Notícias

China X Estados Unidos: qual é o impacto das tensões entre os dois países na nossa vida?

3 / setembro / 2020

Diariamente nos deparamos com manchetes cada vez mais alarmantes sobre as tensões entre China e Estados Unidos, as duas superpotências do século XXI. São ameaças, sanções, acusações de espionagem, ataques cibernéticos, conflitos comerciais e diversos outros tipos de disputa que têm em comum um único objetivo: garantir a hegemonia e a influência sobre todas as outras nações do mundo, incluindo uma sobre a outra.

Mas o que todas essas notícias significam? Qual é a diferença entre ter a China ou os Estados Unidos como líder global? Será que, mais cedo ou mais tarde, essas pequenas disputas levarão a uma guerra?

Ao observar esse quadro, o professor de Harvard Graham Allison notou um padrão histórico perigoso que remonta à Grécia Antiga: a Armadilha de Tucídides.

Estátua do historiador grego Tucídides em frente ao Parlamento austríaco em Viena

Cunhada pelo historiador que dá nome à expressão, ela explica o clima tenso que tomou conta da Europa na época da Guerra do Peloponeso, quando “a ascensão de Atenas e o consequente temor instilado em Esparta tornaram a guerra inevitável”. Desde então, a armadilha descrita por Tucídides passou a designar o momento em que uma potência em ascensão ameaça tomar o lugar do poder dominante. Graham e sua equipe de pesquisa notaram que tais condições ocorreram 16 vezes ao longo dos últimos cinco séculos ― e em 12 delas uma guerra eclodiu.

No livro A caminho da guerra, que chega às livrarias em setembro, o autor e professor que já atuou como conselheiro do Departamento de Defesa nos governos Reagan, Clinton e Obama alia história aos fatos atuais para explicar como esse mecanismo se encaixa no que estamos vivendo. Ele analisa o impacto do crescimento da China sobre os Estados Unidos e sobre a ordem mundial, esmiuçando as difíceis medidas que poderiam ser adotadas a fim de impedir um desastre de magnitude planetária.

Leitura indispensável para quem gosta de relações internacionais e história, A caminho da guerra também é uma ótima dica para aqueles que buscam entender a magnitude da disputa China X Estados Unidos e refletir sobre os efeitos dela no nosso país. 

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

2 Respostas para “China X Estados Unidos: qual é o impacto das tensões entre os dois países na nossa vida?

  1. Gostaria de saber se o livro e traduzido em Português ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *