Notícias

Refletindo sobre a formação da identidade racial, novo livro de Brit Bennett chega ao Brasil pela Intrínseca

24 / julho / 2020

Brit Bennett, autora de As mães, retorna com sua aguardada nova obra, The Vanishing Half, ainda sem título em português.

O livro narra a saga de duas irmãs, cujas vidas seguem caminhos opostos. Em uma pequena cidade no interior do estado americano de  Louisiana, nos anos 1950, a população é inteiramente negra de pele clara. Não clara o suficiente para serem aceitos pelos brancos e não retinta o suficiente para serem vistos com bons olhos por negros de pele escura.

Ainda adolescentes, as irmãs gêmeas Desirre e Stella fogem da cidade e logo se separam. Anos mais tarde, uma delas vai morar com a filha na cidade da qual um dia tentou escapar. A outra secretamente se passa por branca com um marido que não sabe nada sobre seu passado.

Atravessando décadas, gerações e um emaranhado de mentiras, a vida das irmãs vai se cruzar novamente em uma história sobre colorismo, formação da identidade racial, intolerância e as consequências imprevisíveis de nossas escolhas.

Britt Bennett comentou em entrevista à Vulture que se interessou pelo tema da passabilidade — capacidade de uma pessoa ser considerada membro de um grupo ou categoria identitária diferente da sua —, pois isso expõe, ao mesmo tempo, a fragilidade e a força dos artifícios racistas.

“Por um lado, se você consegue performar a branquitude, então o que significa ser branco? Se consegue se mover entre essas categorias porque decidiu, o que realmente significa ter um sistema construído para fortalecê-las? Por outro lado, os personagens que possuem a passabilidade costumam reforçar as hierarquias que eles potencialmente desestabilizariam. A tensão nas histórias sobre passabilidade é entre a ideia de desestabilizar a raça e reafirmá-la ao mesmo tempo.”

Best-seller do The New York Times e considerado um dos livros mais aguardados do ano de acordo com a Oprah Magazine, The Vanishing Half chega ao Brasil pela Intrínseca, ainda sem data de lançamento confirmada. 

 

Primeiro livro da autora, As mães, lançado em 2017 

 

Tags , , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *