano e espanhol. Se você ficou curioso, pode conferir o álbum completo na Apple Music, iTunes, Spotify e Deezer.

Em Vamos sonhar juntos, Francisco compartilha suas reflexões sobre a pandemia e nos apresenta um projeto inspirador para construirmos um mundo melhor para toda a humanidade, colocando os pobres, as comunidades marginalizadas e o planeta em primeiro lugar.

Tags , , .

Saiba mais sobre os livros

Leia mais Listas

Intrínseca publicará livro com reflexões do Papa Francisco sobre mundo em pandemia

Intrínseca publicará livro com reflexões do Papa Francisco sobre mundo em pandemia

Viva a ciência: dicas de livros para quem gosta de saber mais

Viva a ciência: dicas de livros para quem gosta de saber mais

10 doramas na Netflix com personagens sonhadores como a protagonista de Shine, de Jessica Jung

10 doramas na Netflix com personagens sonhadores como a protagonista de Shine, de Jessica Jung

Filmes para matar as saudades do elenco de Stranger Things

Filmes para matar as saudades do elenco de Stranger Things

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *