Listas

O que esperar da adaptação de Território Lovecraft?

30 / junho / 2020

Uma das séries mais aguardadas do ano, Lovecraft Country, a adaptação televisiva de Território Lovecraft, de Matt Ruff, estreia em agosto na HBO, e nós já estamos animados para reencontrar Atticus e sua família! Por isso, fizemos uma lista com cinco motivos para você também ficar ansioso por essa adaptação:

 

A história explora o terror dos EUA segregados

Por quase 100 anos, as famigeradas leis de Jim Crow formalizaram a segregação racial nos estados do sul dos EUA. Durante esse período, existiam áreas separadas para negros em todos os lugares, incluindo escolas, assentos de ônibus e até bebedouros. Em algumas cidades, os brancos tinham permissão para apedrejar negros que andassem na rua após o pôr do sol.

Foi nesse cenário que viveu H. P. Lovecraft, escritor considerado um dos mestres do horror norte-americano e que, ao longo dos anos, ficou conhecido por algumas de suas características literárias: os seres viscosos e tentaculares, o apreço por palavras rebuscadas e o racismo. O preconceito invadia suas histórias, explicitamente ou nas entrelinhas.

Livremente inspirado nesses fatos históricos, Matt Ruff criou Território Lovecraft, um horror cósmico com protagonistas negros. Na história, Atticus e sua família precisarão driblar não só criaturas sobrenaturais pela região sul dos EUA, como também os terrores da época da segregação.

 

O livro foi originalmente pensado para ser uma série de TV

Os escritórios e estúdios de Hollywood recebem centenas de novos roteiros e propostas todos os meses e, infelizmente, nem sempre os melhores ganham um sinal verde para sua produção. Foi o caso de Território Lovecraft. A história, apresentada por Matt Ruff originalmente em 2007 para a Fox Studios, acabou não indo para a frente. A ideia era fazer uma série aos moldes de Arquivo X, na qual cada episódio seria uma miniaventura de um dos personagens, sempre às voltas com horrores sobrenaturais e inimigos reais, como a Ku Klux Klan.

Depois da recusa, o autor ficou imaginando como poderia transformar o projeto da série em um romance sem abrir mão da estrutura original, dos pequenos casos individuais que, juntos, construiriam um arco narrativo maior. Seu desejo era que, assim como os espectadores das melhores séries de TV, seus leitores “maratonassem” as histórias.

Assim nasceu Território Lovecraft. Publicado no Brasil em janeiro de 2020 pelo intrínsecos, o clube do livro da Intrínseca, o livro chegou às livrarias em março do mesmo ano. E, agora, finalmente ganhará uma adaptação para o formato em que foi originalmente pensado.

 

Cada episódio é uma história diferente

Por muitos anos, grande parte das séries de TV seguia o esquema de episódios procedurais, ou o bom e velho “caso da semana”. Nada melhor do que relaxar no sofá e ver um episódio de forma descompromissada, certo?

Essa é uma das peculiaridades que tornam Território Lovecraft tão especial. A cada capítulo do livro, o foco vai para um protagonista diferente, mas todas as tramas convergem para um único final. Com aventuras que vão desde perseguições de carro a viagens interplanetárias, passando ainda por casas mal-assombradas, o livro amarra todas essas tramas de forma magistral em seu último capítulo e promete explorar tudo o que os fãs de ficção científica gostam — e muito mais.

 

O elenco e a equipe

A série da HBO conta ainda com um elenco estelar com nomes como Jonathan Majors (Destacamento Blood), Jurnee Smollett-Bell (Aves de Rapina), Michael Kenneth Williams (Olhos que Condenam) e Aunjanue Ellis (Histórias Cruzadas) e é produzida por J. J. Abrams, responsável por grandes histórias fantásticas como Cloverfield: Monstro, LOST e Westworld, e Jordan Peele, consagrado diretor que tem chamado a atenção de Hollywood ao revitalizar e ressignificar o gênero terror em filmes como Corra! e Nós.

 

Confira os trailers

Se depois de tudo isso você ainda está em dúvida, a HBO já liberou teasers e trailers da série que com certeza vão te conquistar:

Lovecraft Country estreia em 16 de agosto na HBO e o livro já está disponível em formato físico e e-book.

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *