Listas

Grandes sustos dos filmes de terror

9 / abril / 2020

Existem vários tipos de filme de terror: os com monstros, os com assassinos (humanos ou sobrenaturais), os em que o suspense faz a gente roer as unhas e o que pode ter todas as opções anteriores e ainda adicionar toneladas de jump scares.

Para quem não sabe, jump scare é o termo dado a todas as cenas que te fazem pular da cadeira enquanto assiste a um filme — seja com uma aparição súbita ou, pior ainda, com uma ação rápida e, muitas vezes, fatal. Alguns dos fãs mais fervorosos do gênero podem ser contra o uso exagerado do recurso, e os espectadores mais atentos podem até prever algumas cenas antes de acontecerem, mas ninguém nunca está 100% preparado para o que vai acontecer.

Então confira uma seleção com algumas das melhores cenas de jump scare na ficção e lembre-se: quando estiver silencioso ou calmo demais, se prepara, que lá vem susto!

ATENÇÃO:
Essa lista contém spoilers de todos os filmes citados. Leia por sua conta e risco.

 

Sexta-feira 13 (1980)

Nada representa melhor a essência de um jump scare do que essa clássica cena do primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13.

Depois de viver o inferno na Terra, a protagonista Alice finalmente está se recuperando de tudo o que aconteceu, desfrutando de um momento de paz numa canoa no meio de um lago. A polícia chega ao local, e a trilha sonora calma nos dá a sensação de que o pesadelo finalmente chegou ao fim. Só que não.

Aquele era apenas o começo da história do temível Jason, personagem que rapidamente conquistou o imaginário popular e é lembrado até hoje como um dos maiores vilões dos filmes de terror.

 

O Exorcista III (1990)

Sim, O Exorcista tem algumas continuações e, ao contrário do original, elas são repletas de cenas rápidas feitas para assustar. Uma das mais horripilantes está no terceiro filme, quando uma enfermeira faz uma ronda de rotina no hospital psiquiátrico em que trabalha. A cena é longa o suficiente para o espectador realmente relaxar, até que…

Tão rápido e tão cruel.

 

A entidade (2012)

Pouco tempo depois de se mudar com a família, um escritor encontra antigos rolos de filmes no sótão da nova casa e resolve investigar. Este é um dos primeiros filmes que ele encontra.

Não preciso nem dizer que se fosse ele pararia ali mesmo, né? Mas aí não teria filme nenhum.

 

Sobrenatural (2010)

Do mesmo diretor de A Invocação do Mal, Sobrenatural segue a fórmula de quanto mais sustos, melhor. E a cena em que o Demônio aparece atrás do protagonista é uma das que mais nos pega desprevenidos, pela aleatoriedade da coisa.

 

Corrente do mal (2014)

Imagine uma maldição dessas clássicas de filme de terror. Agora imagine que ela é sexualmente transmissível. Essa é a trama de Corrente do mal, filme em que espíritos malignos perseguem incansavelmente todos os amaldiçoados até que eles morram.

A vítima tem algumas opções para se livrar disso: passar a maldição para outra pessoa tendo relações sexuais com ela ou morrer. Morrer encerra o ciclo? Não. Mas faz com que voltem a perseguir o hospedeiro anterior. Um horror.

A cena a seguir é o “respiro” de uma grande perseguição, quando a personagem finalmente parece estar em segurança. Só parece.

Essa é uma daquelas tramas que vão te deixar paranoico por dias. DIAS!!!

 

EXTRA: Jogos da franquia Five Nights at Freddy’s

Além dos filmes, os jump scares também são bastante usados em jogos de terror e suspense, e uma das franquias mais famosas por utilizar esse recurso foi Five Nights at Freddy’s.

Na história do primeiro jogo, você encarna o papel de segurança da Freddy’s, uma pizzaria inspirada na famosa Chuck E. Cheese, e tem como missão sobreviver a cinco noites sem ser morto pelos terríveis animatrônicos do local.

O game viralizou na internet com as mais divertidas reações dos jogadores e também inspirou uma trilogia de livros.

 

Sabemos que faltam MUITAS cenas nessa lista, mas queremos saber a opinião de vocês: qual foi a cena de filme de terror que te fez pular no sofá?

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “Grandes sustos dos filmes de terror

  1. Falando em jump scaries em jogos de terror, um dia jogando Silent Hill 3 no ps2 havia um pedaço tinha uma parte que dava susto, só que eu estava lendo o detonado e ele contou essa parte. Perdeu o suspense da cena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *