Listas

Dez livros que contam histórias da Segunda Guerra Mundial

5 / junho / 2020

Em 6 de junho de 1944, o desembarque de mais de 150 mil soldados das tropas aliadas nas praias da Normandia, no noroeste da França, foi o golpe crucial no regime nazista, marcando o começo de sua derrocada.

No aniversário do Dia D, o Dia da Decisão, indicamos algumas obras que revivem os difíceis anos de um dos períodos mais conturbados da humanidade, cujas histórias ainda nos emocionam e nos chocam.

 

A menina que roubava livros

Em meio a uma Alemanha assolada pelo nazismo, uma menina recorre à literatura para contornar o medo e a solidão. Estamos falando de A menina que roubava livros, história que já comoveu milhares de leitores mundo afora.

Narrada pela morte, a trama acompanha Liesel, uma menina que é adotada por um casal de um bairro alemão pobre. Em um tempo em que livros são queimados, a menina aprende a ler e escrever com o pai, furtando um exemplar sempre que possível ou fazendo visitas à biblioteca do prefeito da cidade.

 

Os últimos dias de nossos pais

Após a frustração de ter tido o Exército britânico encurralado em Dunquerque, Winston Churchill tem uma ideia capaz de mudar o curso da guerra: criar uma nova seção do serviço secreto britânico, a SOE (Executiva de Operações Especiais), responsável por conduzir ações de sabotagem e se infiltrar nas linhas inimigas ― algo jamais feito na história.

No livro Os últimos dias de nossos pais, o autor suíço Joël Dicker aborda a criação da SOE e mostra como um serviço composto em sua maioria por amadores tornou-se uma das peças-chave da Segunda Guerra Mundial.

 

Toda luz que não podemos ver

Vencedor do Pulitzer, Toda luz que não podemos ver é uma leitura comovente sobre o que há além do mundo visível em meio aos horrores da guerra.

Na obra, Marie-Laure é uma menina cega cujo pai trabalha no Museu de História Natural. Quando os nazistas ocupam Paris, os dois fogem e levam consigo um dos maiores tesouros do museu. O que eles não imaginam é que seu caminho vai se cruzar com o de Werner, um órfão especializado em aparelhos de rádio, forçado a trabalhar para os nazistas.

 

Mulheres sem nome

Mulheres sem nome é um livro que aborda a perspectiva das mulheres em uma guerra cujo protagonismo é historicamente masculino.

A trama dá voz a três protagonistas femininas em diferentes lugares do mundo enquanto a Segunda Guerra eclodia. A socialite Caroline Ferraday está em Nova York quando Hitler invade a Polônia, em 1939, enquanto a jovem Kasia Kuzmerick se envolve cada vez mais com o movimento de resistência polonês. Levada ao campo de concentração feminino de Ravensbrück, Kasia conhece a médica alemã Herta Oberheuser, responsável por exercer uma medicina terrivelmente controversa nas prisioneiras.

 

Caçadores de nazistas

Após a queda de Hitler, 24 pessoas envolvidas nos crimes do Holocausto foram julgadas e condenadas às custas de muito esforço. Contudo, algumas delas conseguiram fugir da Alemanha e tentaram recomeçar a vida em outros países, principalmente na América.

Foi aí que os caçadores de nazistas entraram em ação e passaram a procurar por rastros desses fugitivos em todas as partes do mundo. A história de como suas investigações levaram à captura de alguns desses criminosos e de como foi essa caçada é contada em detalhes no livro Caçadores de nazistas.

 

O desaparecimento de Josef Mengele

O médico Josef Mengele realizou experimentos macabros em vários prisioneiros do campo de concentração Auschwitz. Por seu sadismo, ficaria conhecido na história como Anjo da Morte e escapou dos tribunais fugindo para a América do Sul após a queda de Hitler.

Em O desaparecimento de Josef Mengele, o jornalista francês Oliver Guez reconstrói os passos de Mengele, mesclando realidade e ficção para narrar sua vida na Argentina, no Paraguai e no Brasil.

 

No jardim das feras

Foto: @anaseerig

Uma das obras mais incríveis de Erick Larson, o mestre da narrativa de não ficção, No jardim das feras reconstitui a ascensão de Hitler sob a perspectiva singular do então embaixador norte-americano em Berlim e de sua filha — uma jovem divorciada que se envolve com homens importantes do Terceiro Reich, como o primeiro chefe da Gestapo, Rudolf Diels.

Uma leitura arrebatadora e que ajuda a entender por que o mundo só foi se dar conta da grave ameaça representada por Hitler quando o horror da guerra já era inevitável.

 

Inferno

Resultado de 35 anos de pesquisa, o livro Inferno: o mundo em guerra 1939-1945 traça um painel completo da Segunda Guerra Mundial em todas as linhas de frente, com enfoque na experiência humana.

Em volume único, Max Hastings entrelaça pesquisas com o testemunho de pessoas comuns e compõe uma narrativa capaz de revelar como foi viver, lutar e morrer em um mundo em conflito.

 

Tempo de luz

Lee Miller fez história ao ser a primeira mulher correspondente de guerra para a revista Vogue. É de sua autoria uma enorme quantidade de fotos icônicas da Segunda Guerra Mundial, com destaque para aquela em que a própria posa dentro da banheira de Hitler, minutos depois de o Führer fugir de Munique.

Entrelaçando as memórias da artista, da sua chegada a Paris, seu romance com Man Ray e o período da guerra, Tempo de luz é uma ficcionalização brilhante deste período conturbado.

 

O navio das noivas

Embora não seja ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, O navio das noivas narra um episódio intimamente ligado às consequências do conflito.

No romance inspirado na história real vivida pela avó de Jojo Moyes, quatro mulheres deixam a Austrália em um porta-aviões com destino à Inglaterra, onde devem encontrar os soldados com quem se casaram durante o conflito. Ao lado de outras noivas, armas, aeronaves e oficiais da Marinha, elas enfrentarão desafios nessa viagem que mudarão para sempre suas vidas.

 

Bônus

A culpa é das estrelas

Quem já leu ou assistiu a A culpa é das estrelas com certeza se lembra da visita que Hazel e Augustus fazem à Casa de Anne Frank. Em homenagem a essa passagem tão emocionante, fizemos um post sobre uma visita ao local que serve de memória e reflexão sobre os horrores do período.

Comentários

2 Respostas para “Dez livros que contam histórias da Segunda Guerra Mundial

  1. Nenhum livro nenhuma narrativa, nenhum discurso ou tal que seja, sob qualquer aspecto, poderá apresentar o sofrimento de todas as Nações e Países, bem como seus respectivos Povos, o que terá sido a dor e o sofrimento de qualquer conflito experimentado em tal nível, entre as Duas Grandes Mundiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *