Notícias

Refletindo sobre a formação da identidade racial, novo livro de Brit Bennett chega ao Brasil pela Intrínseca

24 / julho / 2020

Brit Bennett, autora de As mães, retorna com sua aguardada nova obra, The Vanishing Half, ainda sem título em português.

O livro narra a saga de duas irmãs, cujas vidas seguem caminhos opostos. Em uma pequena cidade no interior do estado americano de  Louisiana, nos anos 1950, a população é inteiramente negra de pele clara. Não clara o suficiente para serem aceitos pelos brancos e não retinta o suficiente para serem vistos com bons olhos por negros de pele escura.

Ainda adolescentes, as irmãs gêmeas Desirre e Stella fogem da cidade e logo se separam. Anos mais tarde, uma delas vai morar com a filha na cidade da qual um dia tentou escapar. A outra secretamente se passa por branca com um marido que não sabe nada sobre seu passado.

Atravessando décadas, gerações e um emaranhado de mentiras, a vida das irmãs vai se cruzar novamente em uma história sobre colorismo, formação da identidade racial, intolerância e as consequências imprevisíveis de nossas escolhas.

Britt Bennett comentou em entrevista à Vulture que se interessou pelo tema da passabilidade — capacidade de uma pessoa ser considerada membro de um grupo ou categoria identitária diferente da sua —, pois isso expõe, ao mesmo tempo, a fragilidade e a força dos artifícios racistas.

“Por um lado, se você consegue performar a branquitude, então o que significa ser branco? Se consegue se mover entre essas categorias porque decidiu, o que realmente significa ter um sistema construído para fortalecê-las? Por outro lado, os personagens que possuem a passabilidade costumam reforçar as hierarquias que eles potencialmente desestabilizariam. A tensão nas histórias sobre passabilidade é entre a ideia de desestabilizar a raça e reafirmá-la ao mesmo tempo.”

Best-seller do The New York Times e considerado um dos livros mais aguardados do ano de acordo com a Oprah Magazine, The Vanishing Half chega ao Brasil pela Intrínseca, ainda sem data de lançamento confirmada. 

 

Primeiro livro da autora, As mães, lançado em 2017 

 

Tags , , , .

Leia mais Notícias

Leia um trecho de Com amor, Creekwood, de Becky Albertalli

Leia um trecho de Com amor, Creekwood, de Becky Albertalli

Malorie, sequência de Caixa de pássaros, ganhará filme da Netflix

Malorie, sequência de Caixa de pássaros, ganhará filme da Netflix

Confira a data de lançamento e a capa do último volume de As provações de Apolo

Confira a data de lançamento e a capa do último volume de As provações de Apolo

O amor segundo Buenos Aires, de Fernando Scheller, vai virar série da HBO

O amor segundo Buenos Aires, de Fernando Scheller, vai virar série da HBO

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *