Listas

Referências da cultura pop inspiradas por The Outsiders

5 / junho / 2020

Quando S. E. Hinton escreveu The Outsiders: Vidas sem rumo na década de 1960, nem se passava pela cabeça das pessoas que os adolescentes ansiavam por histórias complexas e com as quais pudessem se identificar. Na escola, os jovens eram obrigados a ler livros clássicos e importantes, mas que não falavam diretamente com eles.

Apesar de as histórias de formação existirem na literatura desde meados do século XVIII, percebe-se que, ao retratar a rivalidade entre os Greasers, um grupo de garotos da classe baixa, e os Socs, adolescentes ricos, Hinton conseguiu criar um novo modelo de narrativa jovem, que teve papel fundamental no surgimento de diversas produções artísticas muito populares nos dias de hoje.

Para celebrar essa história atemporal e que acaba de ganhar uma edição de luxo linda e recheada de conteúdos extras, fizemos uma lista de marcos da cultura pop que foram influenciadas pela gangue de Ponyboy Curtis. Confira:

 

Clube dos Cinco

Esse clássico do John Hughes é referência para muita gente. Stranger Things, Sex Education, I’m Not Okay With This e várias outras produções da Netflix fazem homenagens abertamente ao filme.

O que talvez seja uma surpresa é que grande parte dos elementos que fizeram tanto sucesso em Clube dos Cinco, especialmente a tensão entre os diferentes personagens do filme, foram influenciados por The Outsiders. Além disso, um dos atores do longa – Emilio Estevez – também está na adaptação cinematográfica da obra de Hinton, dirigida por ninguém menos do que Francis Ford Coppola, em 1983.

 

Grease + High School Musical

Se The Outsiders apresentou os Greasers aos leitores, o musical Grease levou a estética dessa subcultura para outros níveis.

Com muita brilhantina no cabelo e jaquetas de couro, os membros da gangue chamada T-Birds estão constantemente arrumando confusão na escola. Quando Danny (John Travolta) se apaixona por Sandy (Olivia Newton-John), que faz parte do grupo rival conhecido como Pink Ladies, o relacionamento dos dois é colocado à prova.

O filme, lançado em 1978, foi um sucesso avassalador, e vimos algo parecido acontecer com High School Musical (2006), que também se utiliza da enorme tensão nos corredores escolares para falar sobre amores proibidos e diferenças sociais. Só que, ao contrário de The Outsiders, nesses dois casos a abordagem é bem mais leve e repleta de números musicais. 

 

Sociedade dos Poetas Mortos

Se The Outsiders foca nas dificuldades de ser um jovem Greaser, Sociedade dos Poetas Mortos mostra que a vida também pode não ser tão fácil para um Soc.

Lançado em 1989, a trama acompanha o dia a dia de um grupo de alunos de uma escola preparatória de elite e suas descobertas e vivências com a chegada do novo e professor de inglês, interpretado por Robin Williams. Ao serem incentivados a viver intensamente o lema carpe diem — que significa “aproveite o dia” ou “curta o momento” —, os jovens começam lentamente a se rebelar contra as regras rígidas da escola e a agir segundo as próprias regras.

Isso gera muitos confrontos com a direção da escola e, é claro, muitas brigas com os pais, que já tinham todo o futuro dos meninos planejado. Sociedade dos Poetas Mortos é um filme sobre jovens que, mesmo oriundos de famílias ricas, decidiram se rebelar contra o sistema e viver a vida ao lado de seus amigos.

Assim como a gangue de Ponnyboy Curtis em The Outsiders, os jovens que fazem parte da Sociedade dos Poetas Mortos têm energia demais, emoção demais, e nenhuma válvula de escape.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “Referências da cultura pop inspiradas por The Outsiders

  1. Esqueceram do clássico filme the Outsiders – vidas sem rumo de 1983, com Matt Dillon, Patrick Swayze, Ralph Macchio, Tom Cruise e Emílio Estevez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *