Notícias

China X Estados Unidos: qual é o impacto das tensões entre os dois países na nossa vida?

3 / setembro / 2020

Diariamente nos deparamos com manchetes cada vez mais alarmantes sobre as tensões entre China e Estados Unidos, as duas superpotências do século XXI. São ameaças, sanções, acusações de espionagem, ataques cibernéticos, conflitos comerciais e diversos outros tipos de disputa que têm em comum um único objetivo: garantir a hegemonia e a influência sobre todas as outras nações do mundo, incluindo uma sobre a outra.

Mas o que todas essas notícias significam? Qual é a diferença entre ter a China ou os Estados Unidos como líder global? Será que, mais cedo ou mais tarde, essas pequenas disputas levarão a uma guerra?

Ao observar esse quadro, o professor de Harvard Graham Allison notou um padrão histórico perigoso que remonta à Grécia Antiga: a Armadilha de Tucídides.

Estátua do historiador grego Tucídides em frente ao Parlamento austríaco em Viena

Cunhada pelo historiador que dá nome à expressão, ela explica o clima tenso que tomou conta da Europa na época da Guerra do Peloponeso, quando “a ascensão de Atenas e o consequente temor instilado em Esparta tornaram a guerra inevitável”. Desde então, a armadilha descrita por Tucídides passou a designar o momento em que uma potência em ascensão ameaça tomar o lugar do poder dominante. Graham e sua equipe de pesquisa notaram que tais condições ocorreram 16 vezes ao longo dos últimos cinco séculos ― e em 12 delas uma guerra eclodiu.

No livro A caminho da guerra, que chega às livrarias em setembro, o autor e professor que já atuou como conselheiro do Departamento de Defesa nos governos Reagan, Clinton e Obama alia história aos fatos atuais para explicar como esse mecanismo se encaixa no que estamos vivendo. Ele analisa o impacto do crescimento da China sobre os Estados Unidos e sobre a ordem mundial, esmiuçando as difíceis medidas que poderiam ser adotadas a fim de impedir um desastre de magnitude planetária.

Leitura indispensável para quem gosta de relações internacionais e história, A caminho da guerra também é uma ótima dica para aqueles que buscam entender a magnitude da disputa China X Estados Unidos e refletir sobre os efeitos dela no nosso país. 

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Leia mais Notícias

Em novo livro, Thomas Piketty discute como a ideologia promove a desigualdade social

Em novo livro, Thomas Piketty discute como a ideologia promove a desigualdade social

Os rostos de um confronto

Os rostos de um confronto

Os livros que você precisa conhecer na Bienal

Os livros que você precisa conhecer na Bienal

Novo livro de Veronica Roth, autora de “Divergente”, chega às livrarias em agosto

Novo livro de Veronica Roth, autora de “Divergente”, chega às livrarias em agosto

Comentários

2 Respostas para “China X Estados Unidos: qual é o impacto das tensões entre os dois países na nossa vida?

  1. Gostaria de saber se o livro e traduzido em Português ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *