Notícias

Ministro do Supremo Luís Roberto Barroso lança olhar sobre o Brasil e o mundo no próximo livro do selo História Real

20 / outubro / 2020

Conhecido por sua atuação corajosa, lúcida e comprometida com o interesse público como Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso é um estudioso das grandes questões da vida brasileira e mundial.

Em Sem data venia: um olhar sobre o Brasil e o mundo, Barroso escreve pela primeira vez para um público amplo, não acadêmico, sobre nossos problemas mais candentes: a desigualdade, a polarização político-ideológica, a perda de representatividade dos partidos, os desafios na preservação do meio ambiente e na educação, o racismo estrutural e as ameaças à liberdade de expressão.

Luís Roberto Barroso aborda estas questões sob uma perspectiva própria, fundamentada em evidências e de amplo horizonte, sem escamotear a gravidade dos problemas ou a urgência de os enfrentarmos. Mas também enfatiza o quanto avançamos nas últimas décadas e afirma que somos, sim, capazes de encontrar o caminho para uma sociedade justa, próspera e moderna. Nas palavras dele,

“o Brasil vive um momento de refundação. Há uma velha ordem sendo empurrada para a margem da história e uma nova ordem chegando como luz ao final da madrugada. Não me refiro a governos, sejam eles quais forem, mas à cidadania e suas novas atitudes. O dia começa a nascer quando a noite é mais profunda. A claridade, porém, não é imediata. A elevação da ética pública e da ética privada no Brasil é trabalho para mais de uma geração. A notícia boa é que já começou”.

A obra, que já está em pré-venda, chega às livrarias a partir do dia 7 de dezembro e é a terceira publicação do História Real, selo de não ficção da Intrínseca dedicado aos grandes debates nacionais. Editado por Roberto Feith, o selo também conta com os títulos Liberdade igual e O caminho do centro, ambos já disponíveis.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “Ministro do Supremo Luís Roberto Barroso lança olhar sobre o Brasil e o mundo no próximo livro do selo História Real

  1. Estou ansioso para ler esse livro, muito me interessa a sua visão com base em evidências do racismo estrutural. Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *