Listas

Dicas de livros para todo tipo de mãe

30 / abril / 2020

Seja lendo histórias na hora de dormir ou nos incentivando a pegar um livro em vez de assistir a uma série, muitas vezes são nossas mães que nos apresentam o mundo da leitura. 

Por isso, nada melhor do que presentear a sua com uma boa história, não é? Separamos dicas de livros para todo tipo de mãe. Romances, biografias, ficções históricas, divulgação científica e mais! Confira:

 

Mães românticas

Se sua mãe não resiste a uma história de amor, Teto para dois é uma ótima pedida para aquecer o coração. O enredo acompanha Tiffy e Leon, dois desconhecidos que passam a dividir o apartamento, e até a mesma cama, mas sem se encontrar pessoalmente. O que poderia dar errado?

Para romances mais quentes, temos a trilogia Cinquenta tons de cinza, em que Christian Grey, um misterioso bilionário, se encanta por Anastasia Steele, uma jovem tímida e enigmática. Mas, se sua mãe já conhece essa história, pode apostar em Mister, em que Maxim Trevelyan, um conde mulherengo, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando Alessia surge em seu apartamento.

E como estamos falando de amor, não podemos esquecer Jojo Moyes. A autora da trilogia Como eu era antes de você sabe mexer com nosso coração — e dutos lacrimais — como ninguém. Ao falar de amizade, romance e maternidade, suas personagens nos inspiram profundamente, sobretudo na história de Um caminho para a liberdade, em que cinco mulheres lutam contra os poderosos da cidade por amor aos livros. 

 

Mães que amam ciência

Quem nunca olhou para as estrelas e se perguntou sobre os mistérios que existem lá fora? Se sua mãe é entusiasta dos segredos interestelares, vai adorar os livros de Stephen Hawking.

Em Uma breve história do tempo, O universo numa casca de noz, Buracos negros e Breves respostas para grandes questões, o gênio da física disseca as perguntas fundamentais que guiaram sua carreira e nos apresenta a ciência de forma simples e clara.

 

Mães sensíveis 

Sua mãe é daquelas com coração de manteiga e se emociona com tudo? Se sim, ela vai curtir estes livros com com trajetórias inspiradoras. 

Um lugar bem longe daqui acompanha a pequena Kya logo após a garota ser abandonada pela família. Crescendo sozinha no brejo que chama de lar, ela encontra refúgio na natureza e, depois, nos livros, que a consolam em meio a todas as dificuldades de sua vida.

O clássico contemporâneo A menina que roubava livros não cansa de arrebatar corações. Narrado pela própria morte e acompanhando a jovem Liesel na Alemanha nazista, a história emocionou milhões de leitores e até hoje é um dos favoritos do público. 

Impossível também não se emocionar com Auggie em Extraordinário. Ele é um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome rara, que tem como única consequência uma grave deformidade facial. Prestes a começar seu primeiro ano na escola, ele precisará enfrentar o preconceito dos colegas e descobrirá o que significa a amizade. 

 

Mães empreendedoras

Um olho em você e outro no e-mail do trabalho! Aqui vão algumas dicas para as mães que, além de cuidar da gente, também tomam conta dos negócios. 

Quando perdeu o emprego em sua primeira tentativa no mercado financeiro, Guilherme Benchimol não poderia imaginar que aquele seria o início da maior história de empreendedorismo do Brasil. Na raça acompanha a trajetória do fundador da XP, a empresa que mudou a vida financeira do brasileiro. 

Em Princípios, recebemos dicas diretamente de Ray Dalio, fundador da mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Desenvolvidos por ele ao longo de 40 anos, seus princípios de vida e de trabalho nortearam o caminho que o levou a se tornar um dos grandes investidores e empresários de nossa era.

Parece que nunca há tempo suficiente para realizar nossos projetos, não é? Foi pensando nisso que Jake Knapp, designer da Google Venture, criou o revolucionário Sprint, método que oferece um caminho estruturado para tirar suas ideias do papel e colocá-las em prática em apenas cinco dias. 

E se sua mãe vive reclamando que o dia poderia ter mais de 24 horas, Faça tempo propõe um esquema em quatro etapas para organizar seu tempo com sabedoria e focar no que realmente importa.

 

Mães Geek

Essas dicas são para as mães que adoram quadrinhos, ficção científica, heróis e tudo o que envolve o universo nerd! 

Black Hammer é uma das HQs mais amadas do catálogo da Intrínseca. A história acompanha um grupo de ex-super-heróis confinados em uma fazenda fora dos limites do tempo, até que uma chegada inesperada faz com que tenham a esperança de sair de lá. O quarto e último volume da série acaba de ser lançado.

Outro quadrinho querido por aqui é Oblivion Song, do criador de The Walking Dead, que acompanha a busca de Nathan Cole por sobreviventes em uma dimensão assombrada por criaturas ameaçadoras.

Se estiver no clima de investigar os limites da tecnologia, Recursão narra as trajetórias entrelaçadas do detetive Barry e da neurocientista Helena. Barry está investigando uma doença misteriosa que introduz memórias falsas na mente da população enquanto Helena trabalha em uma máquina para curar o Alzheimer. Mas o desejo de criar um bem para a humanidade pode se tornar o propulsor do caos, gerando disputas a nível globais.

Não poderíamos deixar de lado Neil Gaiman, um autor clássico do universo geek que explora mitologia e fantasia com um toque humano. Em sua obra mais conhecida, Deuses americanos¸ vemos a preparação para uma guerra entre divindades de diversas culturas. A vitória significa o poder de não ser esquecido. 

Para quem quer saber mais sobre os deuses da Mitologia Nórdica, a reunião de contos milenares sobre a origem do universo até o Ragnarok, apocalipse viking, é uma boa forma de começar. Conheça as obras de Neil Gaiman.

Outro clássico é Matadouro-cinco. A crítica ácida e bem-humorada ao militarismo e à cultura consumista norte-americana mistura ficção científica com a biografia do autor Kurt Vonnegut, que presenciou os bombardeios de Dresden, na Alemanha, enquanto era prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial. O livro tem uma edição especial em capa dura, assim como Café da manhã dos campeões, do mesmo autor. 

 

Mães misteriosas

Suspense, assassinato e sangue… As fãs de thrillers vão amar essas dicas!

O mistério de A última festa acompanha nove amigos que vão comemorar o réveillon em um casarão isolado. No dia 1o de janeiro, um deles está morto, e uma tempestade de neve impede que qualquer um entre ou saia da propriedade. Ou seja, o assassino está entre eles!

Em Pequenas grandes mentiras, três mães levam vidas aparentemente normais, mas cada uma delas esconde um segredo. Alternando entre presente e passado, a história investiga um terrível assassinato e a ligação das mulheres com o crime.

 

1793 é uma história sombria e perturbadora, ambientada na Suécia do século XVIII após o aparecimento de um corpo mutilado: ele não tem braços, pernas, olhos ou língua. Mickel Cardell e Cecil Winge são os responsáveis pelo caso e, juntos, precisarão mergulhar em um mundo brutal de ladrões, mercenários e aristocratas corrompidos para encontrar respostas.

Uma mãe e duas crianças pequenas durante o apocalipse. Essa é a premissa de Caixa de pássaros, que inspirou o filme da Netflix com Sandra Bullock. O mundo foi assolado por criaturas misteriosas que, se forem vistas, causam loucura e morte. Presos em casa há anos, Malorie e os filhos precisam atravessar um perigoso riacho de olhos vendados em busca de uma vida melhor. 

Pequenos incêndios por toda parte não narra assassinatos, mas o mistério vai te prender do início ao fim. Tudo começa com um incêndio na casa dos Richardson, uma das famílias mais importantes de Shaker Heights. A narrativa então volta no tempo e mostra que as primeiras faíscas surgiram há mais tempo do que se poderia imaginar. Nesse bairro em que tudo é perfeito, a chegada de uma nova moradora vai abalar as estruturas do local. A série inspirada no romance estrou em março na plataforma de streaming Hulu, estrelada por Reese Witherspoon e Kerry Washington.

 

Mães apaixonadas por história

Guerras, conflitos políticos e personagens históricos. Se sua mãe curte isso, vai adorar ler M, o filho do século, de Antonio Scurati. Vencedor do Prêmio Strega, o mais importante da literatura italiana, o livro baseia-se em uma vasta pesquisa documental para narrar a ascensão do regime fascista sob a perspectiva de Benito Mussolini, seus amigos, inimigos e amantes. 

A Coleção Ditadura, de Elio Gaspari, é uma boa pedida para explorar o período mais turbulento da história brasileira. Através de extensa pesquisa e acesso a documentos até então inéditos, o premiado jornalista examina com detalhes os períodos da ditadura militar em cinco volumes.

 

Mães que lutam por igualdade

As mães que batalham por justiça e igualdade social vão se interessar pela trama de Rede de sussurros, um thriller feminista na era do #MeToo que traz à tona os dilemas enfrentados por diversas mulheres tanto no mercado de trabalho quanto na vida privada.

Ardie, Sloan e Grace trabalham juntas há muitos anos. E há muitos anos o chefe delas, Ames, assedia as funcionárias. Todos sabem e não fazem nada. Quando o homem se torna um dos principais candidatos ao cargo de CEO, as amigas se veem impelidas a relatar os casos.

A atitude que ajudaria todas as mulheres da empresa expõe segredos escondidos há muito tempo, culminando em um acidente misterioso que torna todos suspeitos.


Para todo tipo de mãe

Em cinco anos nossa vida pode mudar bastante, mas, quando temos uma criança em casa, as transformações são ainda mais impactantes. Em Uma pergunta por dia para mães, é possível registrar as pequenas situações do cotidiano todos os dias, ao longo de cinco anos.

Ao responder todo ano a perguntas corriqueiras, como Do que seu filho/sua filha não gosta?, e outras mais complexas, como O que mudou na sua geração na maneira de criar os filhos?, é possível criar um livro de memórias único. 

 

E aí, de que tipo é sua mãe? Já encontrou o presente perfeito para ela? 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *